Fim do Java

O tópico é sobre a plataforma Java Oracle. Mas sobre a plataforma Android, equipes mais jovens já deixam de usar linguagem Java para usar Kotlin. E no futuro Fuchsia pode substituir o Android, se livrando de todo cancer do Java. Além de freiar a bola de neve do processo da Oracle.

Mesmo assim, não creio que ele vá morrer tão cedo, pode ser que ele acabe no mesmo patamar do cobol, sem atualizações, mas com muito legado pra dar manutenção. Não importa a tecnologia, o importante é o que o cliente quer, e claro, o $$$ :slight_smile:

Foi isso que quis dizer mais acima, além de outros tópicos. Legado em Java é enorme, quanto a isso é indiscutível.

Sei que o tópico é antigo, mas o assunto está muito atual com as novas distribuições e mudanças na forma de se pensar o Java.

Nunca pensei que fosse postar isso um dia, mas estou tendo problemas com alguns aplicativos comerciais que foram todos feitos em JavaFX. Acreditamos que seria uma nova maneira de programar, com alta compatibilidade não apenas entre plataformas, mas entre dispositivos, como TVs, celulares e outros dispositivos de mídia diversos. Erramos!

Para darmos prosseguimento aos nossos sistemas teremos de reconstruir tudo novamente, visto que o JavaFX foi definitivamente abandonado pela Oracle. Desse modo, temos duas opções:

  1. Reescrever tudo com Java/Maven, tentando corrigir os inúmeros conflitos que estão ocorrendo, por exemplo, entre o JasperReports e o Java 12 nesse momento (até então não solucionado).

  2. Reescrever todo o sistema para browser, como por exemplo em PHP, garantindo com isso a idéia de multiplataforma, inclusive com melhor renderização do que Java (exemplo: rodar java no windows não fica exatamente igual o linux, as fontes mudam de tamanho, é extremamente trabalhoso arrumar tudo!!).

Ao meu ver, a 2ª opção é a mais viável, visto que nosso sistema utiliza muitas tabelas. Em PHP montamos tabelas 5x mais rápido do que em Java, além do CSS em PHP já estar bem definido, a linguagem ser melhor definida, com poucas atualizações, CSS e javascript bem definido, com pouquíssimas mudanças comprometedoras ao longo dos anos, além do fato de por si só já ser gratuita, diferente do Java que, acredito eu, tende a caminhar para o fim, ou próximo disso, após as decisões empresariais e capitalistas da Oracle.
A melhor opção será realmente migrar para PHP, facilitando muito a atualização dos sistemas (não preciso atualizar o Java em cada uma das máquinas, não preciso instalar “cliente” em cada uma delas e corrigir variáveis de sistema em cada uma delas). Pelo menos no nosso caso o futuro é certo: rumo ao PHP!

Com certeza, com o fim da gratuidade do Java, teremos nos próximos anos uma mudança na vertente da programação em todo o mundo. É um estímulo para que novas linguagens sejam criadas, repensadas e aprimoradas. Acredito, eu, ser o início de uma nova era no mundo da programação!

Se for web não muda nada.

Desenvolveu pra web com JavaFX?

Se for web não precisa.

Isso pode ser do framework e não da linguagem, que framework seria esse?

Você esta pensando em refazer todo o sistema e ainda seguir a estrutura monolitica?

Segunda opção. Para quem conhece algo melhor, não tem pq usar Java para novas aplicações. Além de PHP, ASP.NET Core é outra ótima opção, também leve e produtivo, com a vantagem de ser compilado, ao contrário do PHP.