Dúvida para criar atalho no Java

Olá galera, boa tarde!

Sou novo em programação e estou com uma dúvida, estou fazendo um sistema de vendas e gostaria que ao apertar F1 puxasse o foco para tal Label, porem eu só consigo fazer isso se estiver com o foco em algum campo.

Gostaria de saber como faço para que funcione tecla de atalho em qualquer lugar que esteja selecionado.
OBS: Pensei em colocar no painel mas sem sucesso.

if (evt.getKeyCode() == evt.VK_ENTER) {
        JDialogProdutos.setVisible(true);
        System.out.println("TESTE");

    }

Conto com ajuda de vocês galera, obrigado.

Como assim puxar foco para um Label?
O que você esta chamando de foco é o cursor?
Não seria puxar o foco para um textField?

Isso Vinicius, puxar o foco para textField, isso não é o problema, o problema mesmo é fazer com quem o atalho funcione. Não sei se deu muito bem para entender kkkk

https://docs.oracle.com/javase/7/docs/api/java/awt/event/KeyEvent.html

VK_ENTER seta o atalho para a tecla enter.
Para setar a o atalho para a tecla F1 é VK_F1.
No link acima tem uma lista dos botões e o seus KeyEvent.

Certo Vinicius, até ai eu consegui fazer, agora como faço pra chamar o atalho por exemplo se eu tiver na tela, queria chamar ele sem ter nada selecionado, por exemplo: Se o foco estiver em um textfield eu consigo chamar o atalho, agora caso nao esteja eu nao consigo.

Achei isso daqui.

1 curtida

Vinicius sou bem leigo em programação, nesse tópico que me mandou eu vi que tem um implementes na classe, seria criar uma classe com aqueles métodos e chama-la na tela em que eu vou usar os atalhos?

Do mesmo jeito que você criou um classe que extend ao Jframe você cria uma classe que extend ao Jpanel, dai você chama essa classe.
É basicamente fazer o que ta lá mesmo.

Entendi Vinicius, só que eu estava vendo isso só vai funcionar se o painel estiver selecionado certo? Se eu selecionar algum outro componente na tela não ira funcionar, correto?

Se o componente tiver dentro do Jpanel provavelmente irá funcionar.

Vinicius consegui fazer, deu certo com esse método que você me passou, obrigado.