[G1] - Desative o Java para ficar mais seguro na web

Exatamente, e tentar ganhar ‘audiência’ como alguma ‘polêmica’.
Mas enfim, eu, como programador Java, to pouco me importando com essa matéria mesmo. Tenho que concordar que os plugins Flash e Java para browsers não são coisas muito boas não.

Será que é tão difícil assim mesmo entender que ele não falou em momento nenhum da LINGUAGEM e assim do PLUGIN que rodas nos navegadores (e runtime) dos usuários?

Daqui a pouco vem alguém falar que o cara deve ser desenvolvedor Rails.

[]s[/quote]

Luiz, para quem é do mercado fica coerente sua proposição, o problema é que quem não é “(leia-se uns 80% do mercado)”, lê frases como:

[list]“desative o Java para ficar mais seguro na web”.[/list]
[list]“O Java é uma linguagem de programação que instala um plugin em navegadores de internet. Esse plugin é o mais atacado por sites maliciosos,…”.[/list]
[list]“O Java é um software nada amigável para o usuário que possui falhas de segurança na programação e também na forma que ele é apresentado para o usuário”.[/list]

e fica achando tudo que é relacionado com Java “não é coisa boa”, como o colega Mateus muito oportunamente exemplificou nesta ótima charge.

Acho justo a comunidade ficar insatisfeita com a matéria.

[]s[/quote]

Boa argumetação, cbs_sp,
queria enfatizar que meu ponto era esse mesmo de cbs_sp, o do usuário que le uma matéria desse nivel.
Isso seria uma redação que não expoe os pontos de segurança, so critica as falhas do plugin(consequentemente a linguagem em relação ao mesmo).
Aliás, que não somente o Plugin JAVA expõe, há muitos outros que trazem falhas semelhantes.

[quote=guilhermevh]Simplesmente ridículo essa matéria.
Uma coisa é falar do Applet em Java, outra você falar de uma plataforma inteira como foi abordada.

[]z[/quote]

Acho que a intenção não era de referir a plataforma inteira. Citaram apenas como “Java” pra ficar mais simples para leitores leigos.

Certo que algumas páginas web podem conter applets maliciosos, mas acho que antes de infecções por plug-ins, e-mails contendo links maliciosos infectam bem mais usuários.

A oracle é uma empresa fantastica, ela vai descobrir uma forma de contornar isso.

Quem conhece a Oracle e a comunidade JAVA sabe o quanto a Oracle e a comunidade JAVA são fantásticas

http://www.java.net/

é sei nao viu… realmente o autor do artigo é defensor de windows e ie,
porem, alguns site que necessitam de um pouco mais de segurança usam
java, pelo menos no teclado virtual ou em qualquer outra coisa.
eu acho muito pouco provavel que desativa-lo possa trazer mais segurança.

A Globo é uma piada. Vocês não viram a “imagem” do usuário de maconha que ela mostrou na novela?

Acho que este post se aplica não só a applets, mas para o flash também e principalmente para componentes ActiveX da microsoft que funciona semelhante aos applets.

[quote=Luiz Aguiar]Óbvio que nunca forum de Java todo mundo ia ficar nervosinho mesmo.

Mas como o Sérgio disse, para os usuários “comuns” (leia-se uns 80% do mercado), plugin Java é quase inútil, muitos internet bankings realmente não usam mais applets, salvos alguns casos bem específicos como de alguns home brokers, como citaram, raramente alguém vai precisar do plugin Java pra acessar algum site e muito menos ter o próprio Java instalado no computador.

Assim como o plugin do Flash, o plugin do Java para os navegadores tem vários problemas de segurança, travamentos e alto consumo de memória, mas quem prefere ficar só achando que “tão falando mal da minha linguagenzinha do coração, vou entrar no Orkut pra reclamar”, cada profissional tem sua visão né.

[]s[/quote]

Concordo com a parte dos usuário leigos, mas aqui na empresa temos convênios com todos os bancos possíveis se eu desabilitar o java vai parar a metade dos bancos ou mais com certeza.

O título dessa reportagem apela um pouco, pois o problema é com applets java.

Esse autor escreveu umas pérolas:

  • “Porém, a maioria dos bancos não usa mais o Java.”. Será???

  • “O Java tem um ícone no Painel de Controle e na opção “Avançado” há botões para desativar o Java no Internet Explorer e no Firefox. Mas não perca seu tempo. As opções não funcionam! Na verdade, elas funcionam, mas depende de fatores “misteriosos””. Soh o que me faltava Java agora adotou a prática do ocultismo - Aff.

deve ter sido a sun quem projetou o activex / ou o c#

:twisted:

Que massa, agora a globo realmente conseguiu o limite do ridículo.
Como o Luiz falou, “numa comunidadade java todo mundo fica nervosinho”. Cara, se eu visse o colunista garanto que eu quebrava todos ossos do sujeito.rssss.
Brincadeiras a parte, é totalmente suspeita a reportagem. Tocaram num ponto generalzando toda tecnolçogia. É pra tentar queimar mesmo.Só que venhamos e convenhamos que quem le isso não influenciará na opção dos bancos decidirem o que usar. java é a melhor linguagem do mundo pra todos os bancos quando se fala em baixa plataforma.Ponto final.
Não dá nada essa reportagem! fiquem tranqulos!

Não utilizar tal tecnologia, por razões x… segundo o seu maior concorrente ???
Devemos encarar isso como uma notícia ou propraganda ?

Só o fato de citar como fonte um dos principais concorrentes, isso por si só ja traria dúvidas sobre a credibilidade da notícia. É fato que nos dias de hoje qualquer dispositivo que utilize algum software embarcado, corre o risco de ter sua vulmerabilidade explorada, isso vai de celulares a grandes sites corporativos e com o Java não é diferente.
Mais dai a sugerir a desativação do Java, isso sim é muito estranho…
Ninguem pede pra desativar o Windows pelo grande numero de virús que existem, se aconselha no máximo á utilizar algum anti-virus.
Para nós da que trabalhamos com a plataforma fica claro o sentido tendencioso da mesma, mais como citado aqui, a grande maioria das pessoas que se beneficiam da plataforma Java, não tem grande conhecimento sobre o seu funcionamento, e nem precisam (querem apenas acessarem seu banco, ect.)

É justo defendermos a plataforma numa cituação como esta, principalmente quando se é divulgada uma nóticia tão pobre e pouco esclarecedora como essa.

“Podemos dizer muitas mentiras, falando só a verdade”

[quote=neófito][quote=Adelar]Vemos como a não obrigatoriedade do diploma de jornalismo interfere na qualidade da informação… não sei se este é o caso, mas que parece parece :?

[]'s[/quote]
E por qual raio de motivo o diploma de jornalismo interfere em uma matéria como essa?[/quote]
O jornalismo deve prestar informação de qualidade e imparcial, da mesma forma que devemos desenvolver sistemas que não prejudiquem nossos clientes, que são coisas primordiais a serem aprendidas. Pode ser que o profissional tenha estas características, mas tendo estudado pelo menos se deduz que ele deve ter uma visão de quão importante isto é.

O jornalista é o cirurgião da opinião pública. Teria coragem de ser operado por um cirurgião sem diploma?

Não só o artigo é extremamente tendencioso como parece ter sido escrito por uma criança de 13 anos de idade, tamanha é a falta de contexto e objetividade.
As repetições no textos chegam a tornar dolorosa a leitura.
Não por conta das argumentações, mas o texto em sua essência é pessimamente escrito.

Claro, se o autor do texto fosse programador java esse estaria muito mais bem escrito (para os desavisados de plantão, isso foi sarcasmo).

[quote=Adelar][quote=neófito][quote=Adelar]Vemos como a não obrigatoriedade do diploma de jornalismo interfere na qualidade da informação… não sei se este é o caso, mas que parece parece :?

[]'s[/quote]
E por qual raio de motivo o diploma de jornalismo interfere em uma matéria como essa?[/quote]
O jornalismo deve prestar informação de qualidade e imparcial, da mesma forma que devemos desenvolver sistemas que não prejudiquem nossos clientes, que são coisas primordiais a serem aprendidas. Pode ser que o profissional tenha estas características, mas tendo estudado pelo menos se deduz que ele deve ter uma visão de quão importante isto é.

O jornalista é o cirurgião da opinião pública. Teria coragem de ser operado por um cirurgião sem diploma?

[/quote]

Diploma não prova absolutamente nada.
Não duvido que o autor que escarrou aquele artigo tenha um. Ou dois.

[quote=Tchello][quote=Adelar][quote=neófito][quote=Adelar]Vemos como a não obrigatoriedade do diploma de jornalismo interfere na qualidade da informação… não sei se este é o caso, mas que parece parece :?

[]'s[/quote]
E por qual raio de motivo o diploma de jornalismo interfere em uma matéria como essa?[/quote]
O jornalismo deve prestar informação de qualidade e imparcial, da mesma forma que devemos desenvolver sistemas que não prejudiquem nossos clientes, que são coisas primordiais a serem aprendidas. Pode ser que o profissional tenha estas características, mas tendo estudado pelo menos se deduz que ele deve ter uma visão de quão importante isto é.

O jornalista é o cirurgião da opinião pública. Teria coragem de ser operado por um cirurgião sem diploma?

[/quote]

Diploma não prova absolutamente nada.
Não duvido que o autor que escarrou aquele artigo tenha um. Ou dois.[/quote]
Isto é, mas depende muito do profissional. Mas acho que deveria ser algo obrigatório, assim como na nossa área. Não uma legislação qualquer que faça desmerecer os que já atuam sem, mas uma que coloque “ordem na casa”.

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/08/entenda-por-que-desativar-o-plugin-do-java-ajuda-seguranca.html

G1 bombando em acessos.

att,

Engraçado a globo falar isso e termos um site bancario brasileiro que é referencia em segurança usando applet para acesso de conta online…

francamente.

A Microsoft é concorrente do Java, mas dados estão consistentes

Há muitos sites maliciosos explorando o plugin do Java ? esse é um dos argumentos da coluna. Muitos desenvolvedores criticaram a coluna por usar uma informação da Microsoft dizendo que o plugin do Java é hoje o componente mais atacado em sites maliciosos da web. A Microsoft é desenvolvedora da tecnologia .Net que, em várias situações, concorre diretamente com o Java. Haveria, portanto, um conflito de interesse.

Os dados da Microsoft são parecidos com os de outras empresas. A Kaspersky Lab lançou estatísticas no início de agosto mostrando que o Java é o terceiro mais atacado, atrás do Internet Explorer e do Adobe Reader. A Kaspersky ainda adicionou que ?códigos maliciosos em Java [applets] são a maneira mais fácil de burlar as proteções do sistema operacional?.