Graduação de Nutrição combina com desenvolvimento de sistemas?

Acho que você deveria continuar investindo em trabalhos freelance. Eu, mesmo tendo um trabalho efetivo como programador, penso futuramente em trabalhar como freelance justamente por causa da idade. Não acredito que ficarei onde estou até me aposentar, então um dia estarei sem emprego e com uma idade já avançada pra nossa área (sim, infelizmente as empresas dão preferência pra pessoas mais jovens).

Há inúmeros sites que ofertam trabalhos freelance, e pode crer que muita gente vive só disso (e muito bem, por sinal).

Eu aconselho o seguinte: já que é difícil encontrar trabalho efetivo como programador por conta da idade, local onde mora, entre outros fatores, faça um levantamento nos sites que ofertam trabalhos freelance pra programador e veja quais tecnologias/linguagens se sobressaem. Foque seus estudos em tais tecnologias/linguagens.

Não desista tão fácil se esse é realmente o caminho que quer trilhar.

3 curtidas

Levando em conta que muito programador se alimenta mal, por que você não cria aulas de nutrição para programadores?

Quando a maioria do software instalado no meu computador tiver sido desenvolvido por jovens, aí sim começo ficar preocupado. Até lá… quem liga para o que as empresas da região preferem contratar?
Elas estarão fora do mercado anos ou décadas antes de me aposentar mesmo. kkkk

O mesmo vale pra você e sua empresa… a menos que trabalhe pro governo. :wink:

obrigado pelo comentário

Saiu uma matéria do site EXAME com o título “O desafio de conseguir emprego em tecnologia depois dos 40”, te recomendo a dar uma lida. É fato que as empresas de tecnologia (maioria) se importam com a idade do programador, pensa então se for alguém com quase 40 anos que nunca trabalhou na área?

“Quem liga para o que as empresas da região preferem contratar?”

R: pessoas que estão em busca de um emprego.

“Elas estarão fora do mercado anos ou décadas antes de me aposentar mesmo”

Não sei qual o fundamento dessa sua afirmação mas pra mim não faz sentido.

Eu concordo plenamente com você, só não comentei nada porque eu não tinha como fundamentar minha resposta, queria dá uma resposta amigável porque o @pfk66 porque ele tem temperamento forte baseado na colaboração que ele tem feito desde de 2015, ele é um pouco nervoso, se bate de frente com ele é capaz de criar uma postagem em uma polêmica.

Empresas não se importam com a idade, mas se importam com demografia.
A primeira geração a crescer com computadores está com 30-35 anos. A geração com 40 anos já era quase adulta quando computadores começaram a serem acessíveis no Brasil.
Portanto, é óbvio que vai ser mais difícil pra quem tem +40 anos, competir no mercado de hoje.
Mas daqui 5-10 anos, a geração que hoje tem 30-35 vai estar em alta demanda.

A tecnologia é a mesma no mundo inteiro. Então mesmo quando as empresas da minha região fecharem, ainda posso arrumar emprego remoto ou criar soluções para clientes de fora.

Não conheço nenhuma empresa de tecnologia com mais de 10 anos na minha região, você conhece alguma na sua?

1 curtida

Conheço, e muitas. Talvez você viva em outro planeta.

1 curtida

Pode citar alguma?

Posso. Manda seu e-mail que te envio uma relação de várias empresas. Não vou expor nome de empresa aqui.

1 curtida

Não entendi. Você não quer expor as empresas de tecnologia que sobreviveram por mais de 10 anos?

ps: de fato a minha cidade, como muitas desse imenso país, é um planeta distante de empresa de tecnologia. Mas por outro lado, tenho praia e recebo em dólar, então tá tudo certo. rs

Não quero expor. Mas te garanto que aqui na minha região tem muitas. Se não quiser acreditar, paciência. =)

Tem 10 anos de mercado e são desconhecidas/secretas? :confused:

Conhece o Google? Lá você vai encontrar milhares de empresas de tecnologia com mais de 10 anos de atividade. Mas se ainda quiser, manda seu e-mail que lhe passo aquelas perto da onde eu moro.

msg privada então?

Tua insistência venceu.

N&L, Trace Sistemas, Focco, TOTVS, Keyworks, HOS, TDS… Precisa de mais alguma?

Realmente não sei em que mundo você vive (ou eu vivo em outro mundo, sei lá…).

quer apostar quanto que ele vai dizer que essas empresas não são de tecnologia ?

Quer apostar quanto que elas não existem mais quando você se aposentar?

Esse cara é teimoso, PQP! E arrogante…

1 curtida
1 curtida