Dúvida - Pegar dados digitados pelo usuário

Boa noite pessoal,

Gostaria da ajuda de vocês para um trabalho que estou desenvolvendo para a faculdade. Como esta na imagem, ao clicar em salvar eu quero que o programa pegue apenas o que foi digitado pelo usuário e faça a confirmação se foi tudo digitado realmente. E não que o programa pegue o que esta em cinza que coloquei como exemplo para o usuário digitar. Essa confirmação também deve acontecer com os botões de rádio.

Obrigado pela ajuda.

Sem%20T%C3%ADtulo-1

private void jButtonSalvarActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                              
    if(jTextFieldNome.getText().isEmpty() || jTextFieldCarga.getText().isEmpty() || jTextFieldCurso.getText().isEmpty() || jTextFieldVagas.getText().isEmpty()){
        JOptionPane.showMessageDialog(rootPane,"Existe(m) dados não informados.", "ERRO!",JOptionPane.ERROR_MESSAGE);
    if(jRadioButtonManha.getText().isEmpty() && jRadioButtonTarde.getText().isEmpty() && jRadioButtonNoite.getText().isEmpty())
        JOptionPane.showMessageDialog(rootPane,"Existe(m) dados não informados.", "ERRO!",JOptionPane.ERROR_MESSAGE);    
    }else{ 
      String msg = "Disciplina" + " " + jTextFieldNome.getText() + " " + "cadastrada com sucesso!";
      JOptionPane.showMessageDialog(rootPane,msg,"CONFIRMAÇÃO",JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);
    }
}

Não duplique seus tópicos, este aqui já é o bastante.

Foi mau staroski, achei que tivesse criado o outro no local errado e não consegui apagar.

Bom dia wbm01,

no caso os JRadioButton, voce esta fazendo um getText(), ou seja vc esta pegando o texto do radiobutton onde o usuario obviamente não digita nada e sim marca como uma opção. Entao neste caso vc nao valida o texto do radio button e sim a seleção dele, se ele esta ou não selecionado atraves do comando.
jRadioButtonManha.isSelected();
if(jRadioButtonManha.isSelected()){
JOptionPane.showMessageDialog(rootpane, “Botao Manha esta selecionado”);
}else {
JOptionPane.showMessageDialog(rootpane, “Botao Manha NÃO esta selecionado”);
}

e assim sucessivamente para os demais jRadioButtons. Uma dica!
utilize o GroupJRadioButtons e deixe uma das opções marcadas.

Com relação a validação de campos, não sei se é a melhor pratica mais eu faria da seguinte forma:

if(jTextFieldNome.getText().isEmpty() || jTextFieldCarga.getText().isEmpty() || jTextFieldCurso.getText().isEmpty() || jTextFieldVagas.getText().isEmpty() || jTextFieldCarga.getText().equals(“Ex.: 100”) || jTextFieldCurso.getText().equals(“Ex.: Ciências da Computação”) || jTextFieldVagas.getText().equals(“Ex.: 100”)){
JOptionPane.showMessageDialog(rootPane,“Existe(m) dados não informados.”, “ERRO!”,JOptionPane.ERROR_MESSAGE);
if(!jRadioButtonManha.isSelected() && !jRadioButtonTarde.isSelected() && !jRadioButtonNoite.isSelected())
JOptionPane.showMessageDialog(rootPane,“Existe(m) dados não informados.”, “ERRO!”,JOptionPane.ERROR_MESSAGE);
}else{
String msg = “Disciplina” + " " + jTextFieldNome.getText() + " " + “cadastrada com sucesso!”;
JOptionPane.showMessageDialog(rootPane,msg,“CONFIRMAÇÃO”,JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);
}

Não sei se é a melhor forma de resolver mais a questão é que funciona kk

Abs

Deu certo LuizBravin!
Meu ajudou muito, obrigado!

:+1::+1::+1::call_me_hand: