Facebook - Qual linguagem utilizada?

Boa tarde pessoal do GUJ,

Sempre tive uma dúvida, em qual linguagem o Facebook foi desenvolvido?

Como ele consegue ser rápido o suficiente?(levando em consideração os milhões de acesso por hora) e etc.

Presto manutenção em algumas aplicações web, e todas hoje em dia são um tanto quanto lentas. por isso a minha curiosidade.

obs: nao fui eu quem criou essas aplicações lentas. =)

Porque não utilizou a pesquisa do fórum antes de postar? Essa pergunta já foi feita, se você pesquisar por “facebook” na pesquisa do fórum vai encontrar rapidinho.

feito a maior parte em php e algumas em ruby.

http://www.guj.com.br/java/88474-em-que-linguagem-of-facebookcom-e-feito

le ai jovem

[quote=ssh]Boa tarde pessoal do GUJ,

Sempre tive uma dúvida, em qual linguagem o Facebook foi desenvolvido?

Como ele consegue ser rápido o suficiente?(levando em consideração os milhões de acesso por hora) e etc.

Presto manutenção em algumas aplicações web, e todas hoje em dia são um tanto quanto lentas. por isso a minha curiosidade.

obs: nao fui eu quem criou essas aplicações lentas. =)[/quote]
Personal Home Page, ou, simplesmente, PHP

[quote=drsmachado][quote=ssh]Boa tarde pessoal do GUJ,

Sempre tive uma dúvida, em qual linguagem o Facebook foi desenvolvido?

Como ele consegue ser rápido o suficiente?(levando em consideração os milhões de acesso por hora) e etc.

Presto manutenção em algumas aplicações web, e todas hoje em dia são um tanto quanto lentas. por isso a minha curiosidade.

obs: nao fui eu quem criou essas aplicações lentas. =)[/quote]
Personal Home Page, ou, simplesmente, PHP[/quote]
Não é só em PHP, o PHP foi usado apenas no Front-End, leia o link que o riquinho passou, no link que ele passou acesse o link que o gilluan indicou.

[quote=cristianogro][quote=drsmachado][quote=ssh]Boa tarde pessoal do GUJ,

Sempre tive uma dúvida, em qual linguagem o Facebook foi desenvolvido?

Como ele consegue ser rápido o suficiente?(levando em consideração os milhões de acesso por hora) e etc.

Presto manutenção em algumas aplicações web, e todas hoje em dia são um tanto quanto lentas. por isso a minha curiosidade.

obs: nao fui eu quem criou essas aplicações lentas. =)[/quote]
Personal Home Page, ou, simplesmente, PHP[/quote]
Não é só em PHP, o PHP foi usado apenas no Front-End, leia o link que o riquinho passou, no link que ele passou acesse o link que o gilluan indicou.[/quote]

Bloqueado por proxy…

[quote=drsmachado][quote=cristianogro][quote=drsmachado][quote=ssh]Boa tarde pessoal do GUJ,

Sempre tive uma dúvida, em qual linguagem o Facebook foi desenvolvido?

Como ele consegue ser rápido o suficiente?(levando em consideração os milhões de acesso por hora) e etc.

Presto manutenção em algumas aplicações web, e todas hoje em dia são um tanto quanto lentas. por isso a minha curiosidade.

obs: nao fui eu quem criou essas aplicações lentas. =)[/quote]
Personal Home Page, ou, simplesmente, PHP[/quote]
Não é só em PHP, o PHP foi usado apenas no Front-End, leia o link que o riquinho passou, no link que ele passou acesse o link que o gilluan indicou.[/quote]

Bloqueado por proxy…[/quote]
Tenta acessar aqui então, esse link é a referência do autor que escreveu a matéria que o gilluan indicou lá no outro tópico.

Link: http://oneideluiz.wordpress.com/2011/05/06/explorando-o-software-por-tras-do-facebook/

Somente PHP, o segredo esta em uma ferramenta criada por eles chamada HIP-HOP for PHP que traduz o código PHP para C++ e o compila, tornando assim o desempenho da aplicação maior.

Negativo, olha este trecho da matéria: “Mark usou diferentes linguagens para os seus diferentes serviços. PHP é usada para front-end, Erlang é usada para Chat, Java e C++ são usados em diversas áreas”, fonte da informação: http://claudivalente.blogspot.com/2010/11/o-filme-social-network.html?showComment=1299024682285#c8927641991921610889

Camaradas, sinceramente.
Um projeto que nasceu de um fora/toco ou do não da mulher que ele queria, já foi desenvolvido, desde o começo, com toda esta estrutura?
Certamente que não.
Começou com PHP, depois foi agregando.
Aliás, só por que o sujeito é daltônico, é que são cores azuis.

Negativo, olha este trecho da matéria: “Mark usou diferentes linguagens para os seus diferentes serviços. PHP é usada para front-end, Erlang é usada para Chat, Java e C++ são usados em diversas áreas”, fonte da informação: http://claudivalente.blogspot.com/2010/11/o-filme-social-network.html?showComment=1299024682285#c8927641991921610889[/quote]

Então, a pergunta foi sobre qual linguagem o site usou, eu respondi que o código é traduzido de PHP para C++. O Java é utilizado nas versões para Android e outras versões embarcadas.

Negativo, olha este trecho da matéria: “Mark usou diferentes linguagens para os seus diferentes serviços. PHP é usada para front-end, Erlang é usada para Chat, Java e C++ são usados em diversas áreas”, fonte da informação: http://claudivalente.blogspot.com/2010/11/o-filme-social-network.html?showComment=1299024682285#c8927641991921610889[/quote]

Então, a pergunta foi sobre qual linguagem o site usou, eu respondi que o código é traduzido de PHP para C++. O Java é utilizado nas versões para Android e versões embarcadas.[/quote]
Pois aí que deixo mais uma pergunta no ar: será que o núcleo do Facebook consiste só nesse código PHP traduzido em C++? Ou será que tem mais alguma outra linguagem utilizada no núcleo?

Negativo, olha este trecho da matéria: “Mark usou diferentes linguagens para os seus diferentes serviços. PHP é usada para front-end, Erlang é usada para Chat, Java e C++ são usados em diversas áreas”, fonte da informação: http://claudivalente.blogspot.com/2010/11/o-filme-social-network.html?showComment=1299024682285#c8927641991921610889[/quote]

Então, a pergunta foi sobre qual linguagem o site usou, eu respondi que o código é traduzido de PHP para C++. O Java é utilizado nas versões para Android e versões embarcadas.[/quote]
Pois aí que deixo mais uma pergunta no ar: será que o núcleo do Facebook consiste só nesse código PHP traduzido em C++? Ou será que tem mais alguma outra linguagem utilizada no núcleo?[/quote]

Creio que deve ter muito PERL lá por trás para segurar tudo em pé, ai somente na casa das especulações.

[quote=drsmachado]Camaradas, sinceramente.
Um projeto que nasceu de um fora/toco ou do não da mulher que ele queria, já foi desenvolvido, desde o começo, com toda esta estrutura?
Certamente que não.
Começou com PHP, depois foi agregando.
Aliás, só por que o sujeito é daltônico, é que são cores azuis.[/quote]
Ele se preocupou com a escalabilidade desde o começo.

Um php compilado seria mais rapido e escálavel do que java?

Com certeza não, mas foi a alternativa que ele teve de não mexer muito na estrutura da aplicação que já tinha se consagrado e não correr risco algum.
Por que uma coisa é certa, a melhor linguagem de programação é aquela que você conhece !