É boa idéia fazer curso técnico de informática de nível de 2° grau para conseguir emprego?

Eu pretendo fazer teste para entrar em um curso técnico de informática de nível de 2° grau de escola pública daqui de onde eu moro.

É boa idéia fazer curso técnico de informática de nível de 2° grau para conseguir emprego?

Se não, porque?

Não é garantia … Mas é melhor do que não ter curso algum. Aliás, tive vários colegas na faculdade que saíram do 2o grau técnico para entrar na faculdade de Ciência da Computação, estes tinham um desempenho acima da média … principalmente nas disciplinas de programação.

1 curtida

Quais são as chances de se conseguir emprego quem tem curso técnico de informática de nível de 2° grau, mas que não tem curso superior de informática?

Não existe fórmula mágica, depende de uma série de questões que vão desde idade, até domínio sobre tecnologia X ou Y. Infelizmente, ainda existem critérios como cor da pele, sexo, orientação sexual e etc em muitas empresas.
Mas, vale sempre ressaltar, pegando carona no que o @rmendes08 disse, que é melhor ter um curso que curso nenhum, neste caso, você pode largar com vantagem sobre os demais candidatos, pelo simples fato de ter esse ensino técnico.

1 curtida

18,287%

2 curtidas

@rmendes08,

Porque você diz que as chances de se conseguir emprego de quem tem curso técnico de informática de nível de 2° grau, mas que não tem curso superior é 18,287%?

vou deixar você pensar um pouco …

Se essa oportunidade esta surgindo pra você, então vá com garra.

Mas não foque em certificado de conclusão de qualquer coisa(segundo grau técnico ou superior), o que você deve se empenhar ao máximo é em participar de projetos práticos que demonstrem que você realmente tem proficiência em tecnologia.
Bote “coisas” pra funcionar e vá formando seu portfólio.

Depende do foco dele, né? Se o objetivo é um concurso público, o certificado é um must have…

1 curtida

Certamente, se o foco for funcionalismo publico então tem que ter o canudo obrigatoriamente.

@rmendes08,

Você quer dizer que quem tem curso técnico de informática de nível de 2° grau, mas que não tem curso superior tem poucas chances de conseguir emprego porque o curso superior é um filtro que as empresas usam para escolher currículos?

Engraçado, @Crocodilo, nos seus posts você pergunta as coisas e todos te respondem na seriedade. Porquê você insiste em achar isso engraçado? Se você não quer ajudar, não atrapalha quem está precisando de ajuda.

1 curtida

Ajudar ??? , eu estou atrapalhando , basta você ver que o mesmo autor do post , insiste nas mesmas ideias e perguntas , ou melhor esta trolando na cara dura , eu não aguentei , tive que ser um pouco arrogante mesmo :wink:

1 curtida

Você não foi nem um pouco arrogante, somente sem noção. Não sei o seu nível na programação, mas se você não lembra, quando a pessoa está iniciando, surgem um milhão de dúvidas, e não sei o seu nível de entendimento. A ideia do fórum, não só desse, é responder perguntas. Perguntas idiotas não existem, perguntas óbvias não existem. Então tenta parar de querer se sentir superior porquê você acha uma pergunta “desnecessária”, e não é a primeira vez que você faz isso. Se não te interessa, é só não responder…

@rodriguesabner,

Muito obrigado pelo seu cuidado e solidariedade.

Moderadores, todos que participam no GUJ, por favor,

Respondam o que eu postei neste tópico não apenas para mim, mas para todos que forem iniciantes em qualquer curso técnico de informática de nível de 2° grau, curso superior ou autodidatas.

Moderadores, por favor, marquem o tópico como resolvido depois que forem respondidas com base nos fatos e nos dados confiáveis as perguntas que eu postei neste tópico e a seguinte pergunta:

Quem tem curso técnico de informática de nível de 2° grau, mas que não tem curso superior está vendo que tem quais chances de conseguir emprego depois de saber o que é realmente exigido nas vagas de emprego e nos concursos públicos?

Vamos la

existe uma ideia que permeia a nossa sociedade, mais comum em homens, de “merecimento”, tipo “se eu me dedicar, eu merço uma recompensa”, ou melhor dizendo “se eu me formar, eu mereço um emprego”. ai o camarada cai na dura realidade tarde demais. conseguir um emprego é uma tarefa de analisar o mercado, de ter amigos que ja trabalham, etc. tenha isso em mente ao formular esse tipo de perguntas. não caia num curso X e ache que depois vc vai ser abençoado com um emprego (inclusive isso é não é consciente).

dito isso

em teoria vc não precisa de um diploma para conseguir emprego na area de TI, desenvolvimento, web design, se vc for autodidata. sabendo ingles e como procurar as coisas vc vai longe, literalmente.

na pratica tem empresa q prefere gente com diploma nas faculdade X, Y e Z mesmo sabendo q tem muito cara BOM sem diploma (é uma parte preconceito, outra de fazer um filtro de candidatos pois vc vai ter menos gente para avaliar, etc)

em teoria o brasil precisa de mais pessoas com curso tecnico. na pratica eu não sei.

eu pessoalmente investiria num diploma. e dos bons. justamente pelas portas que isso vai fechar (afinal o contrario não acontece: puxa vc tem diploma, q pena… ). pensaria num mestrado inclusive. só que custa tempo e dinheiro.

eu não consigo ver que tipo de vantagem vc teria com um curso tecnico, honestamente. mas não acho que seja tempo jogado fora SE vc estudar por fora. alias mesmo na faculdade vc vai ter que estudar por fora.

eu, pessoalmente, investiria num curso BOM de inglês. porem vc precisa refletir nas suas prioridades. eu não pago suas contas, eu não tenho responsabilidade sobre vc, só posso te dar meu ponto de vista para que vc reflita bastante.

1 curtida

lata-corneta-0