Identificar retas em imagem

Oi, sou iniciante em programação e preciso fazer um programa que identifique retas na imagem que vou receber de entrada, mas não faço ideia de como fazê-lo. Espero que possam me ajudar.

Olá,
dê uma olhada:
OpenCV
é a API que permite fazer, tem pra java tbm.

Obs.: o fato de ser iniciante e se aventurar em um desafio desses, pode ser bem problemático, pois isso já causa muita dor de cabeça até em programadores experientes.

2 curtidas

Muito obrigada Rodrigo_Void! Eu dei uma olhada prévia na OpenCV.
Mas minha orientadora disse que devo utilizar pixel-a-pixel para transformar a imagem em um grafo, como se cada pixel fosse um vértice, porém ainda não consegui compreender muito bem sobre este, se possuir alguma dica sobre isto eu agradeço imensamente.

Obs.: Digamos que ainda não domino muito coisa de programação, tenho muito a aprender! Mas vou continuar tentando.

Olha se vc é iniciante não creio que vá conseguir resolver este problema pois demanda domínio em alguns assuntos de programação e matemática, inclusive. Se sua orientadora te pediu esse desafio ela deve estar tentando fazer vc raciocinar em como faria (como ser humano) para então criar um algoritmo a partir disso.
Agora se foi vc quem se prontificou a fazer esse desafio, nesse caso acho melhor começar com coisas mais básicas (básico do básico mesmo, senão n tem jeito).

1 curtida

:fearful: “CREM DEUS PAI…” Boa sorte.

Se ela pediu pixel-a-pixel, provavelmente é para encontrar somente retas na horizontal e vertical.
Você não nos informou isso.
Então dá pra você se aventurar e bolar os algoritmos.
Exemplo de como você identificaria uma linha horizontal:
Você teria que saber qual é a cor de fundo da região;
Vai avançando 1 pixel em X e verificando se a cor do pixel é diferente da cor de fundo;
Se o próximo pixel tiver a mesma cor que o anterior, já será uma reta de dois pixels;
E vai seguindo essa lógica até encontrar novamente o pixel com a cor de fundo;
Também terá de verificar se o pixel acima é abaixo possui a cor de fundo.

Boa sorte.

Sim, assusta um pouco… Mas obrigada mais uma vez! Vou continuar tentando.