Dúvidas sobre as empresas de informática que existem no Brasil

A maioria das empresas de informática que existem no Brasil são pequenas?

As empresas médias de informática não são nem a maioria e nem a minoria das empresas de informática que existem no Brasil?

As empresas grandes de informática são a minoria das empresas de informática que existem no Brasil?

Eu pergunto tudo isto porque eu recebi as seguintes informações:

“Geralmente quando o profissional tem conhecimento sobre pfsense ou algum outro firewall ele acaba tendo que aprender sobre outros sistemas, como Windows Server, Active Directory, Virtualização. Aí vai do cara se valorizar também né, se realmente dominar todos esses ítens, certeza que terá um valor maior.
Temos que levar em consideração também o tamanho do mercado. Aqui na região por exemplo temos empresas pequenas, aí o profissional acaba englobando mais funções e nem por isso tem um salário melhor, pq o mercado em sí nao comporta.”

"Em empresas menores, o Euquipe de informática pode ganhar o salário de técnico e ser cobrado como gerente de projeto. Em empresas maiores, o salário está próximo do que foi publicado na info.

Mas profissional que trabalha com pfSense é profissional de segurança e portanto precisa tem um bom conhecimento de redes e tcp/ip também. E segundo a tendência de mercado, precisa saber programar em pelo menos uma liguagem, o que no final das contas aumenta sua expertise e consequentemente sua pretenção salarial.

Existe também uma grande diferença entre o saber operar e o saber definir o projeto de um firewall."

Pessoal, eu decidi copiar e colar as informações que eu recebi, eu falo que fiz essa decisão para que vocês saibam que os erros de digitação que há nas informações que eu citei acima não foram feitos por mim.

Eu faço todas estas perguntas porque eu não quero ser um profissional que acaba englobando mais funções e nem por isso tem um salário melhor pq o mercado em sí nao comporta.

Eu posto este tópico também para saber o que me espera se eu decidir tentar entrar no mercado brasileiro de informática.

Eu tentei encontrar as respostas para as perguntas que eu fiz, mas não encontrei: http://lmgtfy.com/?q=empresas+de+informática+que+existem+no+Brasil

Eu não deveria ter postado este tópico por causa das regras do Fórum?

Colega @Man_Hobby,

Acho que o fórum é a ferramenta certa para tirar duvidadas e etc… com relação a programação e tecnologia e é muito justo sua duvida, porém percebo que num espaço curto de tempo você já fez várias postagens
(Dúvidas sobre as empresas de informática que existem no Brasil;
Aqui onde eu moro quase não há vaga na área de informática que exige curso superior;
Quais são os cargos de informática que tem média salarial nacional baixa que exigem graduação em informática?;)
praticamente com o mesmo assunto e vi também que a galera colaborou em massa, tem umas 80 respostas inclusive citando outras fontes de consulta com farto material.

Desculpa não estou querendo ser chato, mas na boa cara, com o material que foi postado pela galera não foi possível pelo menos ter uma boa visão do mercado?, na realidade qual é a resposta que você esta buscando?

2 curtidas

Como é possível acumular mais funções e não se tornar mais valioso pra empresa?

Se isso acontece é porque as funções que você anda acumulando não tem valor nenhum em primeiro lugar e estar sobrecarregado com funções que não tem valor, parece mais um problema de gestão. Isso pode acontecer em qualquer empresa, de todos tamanhos.

1 curtida

Eu estou buscando a resposta para as seguintes dúvidas:

"A maioria das empresas de informática que existem no Brasil são pequenas?

As empresas médias de informática não são nem a maioria e nem a minoria das empresas de informática que existem no Brasil?

As empresas grandes de informática são a minoria das empresas de informática que existem no Brasil?"

@Man_Hobby, em resumo você quer saber saber o tamanho das empresas pois isso vai determinar o salário e condições de trabalho, na realidade no final das contas você quer saber o “quanto eu vou ganhar

Ao meu ver o objetivo final da sua duvida já foi amplamente debatido em seus tópicos anteriores.

Na realidade você quer o que? Uma garantia de quanto vai ganhar?

Eu quero saber se é verdade que em empresas pequenas, o profissional acaba englobando mais funções e nem por isso tem um salário melhor, porque o mercado em sí nao comporta.

Eu quero saber se é verdade que em empresas menores, o Euquipe de informática pode ganhar o salário de técnico e ser cobrado como gerente de projeto e também eu quero saber se é verdade que em empresas maiores, o salário está próximo do que foi publicado na info.

Eu quero saber quais são os conteúdos que dizem se a maioria das empresas de informática que existem no Brasil são pequenas, se as empresas médias de informática não são nem a maioria e nem a minoria das empresas de informática que existem no Brasil e se as empresas grandes de informática são a minoria das empresas de informática que existem no Brasil.

Eu quero saber o tamanho das empresas pois isso vai determinar o salário e condições de trabalho, na realidade no final das contas eu quero saber “se eu acabarei englobando mais funções e nem por isso terei um salário melhor, porque o mercado em sí nao comporta”.

Sobre as variações entre ganhar mais ou menos e trabalhar mais ou menos, você vai encontrar isso em qualquer empresa de qualquer tamanho. Como vai ser? Dependerá da organização da empresa, da sua liderança direta, do contrato com o cliente (se está bom ou não, dentre outros aspectos), da função que estiver exercendo. Enfim, são muitas variáveis.

@Man_Hobby,

De acordo com a PUC-RS existe um estudo que retrata que esta havendo uma mudança de comportamento da geração Z (creio que você faça parte dela), agora o dinheiro vale mais que ser feliz no trabalho, o estudo aponta que provavelmente uma geração que foi marcada pelo forte crise econômica de 2014, agora demonstra um pensamento mais “conservador”, busca um trabalho que satisfaça prioritariamente o lado financeiro.

@Man_Hobby, sim, creio que todos os pontos que você citou corresponde a uma realidade de mercado, mas acho que isso você não gostaria de ouvir. Seria melhor pra você se houvesse um “caminho perfeito” onde ao termino fosse garantido um salario de R$ 10.000,00 por exemplo, mas acho que caminhos perfeitos não existem.

Não estou dizendo com isso que bons salários não existem, apenas acho que pensar em um salario alto de inicio é um pouco difícil.

Na época da minha escolha, eu apenas queria trabalhar na área, mesmo que fosse de graça, apenas pra fazer o que gostava, logico que hoje não posso trabalhar de graça, pois tenho muitas despesas. 21 anos se passaram, não me arrependo da minha escolha e acho que tendencia é melhorar ainda mais.

Institutos de pesquisas apontam para aquecimento nesse setor, consequentemente entrei e não penso em sair.

Sim e isso é em todos os setores. Pense sobre os times de futebol do país. Existem os times muito grandes, os grandes, os médios, os pequenos e os mínimos. Nada mais natural.

Então o teu medo é ser contratado para ser analista de segurança e ter que atuar como analista de redes ou de infra e receber mais por isso?
Ora, é muito comum em pequenas e até médias empresas que um único profissional da TI tome conta de tudo (de formatar máquina até programar).
E é mais comum ainda que, em empresas grandes, você assuma mais de uma responsabilidade.
E não é regra, mas, em qualquer das situações, o salário não será aumentado por isso.

Isso é complicado, pois não vejo o mercado como um nicho. Você pode entrar em uma instituição bancária para atuar na TI ou pode ir para uma empresa de outsourcing de TI e encontrar ambientes totalmente distintos.