Existe vida fora de consultoria?

E aí galera, blz?

Eu tava vagando pela net procurando info sobre carreira e acabei caindo aqui; como eu vi que aqui tem de tudo um pouco e tem tb uma galera que mexe com SOA/BPM/EAI (minha especialidade) então pensei em abrir um tópico para ver algumas experiências de vcs no geral

O negocio é o seguinte: Já trabalho em consultorias faz 5 anos, consultoria como devem saber, é um esquema pauleira, vc não tem horário padrão, trabalha igual um condenado, vive indo de um lado para outro igual um sem terra etc etc etc em resumo vc não tem vida. Claro que tem o seu lado positivo que é o fato de vc ganhar muita experiência muito rápido e cresce bem mais rápido também; no inicio de carreira isso é ótimo para fazer o seu CV e tb pra ganhar independência financeira rapidamente.

Mas depois de 5 anos isso enche o saco (pelo menos pra mim) já não tenho mais a mesma paciência de aguentar chefe chato te pressionando para fazer milagres só pq ele cagou no cronograma (e livrar a cara dele) nem sou mais ingenuo para cair naqueles papinhos motivacionais vindos de algum paragrafo de um livro de auto ajuda qualquer.

Dizem que ser da área de TI de alguma empresa (tipo os clientes que atendemos) é um esquema mais sossegado e vc consegue ter vida social fora do trabalho e vc consegue se estabelecer em um único lugar (não corro o risco de estar 6 meses num projeto em SP outros 6 meses no RJ e depois ser mandado para burkina faso para cobrir uma demanda urgente)

agora me vem uma pergunta, existe alguma empresa realmente boa para se trabalhar? eu particularmente curto a área de TI mas não curto o esquema de trabalho de consultoria, só queria alguma ideia para direcionar minha carreira para outro sentido ou se junto forças para mudar de carreira de vez

não sou ingenuo para acreditar naquela lista de 100 melhores empresas para se trabalhar, atualmente estou em uma que ta lá no topo e estou odiando pois vejo q tudo o q dizem na revista não acontece na prática então o melhor é saber a experiência de vcs mesmo

desde já agradeço

Bem, infelizmente acho que a grande maioria das empresas visa somente aumentar o lucro. E para atingir este objetivo elas não estão nem aí se os “recursos” que irão implementar o sistema de que elas necessitam vão ter que trabalhar de fim de semana ou ficar varando noites para cumprir missões impossíveis, como zumbis. Seja em consultoria ou trabalhando dentro de uma empresa você pode cair nessa situação de ser explorado.

Putz, bem tenso isso viu. Meus amigos de ABAP me falam dessas consultorias abusadas.

Eu estou trabalhando no interior de São Paulo, em uma terceira gigante, mas não tenho os problemas que você mencionou, tanto que agora estou aqui no GUJ enquanto o cliente não responde um e-mail que enviei :). Por isso não daí daqui ainda, agora estou procurando algo mais agitado, pois estou devagar com freela.

Por outro lado, meu salário é um pouco abaixo do que o pessoal ganha em São Paulo.

Resumindo, depende da empresa. E quando a empresa for boa pra trabalhar, acredito que você vai enfrentar algum tipo de outra condição não favorável (como eu com o relativo baixo salário).

sim sempre tem os pros e os contras

vc mencionou q o salario em SP é maior q no interior, isso é verdade mas o custo de vida é bem mais caro, além disso boa parte do meu salário eu gasto no próprio emprego, é comum receber um VR de 10 reau numa região que se gasta 20 em média, não reembolsam gasolina e vai embora um tanque por semana, estacionamento tb tudo na minha conta … qdo vou ver no fim do mês to gastando 500 contos pra poder ir trabalhar … salário pra mim é o quanto eu tenho pra gastar comigo e com minha família, o nro no holerite não importa tanto assim

já disse pro meu chefe por ex que ao invés de um aumento eu preferia trabalhar home office que meu “lucro” seria maior

já pensei em trabalhar no interior … mas vaga q é bom nada rs

1 curtida

O problema não é de consultoria x empresas, é de empresas x empresas.

Exemplos bons e ruins estão em todos os lados. Se não está satisfeito, não tenha medo de mudar. Se todo mundo que estivesse insatisfeito mudasse para alguma empresa um pouco melhor, as piores iriam acabar.

Aproveita que nosso mercado está aquecido e começa a espalhar currículo. Procurar emprego enquanto está trabalhando dá muito mais margem de negociação.

1 curtida

O problema é definir o que é uma empresa pior.

Entre uma empresa que entrega um produto com baixo custo ou uma que faz tudo pelo empregado, qual dessas vai morrer de fato em nosso sistema?

Não é sem motivo que as empresas correm pra India e outros países onde o recurso é mais barato, onde não precisam pagar plano de saude, odontologico e varias outras coisas exigidas por lei.

me parece que vc como funcionário de TI de uma empresa só tem q fazer as intermediações entre a consultoria e a área funcional da empresa, como vc não estaria (teoricamente) pressionado por cronogramas impossíveis (já q esses ficaram pra consultorias) torna seu trabalho mais dificil.

existe outra coisa em jogo tb, os sindicatos, os bancos por ex tem um sindicato fortíssimo e obrigam a pagar benefícios bons … como não da pra jogar pra índia tooooda a area de TI do banco sobra alguma coisa por aqui. É por isso que me parece que talvez quem sabe haja uma chance mesmo que pequena de trabalhar em empresa ser melhor do que consultoria

existem outros fatores que eu tenho pensado tb, que muitas vezes existe o conflito de gerações entre gerentes e gerenciados. Muitos gerentes aplicam um modelo feudal de trabalho e acham q produzir sistemas é igual produzir parafusos (“hummm se em 8 horas por dia ele produz 16 ucps então se ele trabalhar 14 horas por dia incluindo sábados domingos e feriados vamos conseguir entregar o cronograma a tempo e ainda sobrar 1 hora pra um café, ahhh como eu sou um genio”). Nesse ponto muitos de nós acabamos por gostar mais de trabalhar numa empresa .com (que pede como requisito da vaga saber jogar play3 haha) mas pelo fato de eu trabalhar com BPM não há mto essa possibilidade pois não é tão compatível com o mundo corporativo

pelo menos o mercado ta mais aquecido e da pra vislumbrar novos horizontes, porem dessa vez quero saber escolher melhor, mas ao contrario de Java Web a area de BPM não aparecem tantas zilhões de vagas assim, os salários são maiores na média mas não há tantas empresas assim pra escolher rs

minhas duvidas existenciais consistem em:
insisto em SOA/BPM procurando outra empresa?
mudo para web para ter maior poder de escolha de ambiente?
monto um pet shop ou vou criar galinha no interior? rs

abraços

1 curtida

[quote=immortalSoul]
Entre uma empresa que entrega um produto com baixo custo ou uma que faz tudo pelo empregado, qual dessas vai morrer de fato em nosso sistema?[/quote]

Acho que essa é uma visão simplista… Vemos que cada vez mais, parcerias e acordos são fechados com empresas modernas que procuram, entre outras, colocar seus profissionais com satisfação pessoal no trabalho. Motivo disso ??? Produtividade, e produtividade dminui o tempo inversamente proporcional aos lucros, afinal, tempo é dinheiro.

Pode ser que você tenha razão quando diz que o que vale é o que vai sobreviver… Afinal pode ser que daqui uns anos a moda passe, mas verificando a forma como a maioria das empresas que surgem (e arrebentam no mercado) estão agindo com seus profissionais, sinto-me otimista quanto às novas gerações de funcionários que teremos pela frente. Claro, isso não é a verdade absoluta, é somente minha opnião, sei o quanto as mudanças em nosso planeta financeiro são constantes, seria infantil de achar que será assim pra sempre… Um conhecido meu colocou uma frase no MSN que gostaria de compartilhar com vocês, que talvez nos guie nessa maré chamada mercado…

“O pessimista reclama do vento, o otimista tem fé de que ele vai mudar, o realista ajusta as velas”

Abs []

Sim, existe.
Grande parte das empresas que prestam consultoria são trabalho escravo, ou seja, exploram até a alma.

[quote=lainetti]minhas duvidas existenciais consistem em:
insisto em SOA/BPM procurando outra empresa?
mudo para web para ter maior poder de escolha de ambiente?
monto um pet shop ou vou criar galinha no interior? rs[/quote]

Eu já trabalhei um tanto em empresa de consultoria, aí cansei dessa coisa de “trabalhar” e fui pra um esquema de vida mais alternativo (meio acadêmico) e aí cansei da vida de pobre e fui pra empresa de internet. Após passar por duas delas, que sem dúvida foram experiências muito mais agradáveis e gratificantes do que a que tive em consultoria, me afastei da área de TI para trabalhar em web analytics em uma empresa de e-commerce, que é uma área que sempre me interessou mas até então não havia tido boas oportunidades para entrar nela.

Então o que eu tenho a dizer, em primeiro lugar, é que mudança é bom e não precisa ter medo na situação atual do mercado. E se você trabalha em alguma coisa que é mais próxima ao core business da empresa sua vida tende a ser melhor. Então para trabalhar em TI eu gosto da idéia de trabalhar em empresa de internet, e para isso talvez web seja melhor do que SOA/BPM.

1 curtida

[quote=adriano_si][quote=immortalSoul]
Entre uma empresa que entrega um produto com baixo custo ou uma que faz tudo pelo empregado, qual dessas vai morrer de fato em nosso sistema?[/quote]

Acho que essa é uma visão simplista… Vemos que cada vez mais, parcerias e acordos são fechados com empresas modernas que procuram, entre outras, colocar seus profissionais com satisfação pessoal no trabalho. Motivo disso ??? Produtividade, e produtividade dminui o tempo inversamente proporcional aos lucros, afinal, tempo é dinheiro.

Pode ser que você tenha razão quando diz que o que vale é o que vai sobreviver… Afinal pode ser que daqui uns anos a moda passe, mas verificando a forma como a maioria das empresas que surgem (e arrebentam no mercado) estão agindo com seus profissionais, sinto-me otimista quanto às novas gerações de funcionários que teremos pela frente. Claro, isso não é a verdade absoluta, é somente minha opnião, sei o quanto as mudanças em nosso planeta financeiro são constantes, seria infantil de achar que será assim pra sempre… Um conhecido meu colocou uma frase no MSN que gostaria de compartilhar com vocês, que talvez nos guie nessa maré chamada mercado…

“O pessimista reclama do vento, o otimista tem fé de que ele vai mudar, o realista ajusta as velas”

Abs [][/quote]
Eu queria concordar contigo, mas como explicar o movimento de quase todas as grandes empresas em busca da mao de obra mais barata de países subdesenvolvidos?
Mesmo a Apple tem lá seus terceirizados na China,India que “escravizam” um tanto de pessoas pra produzir produto com custo aceitavel.
Não existe essa história de satisfação pessoal… todas dizem isso, mas basta uma crise economica que se seu trabalho não for essêncial para empresa, vai ser chutado pra fora sem dó nem piedade. E não interessa o quanto tu é bom no que tu faz.
Na verdade nem precisa ser uma crise, basta um novo processo ser implantado que substitua a tua importante tarefa que tu serás mandado embora da mesma forma. O objetivo é sempre aumentar o lucro e diminuir os custos.
Podemos ser otimistas o quanto for, mas em nossa sociedade com essa divisão do trabalho que exige conhecimentos cada vez mais especificos pra determinado papel, não tem como permanecer otimista quando vemos que tudo aquilo que conhecemos não será mais necessário. Claro que só resta ao coitado reiniciar tudo que aprendeu em 15, 20 anos de trabalho. Falar é simples, mas quando lembramos que com a idade o ritmo vai diminuindo gradualmente faz pensar se realmente a cosia é tao simples quanto os palestrantes gostam de falar.

Passei pela mesma dúvida que você há exatamente um mês atrás. Trabalhava há anos em consultoria SOA e, enfim, decidí mudar. Caí numa empresa de logística, que não tem nada a ver com SOA e, bom… A mudança é incrível. Nos primeiros dias, sentí falta da agitação, mas depois fui me acostumando (ainda estou, na verdade) e, agora, acho que fiz a escolha certa. Apesar de não trabalhar mais com SOA, não acho que esteja desqualificado para esse mercado, afinal, passei os últimos três anos trabalhando só com isso, e ainda mantenho meu blog especializado em SOA. Na verdade, em alguns momentos eu enxergo nichos na empresa em que SOA se encaixaria, e já apareceram algumas oportunidades excelentes de aplicar algumas técnicas por aqui (BAM e CEP já vieram à tona =P ). E, enfim… a vida é diferente, mas diferente para melhor.

[]´s

[quote=asaudate]Passei pela mesma dúvida que você há exatamente um mês atrás. Trabalhava há anos em consultoria SOA e, enfim, decidí mudar. Caí numa empresa de logística, que não tem nada a ver com SOA e, bom… A mudança é incrível. Nos primeiros dias, sentí falta da agitação, mas depois fui me acostumando (ainda estou, na verdade) e, agora, acho que fiz a escolha certa. Apesar de não trabalhar mais com SOA, não acho que esteja desqualificado para esse mercado, afinal, passei os últimos três anos trabalhando só com isso, e ainda mantenho meu blog especializado em SOA. Na verdade, em alguns momentos eu enxergo nichos na empresa em que SOA se encaixaria, e já apareceram algumas oportunidades excelentes de aplicar algumas técnicas por aqui (BAM e CEP já vieram à tona =P ). E, enfim… a vida é diferente, mas diferente para melhor.

[]´s[/quote]
Eu era consultor, mesma vida descrita pelo criador do tópico…hoje estou numa gigante de TI trabalhando decentemente, dentro da lei, mil vezes melhor.

Já é sabido, mas não adianta pensar que vai trabalhar no regime de CLT ganhando os mesmos 9 à 10K das consultorias…

[quote=immortalSoul]
Eu queria concordar contigo, mas como explicar o movimento de quase todas as grandes empresas em busca da mao de obra mais barata de países subdesenvolvidos?[/quote]

Apesar de ser uma realidade esmagadora, isso não é regra geral, existem pessoas altamente qualificadas e não são escravizadas… Agora concordo que a proporção é absurda… rsrsrs

[quote=immortalSoul]
Mesmo a Apple tem lá seus terceirizados na China,India que “escravizam” um tanto de pessoas pra produzir produto com custo aceitavel.
Não existe essa história de satisfação pessoal… todas dizem isso, mas basta uma crise economica que se seu trabalho não for essêncial para empresa, vai ser chutado pra fora sem dó nem piedade. E não interessa o quanto tu é bom no que tu faz.[/quote]

Bom, isso é regra geral, não só pra área de TI. Como coloquei no tópico acima, a satisfação pessoal é no ambiente de trabalho e no que a empresa pode lhe oferecer para que você seja mais produtivo, não disse que a empresa vai amar o profissional e cuidar dele até a aposentadoria, disse que a busca pela satisfação do trabalhador, tem sido constante, claro, com o único objetivo de lucrar… Como dizia minha ex-chefe, quando vocês receberem uma proposta melhor do que aqui, se a empresa não cobrir, vão mesmo, porque o dia que a empresa não precisar mais de você, ela vai dá um pé na bunda de vocês sem pensar em nada… Isso é a lei do mercado… Agora proporcionar ambiente de valorização pra fazer o cara trabalhar produtivamente, isso é realidade…

[quote=immortalSoul]
Podemos ser otimistas o quanto for, mas em nossa sociedade com essa divisão do trabalho que exige conhecimentos cada vez mais especificos pra determinado papel, não tem como permanecer otimista quando vemos que tudo aquilo que conhecemos não será mais necessário. Claro que só resta ao coitado reiniciar tudo que aprendeu em 15, 20 anos de trabalho. Falar é simples, mas quando lembramos que com a idade o ritmo vai diminuindo gradualmente faz pensar se realmente a cosia é tao simples quanto os palestrantes gostam de falar.[/quote]

Por isso coloquei uma citação dessa acima… não adianta ser os extremos… Otimistas e Pessimistas se ferram, realistas se dão bem…

Temos que aprender a lidar com as mudanças, não é fácil, mas só se dá bem quando corremos atrás de aprender a mecânica do mundo…

Ao amigo do tópico, não tenha medo de mudar e buscar seu bem estar em um caminho diferente… Só tenha certeza que está preparado para um recomeço…

Abs []

Nem a China está livre das regras de mercado. Tem muitas áreas que está ficando escassa a mão de obra e forçando as empresas a subirem o salário, fazendo o país perder o posto de mão de obra barata pro Vietnã e outros países asiáticos.

A diferença de salário é muito grande ainda, mas está começando a diminuir.