Ideias para um web server

Eu estava me perguntando certo dia, como criar um web server com java, digo no sentido tipo um Apache onde você pode enviar arquivos html, php, cgi, jsp etc para o cliente no navegador. Eu tenho uma ideia de sockets porém nao sei como fazer para lidar com requisições e respostas HTTP. Então se alguem souber ou ter uma ideia boa que eu possa usar ficaria muito grato :smiley:

Todo webserver é, basicamente, um socket server.
A pergunta é: qual a razão para você precisar criar um novo web server?
Os que existem não te atendem?
O objetivo é adquirir conhecimento?

Os dois para falar a verdade, o problema são as requisições e respostas do HTTP que eu não faço nem ideia de como usar :confused:

Como o @Luis_Augusto_Santos falou tem que deixar mais claro qual teu objetivo. Em relação a criar “web server” tipo apache não posso te ajudar pois nunca precisei criar. Comece estudando sobre o protocolo HTTP. Em relação a implementar requisições e respostas via HTTP, seria em qual plataforma de desenvolvimento? Você colocou as tags java e php. Se for em Java comece por aqui: https://www.caelum.com.br/apostila-java-web e no momento de criar algo real poderá usar por exemplo: https://spring.io/guides/gs/spring-boot/

1 curtida

Você precisará, primeiro, estudar o funcionamento do protocolo HTTP. Talvez, ir além e estudar a pilha TCP/IP e, até mesmo, UDP (se conhece socket, já ouviu falar de datagrama).
Isso tudo irá interferir e, ao mesmo tempo, depender do que você precisa ou quer fazer.