É possível entrar no mercado de trabalho com certificação e sem diploma acadêmico?

Boa noite pessoal,

Há alguns meses iniciei meus estudos em programação Java e banco de dados. Em breve pretendo pegar alguns projetos e estive pensando em aprimorar meu currículo obtendo certificação na linguagem Java, porém ainda não me decidi se, de fato, irei realmente investir na certificação ou se devo me focar em obter um diploma acadêmico de nível superior.

Meu marido é programador e pensamos em trabalhar juntos e por termos dificuldades financeiras para bancarmos minha faculdade, pensamos em focar nosso investimento na certificação. Eu possuo um nível de inglês razoável (avançado), o que já me garante alguma vantagem, considerando que apenas 5% dos brasileiros conseguem manter um nível de conversação inteligível com um estrangeiro em inglês.

Gostaria de saber qual seria o melhor caminho a seguir a fim de aumentar minhas chances em transmitir confiabilidade e credibilidade ao pegar projetos através de sites de “freela” como o Workana e conseguir, futuramente, um emprego formal, e assim poder conseguir os meios para conquistar fundos para alcançar o diploma de nível superior.

O que vale mais no mercado: Certificado ou Diploma?

Eu e meu marido lemos a publicação acima e acredito ser relevante ler a discussão para que vocês tenham uma melhor base para me ajudar com esta dúvida.

Desde já agradeço a todos.

Bom dia @mariacarolinamaniga!

Este é um assunto muito interessante para se discutir.

Respondendo sua pergunta diretamente: SIM! É possível; inclusive, fui um sobrevivente neste cenário (atualmente graduado em Sistemas de Informação e com 7 certificações na área de TI, voltadas para desenvolvimento de software).

Comecei a trabalhar quando ainda não tinha começado a faculdade, mas já me aventurava por conta própria no mundo da programação; depois tirei algumas certificações e terminei meus estudos.

Abaixo vou expor alguns pensamentos, mas não direi o que você deve fazer, vou apontar prós e contras destas questões.

Devemos levar em conta algumas coisas:

  • Há empresas que só contratam profissionais com diplomas (técnico e/ou superior);
  • Outras só contratam profissionais que possuam certificações (podendo ter, ou não diploma);
  • E ainda existem outras empresas que não fazem questão de que seus profissionais tenham certificação ou diploma (pelo menos no início da contratação), mas que tenham EXPERIÊNCIA.

Eu costumo dizer que, uma certificação só é válida se o profissional certificado possui experiência real com o que a certificação aborda; há profissionais que se utilizam de meios menos inteligentes para obter certificações e assim “enganar” seus patrões dizendo que sabem “X”, “Y” e “Z”.

  • Explicando o que eu disse: estudar para uma certificação, utilizar este estudo para aprender, buscar outras fontes para complementar o conhecimento e conseguir a certificação, é algo totalmente válido! O que não é válido, para mim, é a utilização de “braindumps”.

Porém, um diploma possui o seu valor no mercado de trabalho; há empresas que o vêem como um mero papel, mas há empresas que enxergam o seu esforço para consegui-lo: anos de estudo e dedicação, trabalhando para entender os fundamentos da computação, programação, negócios, análise de sistemas e etc.

  • Na minha opinião, o mais importante em conseguir um diploma, é você aprender o que foi proposto no curso; isso é o que te diferencia dos outros profissionais. Veja bem, qualquer um pode programar hoje em dia! Já tive que dar manutenção em um aplicativo codificado por uma pessoa da área da saúde; a questão é que esta pessoa não sabia otimizar o aplicativo e nem utilizar conceitos de padrões de projetos e recursos que só se aprendem em cursos sérios.

Abordando o assunto “experiência”, eu diria que este é o mais relevante e importante, principalmente para quem não possui certificação, ou diploma; inclusive, trabalhei com uma pessoa que não os possuía e era um dos mais brilhantes desenvolvedores sênior da empresa. Esta pessoa, mesmo não possuindo estes “papéis”, dedicou-se muito a aprender tudo o que era comentado por seus colegas e foi evoluindo; mas não só na teoria, ela colocou a “mão na massa” e se tornou um grande programador.

Enfim, eu diria que é muito importante ter experiência, pois ela pode ser o diferencial entre você (sem diploma) conseguir uma vaga de um recém formado (com diploma), mas que não sabe muita coisa. Mas não deixe de pensar em certificações, pois elas atestam o seu conhecimento, além de serem desafios para você vencer!
E, complementando sua formação, invista num curso superior; conhecimento nunca é demais, além disto, você aumentará sua empregabilidade e sua qualificação.

Espero ter ajudado!

2 curtidas

Ressuscitando o tópico…
Sim, é possível ser um desenvolvedor sem diploma. Como é possível ser sem certificação. Como é possível ser sem nem saber programar direito.
Agora, se você quer ter uma oportunidade de trabalho e ser remunerada a contento, sugiro que busque formação (pode ser um tecnólogo mesmo), certificações e adquirir experiência.
Em tempo, tem muita gente que desenvolve há anos e não é formado na área. Tem muita gente que é formada e que não sabe nada.
Tem vários que são excelentes desenvolvedores, mas não são certificados. Tem vários com o certificado e que não sabem quase nada.
Então, isso varia de pessoa para pessoa.