Duvidas sobre licença de sistema ERP

Saudação para todos,

Eu estou novamente desempregado, e penso em trabalhar como freelance, mas pensei em mira na área comercial, ou seja, fazer sistemas para a área comercial, e geralmente os sistemas são ERP, mas o que um sistema ERP deve ter?

tem que ter implementações de;

  • Ponto eletrônico.
  • Tributações.
  • Implementação de cupom fiscal.
  • Sintegra.
  • SEFAZ

Eu acredito que o maior problema não é criar o sistema, eu sei que para eu trabalhar com isso não basta somente criar e vender o sistema, tem que pagar uma licença na receita federal para comercializar sistemas ERP.

Alguém saber quanto é essa licença?
Alguém tem alguma experiência que pudesse compartilhar em relação a isso?

Eu poderia ir na receita federal para procurar informações, mas o pessoal da receita federal tem atendimento precário, eu gostaria de ir na receita federal já tendo noção de algumas coisas.

1 curtida

Não tenho experiência prática, mas da última vez que pesquisei sobre o assunto, o problema pra começar é mais o certificado que é necessário pra acessar alguns serviços. Acredito que essa licença que você diz seja o valor para adquirir estes certificados.

Sobre o ponto, eu soube que era necessária uma validação por parte do ministério ou do tribunal do trabalho pra fazer a maquinha de marcação de ponto, já pra gerenciar ou gerar relatórios eu não sei se precisa.

Sua dúvida é sobre o que um ERP deve ter (algo beeeem amplo) ou o que é preciso para sua aplicação ser “legalizada” perante à receita federal?

Sobre o que um ERP deve ter, tentar definir isso é meio complicado. Você pode tentar desenvolver módulos mais básicos (NF-E, Contas a Pagar, Contas a Receber) e tentar partir daí, mas os demais itens vão depender das necessidades dos clientes, não do que você acha que deve ter. Por isso, recomendo ter ao menos um cliente, cujas necessidades servirão como base para uma versão inicial do sistema.

Sobre o que é preciso para legalizar a aplicação, vai depender do que o sistema faz. Teoricamente, você precisaria ter uma empresa aberta para vender a aplicação ou prestar suporte à ela. A recomendação aqui é consultar um contador e ver como proceder. Algumas rotinas do sistema pode depender de outras coisas, mas isso vai variar conforme o caso. Por exemplo, a emissão de NF-E depende da presença de um certificado digital, mas esse certificado é do cliente, não seu (a não ser que você tenha um para suas notas ou para testes).

Abraço.