[G1] - Desative o Java para ficar mais seguro na web

[quote=getAdicted]Boa tarde,

Quando eu vi o nome da principal concorrente sendo citado, toda a credibilidade foi para o brejo. Me parece mais uma disputa comercial do que uma matéria sobre os riscos na internet.

[]'s[/quote]

foi a impressão que tive também… mas o problema não é nós vendo isso e sim clientes e etc. Esse título da matéria mesmo foi um absurdo!

Matéria tendenciosa e anti-informativa. Aproveitou o tema insegurança dos applets para denegrir uma plataforma como um todo. Fica claro que a matéria não quer ajudar ninguém, está mais para denegrir a imagem do Java pra quem não tem a mínima idéia do que é uma app rodando como applet.

Hj mais do que nunca precisamos de ter espírito crítico e selecionar muito bem nossa fontes de informação.
Foi-se o tempo do jornalismo informativo, se quisermos algo realmente imparcial precisamos procurar nossas fontes.

Um grande abraço a todos,

Sugiro ao G1 fazer uma matéria sobre os Sistemas Operacionais mais vulneráveis…

Vemos como a não obrigatoriedade do diploma de jornalismo interfere na qualidade da informação… não sei se este é o caso, mas que parece parece :?

[]'s

[quote=Sergio Lopes][quote=Loiane]Ué, o plugin de segurança (chato pra caramba) não é feito em Java? :?:
Tive que instalar isso recentemente na minha máquina para conseguir efetuar pagamentos pelo internet banking do santander.
Pensei que fosse… :oops: [/quote]

Nao tenho ideia se é em Java ou não… não instalei aquilo :slight_smile:
(aliás, tenho mais medo de instalar coisas tipo essa do Santander do que deixar Java habilitado na minha máquina hahaha)[/quote]

AI = Afirmação Idempotente!

Concordo totalmente :!:

Eu sempre achei, e continuo achando, que fosse justamente o contrário. O que é o Sandbox dos Applets então. :wink:

Pessoal usa um Sistema Operacional(Linux, MAC OS entre outros) de Verdade e um Navegador(Firefox, Chrome entre outros) de verdade, assim você vai poder navegar em sites com mais confiabilidade principalmente Internet Bank, agora IE e Windows XP não é parâmetro de segurança. Nunca tive problemas de vírus com Java no Linux!

Primeiras frases da matéria:
“O Java é uma linguagem de programação que instala um plugin em navegadores de internet. Esse plugin é o mais atacado por sites maliciosos, segundo a Microsoft.”

Poderiam ser mais discretos hein?

[quote=crfurlan]Primeiras frases da matéria:
“O Java é uma linguagem de programação que instala um plugin em navegadores de internet. Esse plugin é o mais atacado por sites maliciosos, segundo a Microsoft.”

Poderiam ser mais discretos hein?[/quote]

Quem dirá do controle activex que executa assembly diretamente. Mesmo com falhas de segurança, o applet é a melhor solução quando comparado com o primeiro citado.

Pesquisa de origem duvidosa, visto que trabalho em um grande banco e nosso Internet Banking e desenvolvido em Java.

[quote=Adelar]Vemos como a não obrigatoriedade do diploma de jornalismo interfere na qualidade da informação… não sei se este é o caso, mas que parece parece :?

[]'s[/quote]
E por qual raio de motivo o diploma de jornalismo interfere em uma matéria como essa?

[quote=Sergio Lopes]Acho que por questões de segurança não vale a pena, mas sim porque não serve pra muita coisa mesmo. Quantas vezes você precisou acessar um Site que usava Applets em pleno 2011?
[/quote]

Não contei mas uso quase todos os dias em varios sites de acompanhamento de graficos para ações preços de petroleo ouro moedas dentre muitos outros.

talvez seja o nicho financeiro que ainda esta muito ligado a applets mas com certeza devem haver outros.

Temos muitos bancos que ainda usam tambem, acho que voce deviria falar que por falta de conhecimento voce não pode citar mas eles ainda estão por ai :wink:

Acho ridiculo um cara enfatizar que uma certa linguagem prejudica certo usuários.
O Autor aborda que a segurança depende do usuário e mesmo assim faz referencias a JavaScript’s que são executados em “alguns” sites.
Ninguem colocou uma arma na sua cabeça e pediu pra vc entrar naquele site.

Defender por tese que o usuário necessita de mais cuidado a entrar em certo sites que contenham a linguagem seria uma coisa, agora solicitar desativar algo que usamos em vários sites que ao contrário de prejudicar nos beneficiam e facilitam em casos de uso e segurança é outra coisa.

Podemos usar a linguagem como queremos, o diferencial é para beneficiar ou prejudicar, então a seria uma boa dica no meu conceito, falar para não usar sites que contenham PHP como citado pela Globo recentemente.

Vida de Programador

Vamos pelo bom senso, um colunista desse nivel de TI, falar que uma linguagem como JavaScritp ser insegura, não é ser um bom profissional.
Não estou dizendo que eu sou, mais que ele precisa de mais conteudo para publica uma materia descente ele precisa.

Óbvio que nunca forum de Java todo mundo ia ficar nervosinho mesmo.

Mas como o Sérgio disse, para os usuários “comuns” (leia-se uns 80% do mercado), plugin Java é quase inútil, muitos internet bankings realmente não usam mais applets, salvos alguns casos bem específicos como de alguns home brokers, como citaram, raramente alguém vai precisar do plugin Java pra acessar algum site e muito menos ter o próprio Java instalado no computador.

Assim como o plugin do Flash, o plugin do Java para os navegadores tem vários problemas de segurança, travamentos e alto consumo de memória, mas quem prefere ficar só achando que “tão falando mal da minha linguagenzinha do coração, vou entrar no Orkut pra reclamar”, cada profissional tem sua visão né.

[]s

Será que é tão difícil assim mesmo entender que ele não falou em momento nenhum da LINGUAGEM e assim do PLUGIN que rodas nos navegadores (e runtime) dos usuários?

Daqui a pouco vem alguém falar que o cara deve ser desenvolvedor Rails.

[]s

[quote=Luiz Aguiar]Óbvio que nunca forum de Java todo mundo ia ficar nervosinho mesmo.

Mas como o Sérgio disse, para os usuários “comuns” (leia-se uns 80% do mercado), plugin Java é quase inútil, muitos internet bankings realmente não usam mais applets, salvos alguns casos bem específicos como de alguns home brokers, como citaram, raramente alguém vai precisar do plugin Java pra acessar algum site e muito menos ter o próprio Java instalado no computador.

Assim como o plugin do Flash, o plugin do Java para os navegadores tem vários problemas de segurança, travamentos e alto consumo de memória, mas quem prefere ficar só achando que “tão falando mal da minha linguagenzinha do coração, vou entrar no Orkut pra reclamar”, cada profissional tem sua visão né.

[]s[/quote]

Corcordo com você Luiz, mais ja vem citações de muito tempo sobre linguagem.
Um bom profissional não deveria “fugir” mais mostrar soluções.

Será que é tão difícil assim mesmo entender que ele não falou em momento nenhum da LINGUAGEM e assim do PLUGIN que rodas nos navegadores (e runtime) dos usuários?

Daqui a pouco vem alguém falar que o cara deve ser desenvolvedor Rails.

[]s[/quote]

Desculpe, me referi mal ao termo.

Não a Linguagem, mais ao plugin.
:wink:

Gostei de sua citação, ele não esta refere a Linguagem JAVA, isso é um ponto positivo para o texto escrito, mas acho que a materia deixa a desejar.

Ué, o plugin de segurança (chato pra caramba) não é feito em Java? :?:
Tive que instalar isso recentemente na minha máquina para conseguir efetuar pagamentos pelo internet banking do santander.
Pensei que fosse… :oops: [/quote]

Se não me engano, pra PJ precisa de Java, pra PF não.

No mais, a pesquisa que diz que o IE9 é o mais seguro, é uma pesquisa paga. Assim como quando saiu o antivírus da MS e publicaram uma pesquisa paga dizendo que era o que tinha melhor detecção - e era mentira, pesquisas não-pagas mostraram que ele era apenas razoável, mas os sites não cansaram de mostrar a pesquisa paga.

Applet tem sua porção de insegurança sim, afinal aqui em casa minha esposa pegou um vírus que exibia uma janela de segurança de um applet falsamente assinado por “Adobe Flash”, que redirecionava todo meu acesso ao Santander pra uma página pishing. O “average joe” aceita as condições dos applets assinados e boa.

Mas o engraçado é a MS falar disso, já que o ActiveX… bem, não preciso comentar, né?

E sobre “ninguém usa applet em 2011”, acredito que não tenha ouvido falar do Minecraft :smiley:

Será que é tão difícil assim mesmo entender que ele não falou em momento nenhum da LINGUAGEM e assim do PLUGIN que rodas nos navegadores (e runtime) dos usuários?

Daqui a pouco vem alguém falar que o cara deve ser desenvolvedor Rails.

[]s[/quote]

Luiz, para quem é do mercado fica coerente sua proposição, o problema é que quem não é “(leia-se uns 80% do mercado)”, lê frases como:

[list]“desative o Java para ficar mais seguro na web”.[/list]
[list]“O Java é uma linguagem de programação que instala um plugin em navegadores de internet. Esse plugin é o mais atacado por sites maliciosos,…”.[/list]
[list]“O Java é um software nada amigável para o usuário que possui falhas de segurança na programação e também na forma que ele é apresentado para o usuário”.[/list]

e fica achando tudo que é relacionado com Java “não é coisa boa”, como o colega Mateus muito oportunamente exemplificou nesta ótima charge.

Acho justo a comunidade ficar insatisfeita com a matéria.

[]s

Nao entendo como tem gente que ainda le artigos de TI em sites como Globo, UOL, e revistas tipo Info Exame!!!

Pelo amor de Deus, essas revistas soh escrevem merda, os artigos sao escritos por jornalistas que soh sabem ligar o computador e usar word pra escrever os arquivos lixos deles.

//Daniel