Duvida sobre CLASS

Pessoa boa tarde,

Estou estudando CLASS voltada para orientação a objetos e estou com dúvida, o instrutor sempre diz que temos que criar CLASS e que em algum momento do código vamos ter que ter o método MAIN, o que não estou conseguindo entender é como juntar essas CLASSES para rodar o código.

Alguém pode me orientar?

Olá Luciano_Trind, para entender esse conceito nada melhor que um exemplo!

  • Como você deve ter conhecimento uma classe é uma representação abstrata de uma entidade do mundo real (exemplo: Pessoa, Casa, Lugar e etc.).

  • Contudo não podemos apenas ter entidade do mundo real em uma aplicação, precisamos ter classes que conectem e utilizem essas entidades, simples né?

  • Não adianta apenas ter uma classe Pessoa se ela nunca for instanciada (usada). E para isso temos a classe principal, essa classe é conhecida por nós ao implementar o método main public static void main(String[] args).

  • O que é o método main? “Toda classe pode ter um método main, que determina o ponto de início de execução de qualquer aplicação Java, Ivan Luiz Marques Ricarte
    DCA/FEEC/UNICAMP”, essa classe em especifico com o método main fará a instanciação (utilização) da classe Pessoa.

Espero ter ajudado vou deixar um exemplo, qualquer coisa só chamar!
De uma olhada nesse exemplo

public class ClassePrincipal {
public static void main(String[] args) {

	// Instanciação da classe Pessoa pela classe principal
	Pessoa criente = new Pessoa("Lucas", "Lucc");

}

}

public class Pessoa {
private String nome;
private String apelido;

// Método construtor
public void Pessoa(String nome, String apelido) {
	this.nome = nome;
	this.apelido = apelido;
}

// Métodos setters e getters
public void setNome(String nome) {
	this.nome = nome;
}

public String getNome() {
	return nome;
}

public void setApelido(String apelido) {
	this.apelido = apelido;
}

public String getApelido() {
	return apelido;
}

}

1 curtida

Muito bom Gian,

Agora consegui entender como funciona. Muito obrigado.

Será que você não daria uma olhada no material que tenho aqui, pra ver se estou no caminha certo?

Posso sim, me adiciona no hangout do gmail.