Duvidas sobre como entrar no mercado de trabalho

Olá pessoal !
eu queria que o pessoal que está introduzido no mercado desse uma palavrinha sobre como conseguiu, e como está se sentindo no mercado…
Eu to procurando emprego e gostaria de dicas de como entrar no mercado legal… :slight_smile:

O mercado atualmente para Java está bom, é só você acompanhar as ofertas de sites como o www.apinfo.com e o www.netcarreiras.com.br, e verá que muitas são as ofertas.
Para quem inicia na área o melhor é pegar um estágio, mas, atenção: fuja daqueles em que você vai ter que servir cafezinho, ou então daqueles em que te colocam pra trabalhar como motorista da empresa.

Olha, eu comecei bem cedo nesse mercado…com 16 anos eu ja conhecia um pouco de java, fiz um curso tecnico e aprendi outras tecnologias…comecei com estágio e ainda sou estagiario, mas tenho apenas 18 anos, consegui a SCJP da versao 1.4 do java, isso ajudo prakramba!!
Sendo assim eu aconselho tirar uma certificação e se preparar com o que ha de novo nesse ramo!!

É o que estou fazendo!!
Eu programo desde meus 10 anos, comecei bem cedo com visual basic, depois fiquei muito tempo programando em C, Delphi…aos 17 anos comecei a trabalhar com Java e trabalhei durante um tempo até que eu acabei parando os estudos da área…
agora com 20 anos estou voltando a estudar…e vou tirar minhas certificações…
porém não estou fazendo faculdade relacionada na área…as empresas não gostam disso, elas querem estágiarios para pagarem menos e correrem menos risco…
complicado…complicado…
Mas sim…java tem bastante oferta mesmo…apesar de eu achar que o mercado está se saturando…

eu comecei com 3 anos. Eu nao sabia escrever ainda, mal falava, mas ja digitava e fazia softwares comerciais em fortran e C.

10 anos? pffff

Faça muito networking, construa contatos, ganhe projeção. Só assim você consegue entrar no mercado diminuindo ao máximo a fase que vão explorar teu trabalho. Aprenda bastante sobre Java e processos, isso te ajuda a ganhar destaque nos empregos que você possuir.

Além disso, estágio é bom somente enquanto você não arruma emprego. Nunca aceite um estagio que seja subemprego ou não tenha chances reais de efetivação.

Olá a todos.

Não acho impossível alguém começar com 10 anos a programar. Tudo na vida é uma questão de estímulo. Quem sabe o “akumaldo” não é bom de matemática desde cedo? Quem sabe não tem um primo ou tio que o ensinou a programar? :roll:

Aquele abraço,

Vai de cada neh!!

Cara o caminho mais recomendado é que você tenha uma graduação na área. A partir desse fato várias portas já se abrem para você. As maiores universidades do país possuem convênios com empresas, o que já facilita muito. Esse foi o meu caminho e tem dado certo para muita gente.

Pow gente…:expressionless:
eu comecei com 10 anos, mas não é assim também!!, não é beeeeeeeeem programandooo mesmo!..programando coisas muito básicas…me interessando mais…nada de coisas muitoooOOOOooo complicadas…
poxa…não perdoam mesmo hein!:expressionless:
ahhahahaahhahaha

Acrescentando:
Participe de comunidades e procure manter algum software, de preferência open source.
Isso será uma propaganda excelente!

[quote=faq]Acrescentando:
Participe de comunidades e procure manter algum software, de preferência open source.
Isso será uma propaganda excelente![/quote]

Ah…já me falaram disso…mas não sei como entrar em um open source!!! :oops:

A grande maioria funciona dessa forma:

Você começa contribuindo com feedbacks, ou escrevendo artigos, ou mesmo corrigindo bugs, etc. Aos poucos você vai ganhando um nome dentre o projeto, até que eles te nomeiam desenvolvedor.

Ou você pode criar um projeto seu.

A grande maioria funciona dessa forma:

Você começa contribuindo com feedbacks, ou escrevendo artigos, ou mesmo corrigindo bugs, etc. Aos poucos você vai ganhando um nome dentre o projeto, até que eles te nomeiam desenvolvedor.

Ou você pode criar um projeto seu.[/quote]

Outra coisa legal de open source eh que voce nao depende de ninguem para comecar a fazer o que voce acha interessante e disponibilizar o produto final para os usuarios. Acho que assim eh ateh mais facil que sair procurando bugs.

Eu recomendo entrar em projetos como compiere, etc. Ganhar experiencia em algum dominio eh muito importante.

(desculpe pelos acentos, nao posso ativar dead keys aqui no trabalho)