|| Estou Cursando Bacharelado em Sistemas de Informação, pretendo... ||

Estou Cursando Bacharelado em Sistemas de Informação, pretendo aprender duas Linguagens Orientadas a Objetos.

A questão e, quais são as duas mais recomendadas de acordo com o mercado de trabalho?
As que forem citadas me digam o quanto que eu posso alcançar com elas e para quais plataformas eu posso desenvolver.

:slight_smile:

Só uma pergunta, você pessoalmente chegou a pesquisar antes de postar sua dúvida ou simplesmente tive dúvida e procurou informação aqui no GUJ ?

1 curtida

Pesquisei… e muito.
Atualmente programo C, Java, Java para Android e recentemente comecei a aprender C++. A questão e que sou intermediário nessas linguagens (exceto C++, sou mega iniciante), e o que almejo e um conhecimento profundo mas não sei em quais (pretendo aprender duas para aumentar meu alcance) investir tempo.
Falo isto mesmo sabendo que Java e multiplataforma…

Bom, C++ tem um bom mercado.
Java também.
C# e .NET, idem.
Você escolhe o que prefere.

1 curtida

Vale lembrar que eu queria que a sua reposta tivesse como base a questão de esforço e resultado.

Tenho em mente que o esforço para programar em C++ e bem maior que em Java porem com benefícios de performance.
Mas esses benefícios fazem diferença em programas colossais coisa que não se vê e nem se requisita com frequência…

Vale lembrar que se você quer ter resultado sem esforço deve virar político.
O esforço depende da tua familiaridade com esta ou aquela linguagem, os recursos e ferramentas que podem auxiliar no desenvolvimento e nos requisitos negociais, funcionais ou não.
Conheço pessoas que fazem praticamente qualquer coisa (dentro do que é possível) com cobol e assembly, mas, demonstram dificuldades gigantescas em linguagens de mais alto nível ou quando precisam elaborar uma interface gráfica mais requintada (não que eu possua facilidade com front).
Independente da linguagem, você terá sempre um longo caminho para se tornar um bom desenvolvedor.
Não acredito quando você diz [quote=“Adriley_Samuel1, post:3, topic:345236”]
A questão e que sou intermediário nessas linguagens (exceto C++, sou mega iniciante)
[/quote], a não ser que esteja desenvolvendo full time (8 horas ou mais por dia) nestas linguagens há mais de 3 anos, aí sim eu posso até acreditar (com ressalvas) que seja intermediário.

1 curtida

A linguagem de programação que é mais recomendado no mercado é aquela que você tem mais experiência, ou seja, não existe linguagem de programação mais recomendada, se você for pegar estágios nas empresas irão existir experiência, isso é um absurdo? É ridículo mas é verdade, estágio era para pegar experiência mas não é assim que funciona na prática.

A experiência somente vai ser significativamente importante se você for entrar numa empresa pequena, se for entrar numa grande empresa qualificação técnica vai ser a ultima coisa que irá ser avaliado, coloquei em ordem de importância o que é mais importante nas grande empresas;

  1. Você tem o nível intermediário de Inglês?
  2. Sabe se relacionar bem com os outros?
  3. Tem boa comunicação, sabe se expressar bem?
  4. Você costuma ter auto estima, é sempre motivado?
  5. Você é uma pessoa proativa?

Se não tiver essas coisas descritas logo a cima você terá grandes possibilidade de não conseguir entrar em uma grande empresa e consequentemente no mercado de trabalho.

Se seu empregador souber que você não tem um bom nível de inglês ele vai sempre acha que você ficará sempre dependendo dos outros para pedir ajuda, e isso é a ultima coisa que o seu gestor vai querer de você, porque as informações mais valiosas para aprender as tecnologias estão nas documentações das tecnologias, e geralmente elas estão em inglês .

Copiou?

Compreendo, você tem razão. Desculpe pelo equivoco de dizer que sou intermediário nessas linguagens.

A questão e que tenho medo de terminar a faculdade e não arrumar emprego. Por isso eu queria me dedicar inteiramente em duas (mais possibilidades) para ter menos chances de não conseguir um emprego. Tenho mais 3 anos de faculdade, queria aproveitar ao máximo esse tempo. Espero que compreenda.

Não tem como se dedicar inteiramente a duas linguagens.
Você está em qual período? Já fez algum estágio? Mesmo que não remunerado?

1 curtida

Muito obrigado.

Item 1 : Estou fazendo o possível para aprender.
Item 2 : Sim, tenho praticado muito isto, vivo em um ambiente que me força a isso e acabou por ser algo natural
Item 3 : Sim, leio muito e não sou daqueles frescos que só conversão com termos complicados.
Item 4 : Minha auto estima e intermediaria, mas eu bem motivado mentalmente por mim mesmo.
Item 5 : Sim, mas sinto que posso melhorar.

3 periodo. Sao 8 no total.
Nunca fiz nenhum estagio.
Mas gosto de programar, isto serve como desculpa?
Obs: participo de projetos na faculdade que envolve programação (em java).

Não se trata de desculpas.
Você precisa entrar numa empresa, ter contato com a linguagem A, B, X, J, K e daí ver se é isso mesmo que quer ou se deseja aprender outra.
Você citou 2 linguagens e duas variações (java, android, C e C++) que são parecidas e diferentes entre si. Já pensou que existem N linguagens? Algumas mais novas, outras mais antigas…
Então, comece a se preparar para estágio, colocar a cara no mundo.
Se não conseguir nada, crie um blog, um vlog e vá se movimentando. Mostre o que fez, o que faz, o que sabe. Responda questões aqui e em outros fóruns.
Eu me formei em 2009 e em 2010 entrei direto como programador jr. Quando o projeto terminou, fiquei algum tempo ocioso e comecei a acompanhar e a responder em fóruns. Aprende-se muito.

1 curtida

Projetos acadêmicos não vai servir, é melhor você começar a tentar pegar projetos por conta própria.
Lembre de uma coisa! se você for pegar estágio sem experiência sem ter um bom nível de inglês, pode ter certeza que você só vai ser mais um.

1 curtida

Verdade.

Tenho vontade de criar um blog de programação, só não tenho conhecimento suficiente para isto.
Obrigado pelo conselho.

Qual linguagem você mais tem contato?

Por gentileza se as respostas de @Luis_Augusto_Santos ajudou nas suas dúvidas marca ela como correta.

Não sei com que faz isto XD

Desenvolvo em java desde 2010. Atualmente mantenho sistemas em php e java. Sempre trabalhando com javascript e html.

1 curtida

Muito Obrigado. Você me ajudou muito. Tinha duvidas antes de criar esse topico… agora tenho objetivos. :slight_smile: