Formatar apenas a partição do Windows

Bom dia, boa tarde e boa noite.

Galera, atualmente tenho um dual boot na minha máquina. Uma das partições tem o Linux 16.04 se não me engano e na outra tem o Windows 10.
Queria formatar apenas a partição do Windows, sem perder nada do Linux.
Dá última vez que eu fiz, acabei perdendo os arquivos de ambos.

Conseguem me ajudar?

Vlw

Quer só formatar ou irá reinstalar alguma coisa? Manterá o sistema de arquivos NTFS?

Se você formatar com um disco do Windows, poderá perder o dual boot porque o instalador do Windows costuma reescrever a MBR (setor de inicialização, que basicamente diz quais os sistemas instalados e de onde iniciá-los).

Acredito que você consiga formatar pelo próprio Linux, usando o GParted ou similares. Costuma ser uma ferramenta simples de usar, mas dê uma pesquisada no Google para entender o processo antes de realizá-lo, pra não perder nada. Pode fazer a partir da sua própria instalação do Linux ou usando um LiveCD (de distros como SystemRescueCD).

Obviamente, recomendo fazer backup antes se possível, mesmo que só mexa na partição Windows.

Obs: como o fórum aqui é mais voltado à programação, pode ser interessante você postar em fóruns como Guia do Hardware ou Hardware.com.br.

Abraço.