Front-end, vale a pena?

Bom dia galera.

Sempre quis trabalhar com criação de sites, sempre admirei o pessoal que trabalha com isso, mas tenho visto uma galera dizendo que a área está em decadência, que está cada dia mais fácil da pessoa criar por conta própria sua página com ferramentas que facilitam muito a criação.

Pergunto a vocês, vale a pena iniciar os estudos focando em desenvolvimento de sites?
O mercado, seja freelancer ou em alguma empresa, está bom para este tipo de profissional?

Tenho medo pelo que o pessoal vem falando e gostaria da opinião de quem já está na profissão.

PS: Sei que quem é muito bom vai ter trabalho, por isso gostaria de uma opinião geral, se aquele que está começando ainda tem espaço em uma área que dizem estar difícil.

Obrigado

Boa tarde,

Vamos por partes,

1º Vale a pena iniciar os estudos focando em desenvolvimento de sites?
R: Sempre vale a pena aprender uma habilidade nova, principalmente quando se gosta disso.

2º O Mercado está bom para este tipo de profissional?
R: Isso é relativo, depende muito do profissional, se você for bom no que faz e tiver um bom portfólio nunca vai faltar trabalho.

3º Se quem ta começando tem espaço em uma área que dizem ser difícil?
R: É claro que tem lugar, um conselho, não se deixe influenciar muito pelos outros cada um com sua opinião, se é o que você quer se jogue, é um mito isso de que para ganhar dinheiro com front ou back no inicio da carreira tem que ser um Jedi.

Uma dica que te dou é ter uma boa base de html, css e javascript(lógica e orientação a objetos) e o mais importante pratique muito.

Desenvolvimento de sites tem muito pouca relação com front-end.

Falo de front pela questão de desenvolvermos as páginas web e as vezes até criar do zero, pois nem sempre temos isso definido pelo cliente.

Pagina não é um front-end, é apenas uma página. Quem cria a página é um designer.
Front-end é o navegador que vc usa pra visualizar a pagina.
Quem desenvolve o site é o desenvolvedor back-end.

Apenas uma discordância, posso até estar errado, pois a referência não é uma fonte oficial, mas creio que confiável:

Uma regra de ouro é que o lado front (ou “cliente”) é qualquer componente manipulado pelo usuário.
O código do lado servidor (ou “back-end”) reside no servidor.

Assim, a página que visualisa + seus componentes é o front-end (está do seu lado: cliente).
Pra back-end @Jonatasweb0 um bom exemplo é o PHP.

Veja o que é tendência, mundial:

O usuário não manipula a página e sim um objeto que o navegador cria baseado na pagina. O DOM é front-end porque é um componente manipulado pelo usuário.

Mas dizer que a pagina é front-end porque o DOM é uma representação da página seria o mesmo que dizer que o banco de dados é front-end porque afinal o usuário pode visualizar e manipular na tela uma lista que representa os dados no banco.

Navegando pela sua indicação eu encontrei um link mais resumido.

Como a referância aponta para as operações realizadas pelo cliente e define o cliente como uma aplicação/terminal, tudo o que a aplicação/cliente executar, inclusive a manipulação de dom é feita pelo cliente/aplicação e não cliente/pessoa/usuário.

Mas eu vou cair fora dessa discussão, por que já “briguei” com você hoje e aprendi d+ com você também.

E se alguém disser que tô errado, também não vou replicar.

Faz muito tempo que não discuto tanto. :joy::joy::joy:

Depende do teu objetivo.

Se for mercado de trabalho, veja o que pede as vagas de emprego do seu interesse ou com o que seus conhecidos da área trabalham. Mas não se restrinja a desenvolvimento de um tipo de coisa, vai ser conforme a oportunidade. Na maioria dos casos vai ser dar manutenção no que já existe. A profissão é para desenvolvimento de sistemas e não de uma onda ou outra.

Se for produto, antes de tudo precisa ter uma ideia e investimento.

1 curtida

Valeu pelas respostas galera, me esclareceram algumas (muitas) coisas.
Gostei do link recomendado @addller , :smiley:

Sobre pesquisar vagas e ver o que pedem, eu fiquei meio perdido pois para vaga front pediam JAVA, Python, PHP, conhecimento em bancos de dados e até C eu já vi pedirem.

Vou terminar uns problemas que estou enfrentando, após isso me dedicarei aos estudos da área. Mesmo com tantos negativando a escolha em grupos do whatsapp que eu participava.

Muito obrigado a todos por terem dedicado um tempinho aqui.

valeu!

São vagas full-stack. Maioria das vagas são assim mesmo, filé mignon só por indicação. Não tem mágica, resta você escolher algo para começar, de acordo com o tipo de oportunidade que julgar melhor no momento.

Não dependa da vontade gratuita de terceiros, estude por meios próprios ou pagos.