Dúvida interface gráfica e swing

Pessoal estou começando a programar em java agora e tenho algumas dúvidas em relação a interface gráfica, sendo um código que vou utilizar apenas uma vez no programa eu preciso criar uma classe para gerar a interface gráfica ou posso colocar todo o código no main mesmo? minha dúvida principal é na verdade se códigos que serão utilizados apenas uma vez são viáveis de serem colocados em classes? obrigado desde já, desculpa qualquer coisa…

Boa tarde meu caro iniciante
Vamos lá
Você tem que analisar algumas coisas antes de decidir sua resposta. Veja bem, se vai criar um código PARA TESTE, não vejo razão para criar outras classes. Mas veja bem que, quando for fazer um projeto um pouquinho maior, vai ter que usar outras classes. A pergunta então é: Por que não fazer usando outras classes?

Sempre que eu crio um projeto, crio uma classe Main, que instancia outra classe que eu chamo de Principal. Na minha classe principal eu faço o que eu preciso. Crio tela, faço teste, etc.

Mas para você que está iniciando em Java, sugiro ALTAMENTE e na verdade todos aqui no GUJ vão indicar em algum momento, que você migre para o JavaFX, uma vez que o Swing não é atualizado há muito tempo e a Oracle já anunciou o fim da era Swing.

Com o JavaFX, garanto que vai ser bem mais fácil trabalhar, pois migrei para essa plataforma e achei bem mais interessante.

Caso esteja interessado, esses são os requisitos:

  1. Uma IDE (IntelliJ, NetBeans, Eclipse, bloco de notas com terminal/prompt, tanto faz)
  2. Java 8 instalado na sua máquina
  3. Scene Builder (opcional, mas necessário se vai trabalhar com FXML)

Caso queira saber mais, o que não custa ver já que é para seu próprio aprendizado, dê uma olhada neste link:

E neste link também:

2 curtidas

Muito obrigado pela ajuda, vou dar uma olhada sim no JavaFX :relaxed:

1 curtida