Icone para instalador

Pessoal estou criando um instalador de sistema em java com o inno setup porem ele cria normal o icone do sistema na area de trab la eu posso mudr o icone do java por outro icone qualquer mas como faço para meu icone ficar padrao desd a instalaçao sem que eu precise ficar mudando?

muda qual icone?
se for do JFrame, é usando uma imagem… Se for da aplicação não dá, só se for um atalho.

Nao da? Mas ja vi alguns sistemas em java q nao tinha o icone do java e sim outro icone tanto no atalho da area de trab quant na barra de tarefas… deixando claro q. Nao eatou falando de aplicaçoes ainda na ide e sim ja na implantaçao do sistema…

Rapaix… Deve dar… Só que não encontrei um modo ainda. kk
Já perguntei isso mesmo aqui no GUJ, mas ninguém me disse nada… Eu uso também o innosetup, só que eu realmente não sei como fazer pra mudar aquele icone default do java. Sei mudar o icone do JFrame, mas do Java em si, aquele, da minha aplicação, o jar que vai pro pc do cliente, sei não.

Se conseguir, posta aí, porque até eu to curioso com isso

Já fiz isso só que não tenho mais os fontes do inno lembro que usei uma imagem .bmp que tbm pode ser usada como ícone no windows.

você está criando o instalador com o próprio netbeans? tem uma opção nele agora pra isso: https://netbeans.org/kb/docs/java/native_pkg_pt_BR.html

Não, não uso o Netbeans, uso o Eclipse.

Na documentação do inno setup você encontra algo sobre isso em:
Script Format Overview -> [Icons] section
http://www.jrsoftware.org/ishelp/

Também estou com essa duvida @Alancarloscesar tentando aqui mas ainda não obtive resultados…:slight_smile:

pois é @DeveloperS também não obtive ainda mas estou tentando ainda aqui mas sem sucesso ainda

Nunca havia usado o Inno Setup, mas decidi pesquisar sobre sua dúvida, espero que eu tenha entendido seu problema direito.

Quando você compila um script com o Inno Setup ele gera um arquivo chamado setup.exe. O que você quer é mudar o ícone padrão deste arquivo?

Se for isso eu não consegui de forma automática. A única coisa que eu consegui foi mudar o ícone que fica na barra de título do instalador.

Para fazer isso bastou adicionar isso na seção [Setup]:

SetupIconFile=icon.ico

Lembrando que tô considerando que o ícone está na mesma pasta que o script.

Contudo, se o que você quer é, que ao instalar seu programa, o instalador já crie os ícones na área de trabalho, barra de tarefas, no menu iniciar, etc… E você quer escolher qual é este ícone… Aí eu posso te ajudar.

Na seção [Icons] basta você usar isto:

Name: "{commondesktop}\My Amazing Program"; Filename: "{app}\MyAmazingProgram.jar"; IconFilename: "{app}\icon.ico"
Name: "{group}\My Amazing Program"; Filename: "{app}\MyAmazingProgram.jar"; IconFilename: "{app}\icon.ico"
  • Name é o nome do seu atalho, simples;
  • Filename é o target do atalho a ser criado, no caso aponta pra um .jar;
  • IconFilename é o ícone usado no atalho à sua escolha.

A parte {commondesktop} diz que o atalho será criado na área de trabalho. A {group} criar uma pasta no menu iniciar também com um atalho.

Vou anexar o .zip do projeto que usei para testar. Criei dois scripts build.bat e clean.bat. Para preparar o projeto basta rodar o build.bat e depois compilar o script do Inno Setup. Tô usando Windows, se usar plataforma diferente você não terá dificuldade para adaptar.

Espero ter ajudado.

MyAmazingProgram.zip (6.3 KB)

1 curtida

Muito obg pela resposta @wldomiciano mas o meu não dar certo ele não cria nada no meu atalho na Àrea de trabalho e quando executa ele fika com o icone padrao do java…

e esses arquivos .bat pode ser ai o problema pois não entendi essa parte…

obs: meu icone e .jar esta na pasta "projetos"que está na Àrea de Trabalho segue meu script …
script_2.iss (1.8 KB)

Ei, @Alancarloscesar, é dificil dizer qual seu problema, mas analizando seu script vi um erro na seção [Icons] no parametro IconFilename.

[Icons]
Name: "{commonprograms}\SISGAE_APP"; Filename: "{app}\SISGAE_SISTEMA.jar"; IconFilename: "{app}\C:\Users\José Romão\Desktop\projeto\iconeSISGAE.ico"
Name: "{group}\SISGAE_APP"; Filename: "{app}\SISGAE_SISTEMA.jar"; Tasks: desktopicon; IconFilename: "{app}\C:\Users\José Romão\Desktop\projeto\iconeSISGAE.ico"

Você colocou {app}\C:\Users\José Romão\Desktop\projeto\iconeSISGAE.ico. A constante {app} representa o local onde seu programa foi instalado no computador do usuário, logo, se seu programa foi instalado em C:\Meu Programa, voce está instruindo o instalador a buscar o icone em C:\Meu Programa\C:\Users.... Percebeu? Minha dica é não usar caminhos absolutos e abusar das constantes do Inno Setup.

Um exemplo é na seção [Files] onde você usa caminhos absolutos para seu .jar e seu .ico, seria melhor usar o caminho relativo ao script, entende? Para facilitar seria bom este script estar na mesma pasta do seu projeto.

Bom, pela seção [Setup] vi que seu programa será instalado, por padrão, em C:\Program Files\SISGAE_APP (porque você usou {pf}\SISGAE_APP no script ^^), certo?

Pela seção [Files] vi que seu instalador instala apenas dois arquivos e, que ao final da instalação, o usuario terá algo como isso em seu computador:

C:\Program Files\SISGAE_APP\SISGAE_SISTEMA.jar
C:\Program Files\SISGAE_APP\iconeSISGAE.ico

Minha dúvida é: Seu programa instalado fica exatamente como eu previ ali em cima? Se sim, para ter sucesso você deve modificar na seção [Icons] o parametro IconFilename para ele ficar assim:

IconFilename: "{app}\iconeSISGAE.ico"

Tendeu?

cara eu criei um novo e ficou um poco diferente vou lhe mandar o arquivo ai vou lhe dar todas as descrições p vc dar um analizada mano, to com todos os arquivos do instalador na pasta “instalar_64bits” tudo meu .jar meu icone, jre e postgreSQL ai ele vai ser instalado em “Arquivos de Programas” como você montaria esse instalador para criar o icone na area de trabalho, botão iniciar e barra de tarefas na instalação amigo? aguardo resposta e desculpa a demora a responder é que tava sem internet :smile: script_64.iss (1.9 KB)

Na seção [Icons] tá faltando dizer o nome do seu ícone. Ela deveria estar mais ou menos assim:

[Icons]
Name: {group}\{#MyAppName}; Filename: {app}\{#MyAppExeName}; IconFilename: {app}\iconeSISGAE.ico
Name: {commondesktop}\{#MyAppName}; Filename: {app}\{#MyAppExeName}; IconFilename: {app}\iconeSISGAE.ico; Tasks: desktopicon

Eu mandei meu projetinho de testes, você chegou a compilá-lo pra testar? Ele funcionou como esperado? Se sim, tá tudo certinho e você pode usar como exemplo e comparar meu .iss com o seu e ver o que tá faltando.

Uma coisa que me ajudou foi criar meu script a mão ao invés de usar o wizard para gerá-lo automaticamente.

Quanto a adicionar atalho na barra de tarefas, eu ainda não consegui fazer, até segui uns tutoriais, mas ainda não funcionou pra mim.

@wldomiciano muito obg amigo deu certo aqui não faz realmente tudo que queria mas ta valendo pelo menos ja ta criando o instalador na Àrea de Trabalho mas ainda quero tirar o simbolo do java da minha aplicação na barra de tarefas ainda não sabemos neh @wldomiciano mas vamo tentar por aqui se conseguir te aviso mas tenho outra duvida amigo:
como faço para na minha pasta do instalador no meu caso C:Programs Files/SISGAE fique um outra pasta com meu arquivos tava tentando mas ficou so os arquivos e não a pasta tipo
TENHO QUE COLOCAR UMA PASTA DE RELATORIOS
LA EM ARQUIVOS DE PROGRAMAS QUANDO INSTALO O SOFTAWARE FIKA SO OS RELATORIOS E NÃO MINHA PASTA RELATORIOS ENTENDEU?

Ok, imagine que dentro do meu projeto eu tenho uma pasta com um nome sugestivo tipo “Meus Relatórios”. Dentro desta pasta tem uma série de arquivos de texto.

MyAmazingProgram
    Meus Relatórios
        relatório_01
        relatório_02
        relatório_03

Quero que está pasta (e seu conteúdo) estejam presentes na pasta em que meu programa será instalado.

Na seção [Files] basta adicionar minha pasta assim:

[File]
Source: "Meus Relatórios\*"; DestDir: "{app}\Meus Relatórios";

Basicamente o que o trecho acima faz é dizer “Pegue todo o conteúdo desta pasta e coloque dentro desta outra pasta”.

O .iss que usei pra testar é esse:

[Setup]
AppName=My Amazing Program
AppVersion=1.0.0
DefaultDirName={sd}\My Amazing Program
DefaultGroupName=My Amazing Program
SetupIconFile=icon.ico

[Files]
Source: "MyAmazingProgram.jar"; DestDir: "{app}"
Source: "icon.ico"; DestDir: "{app}"
Source: "Meus Relatórios\*"; DestDir: "{app}\Meus Relatórios";

[Icons]
Name: "{commondesktop}\My Amazing Program"; Filename: "{app}\MyAmazingProgram.jar"; IconFilename: "{app}\icon.ico"
Name: "{group}\My Amazing Program"; Filename: "{app}\MyAmazingProgram.jar"; IconFilename: "{app}\icon.ico"

Vou deixar anexo o projetinho que criei pra ver se tudo estava funcionando. Na pasta “Output” já está o instalador compilado, basta executá-lo e ver se funcionou. Faça modificações, teste e tente pesquisar como criar seus scripts a mão ao invés de usar o wizard, dá pra aprender muito assim.

Outra coisa, use a documentação oficial, foi lá que achei a resposta pra sua pergunta, segue o link:

File Section Docs

E sobre mudar o icone na barra de tarefas. Acho que criar um atalho lá é mais dificil, não consegui fazer, mas sobre mudar o icone da aplicação enquanto ela estiver sendo executada, talvez dê pra fazer e é pelo próprio Java, mas não pesquisei o suficiente, então ainda não consegui fazer ^^

MyAmazingProgram.zip (295.7 KB)

1 curtida

Muito obg de novo @wldomiciano deu tudo certinho aqui amigo mas não ta dando pra colocar o topico como resolvido…

1 curtida

alancar você não precisa programar caso queira botar ícone em instalador/programa use o winrar ele faz isso também eu vi um vídeo no youtube ensinando a fazer e muito fácil fica a dica.

manda o link do video ai @Michaelsiernandes se der hehe :slight_smile: