Ingressar no mercado de trabalho

Fala galera, tranquilo?

Estou no último semestre do curso de sistemas de informação e queria um conselho e opinião de vocês.

Na contra mão da maioria da turma, eu gosto da área de programação (sim, a minoria gosta ou trabalha com isso). Porém o conteúdo de programação transmitido na faculdade
está longe de ser o ideal para o que as vagas pedem. Meu curso todo foi java, aprendi OO, servlet, um pouco de java EE e android. Consigo me virar em css e html (Estou longe de ser um ninja nessas tecnologias citadas, mas consigo fazer algo).

Por conta propria dei uma olhada em PHP com codeigniter e python + django, mas não me aprofundei em nenhum deles. Porém depois de dar uma brincada com essas tecnologias, achei as coisas muito mais simples do que no java, com isso me deu uma desanimada em estudar java novamente.

Minha dúvida: O que eu faço? Eu não estou no mercado de trabalho ainda, gostaria da opinião de vocês em o que eu devo estudar e focar para ingressar no mercado, sou de SP e tenho 23 anos.

Eu realmente estou perdido em como proceder, já faz um tempinho que não programo nada, por relaxo mesmo e pelas matérias de programação terem acabado no 6° semestre.

Não sei se importa, mas eu acho mobile bem interessante. Pra ser mais específico swift, mas será que vale a pena me dedicar exclusivamente a ela?

Valeu. Feliz ano novo!

Se seu foco é entrar no mercado de trabalho logo, eu investiria em Java ou .NET. O Python e o Swift são legais mas mais desafiadores pra voce arrumar um emprego agora. Podem ser boas areas pra investir num 2o momento, depois que ja tiver se estabelecido.

E investir em Front-end / Web independente da lingugem que for. Saber bem HTML, CSS e JavaScript hoje é obrigatório.

Se gosta de mobilem uma ideia seria seguir em Java para Web por causa das oportundiades, mas estudar um pouco de Android por diversão.

4 curtidas

Obrigado pela resposta Sergio.
Aceito mais opiniões!

Obrigado

Se quer ser um drone corporativo, estude Java, .net.
Se quer ser um free lance, estude JavaScript.
Se quer ser um profissional na área mais quente nos próximos 10 anos, estude móbile e desenvolvimentos de apps.

Swift por compreender móbile, especialmente apps voltados para usuários de alto padrão, é uma ótima opção de mercado!

1 curtida

Valeu pfk66!

Talvez seja uma boa opção eu aproveitar o pouco que eu conheço de java e estudar spring/ejb ou será que vale a pena começar do 0 em .net? Minha ideia no momento é realmente entrar no mercado.

Mas com certeza depois de uns meses vou começar a estudar mobile.

Obrigado e aceito mais opiniões!

O mercado de trabalho, de maneira geral, está bem ruim atualmente. Mas não é só na área de TI que isso acontece, é em todos os ramos da economia.
Se você acha Java difícil, é porque nunca teve que programar em C. Ter que lidar com ponteiros e gerenciamento de memória é que é difícil de verdade.

3 curtidas

Pra ser sincero não foi nem em questão de dificuldade. Só achei as coisas bem mais ágeis em python por exemplo, do que em java.

Bom dia gansonic!!!

Se vc ainda está estudando o melhor caminho seria procurar logo um estagio em uma dessas areas q vc gostou; Tenta pesquisar algumas vagas de desenvolvedor ai na sua regiao para vc ter uma noçao de quais requisitos estao pedindo no momento, dai vc analisa o que ja sabe e estuda o que ainda nao sabe.

Comecei como estagiaria no meu atual trabalho , foi mais facil entrar no mercado por este caminho.

Abraços
Sucessooooooo!!

2 curtidas

por que acha que .net é começar do 0?

1 curtida

Boa tarde!
Então Linec, como eu to no ultimo semestre ta mais dificil pra arrumar estagio. Eu até to procurando, mas a maioria das vagas querem formação para pelo menos 12/2016 em diante :frowning:

Pfk66
Acho que do 0 foi meio exagero mesmo hahahaha, mas comparado a java seria meio que aprender tudo do começo. Você recomenda?

Obrigado !!

Eu fiz a formação Java na Caelum no ano passado,surgiu a oportunidade de um estágio em C# eu não pensei duas vezes e hoje gosto mais de .NET…Mais na verdade o que manda é você ter a base como Orientação Objetos, Design Patterns etc…A sintaxe você aprende com o tempo e o jeito de fazer as coisas na linguagem são muito parecidas e têm muita coisa já pronta no .NET eu recomendo :wink:
Eu gosto muito de Java também foi mais questão de oportunidade no meu caso hehe.

3 curtidas

Aprender uma nova linguagem orientada a objetos não seria começar do zero. Pra isso requer uma mudança de paradigma.
Mas falando da sua situação, não da pra saber o que o mercado vai querer porque não teremos mais o cenário de alguns anos atrás com um mercado dominado por uma ou duas linguagens, então quanto mais linguagens você se familiarizar melhor.

1 curtida

Inicialmente, estudaria uma linguagem como Java para a entrada no mercado de trabalho. Em paralelo, estudaria HTML, Javascript e CSS, porque muitas oportunidades hoje são para atuação com desenvolvimento de sistemas Web.

Falando em Web, não esqueça de estudar frameworks voltados ao desenvolvimento destes tipo de aplicações, como Spring MVC e VRaptor.

E claro, aprenda também criando e compartilhando seus projetos pessoais. Além de consolidar seu aprendizado, pode te ajudar em futuras entrevistas :slight_smile:

Lembre-se: o que não falta pela internet são ótimas fontes de estudo :slightly_smiling:

Qualquer coisa que precisar, só chamar :slightly_smiling:

Boa sorte e um abraço!!

2 curtidas

Se quer ganhar bem, estude Ruby. Já vi diversas vagas pra Ruby com salários exorbitantes, muito acima do que paga qualquer outra linguagem. Acho que há muita carência de programadores que saibam essa linguagem.

1 curtida

Pra ser sincero não foi nem em questão de dificuldade. Só achei as coisas bem mais ágeis em python por exemplo, do que em java.

Realmente Java não é ágil, tendo um leque de frameworks muito grande adotado no mercado. São várias frentes, onde muitas vezes a frente oficial pode não ser a melhor opção (como por exemplo JSF em aplicações web), deixando a comunidade e mercado divididos, o que complica ter foco nos estudos. Mas enfim, a plataforma Java é poderosa e bastante usada no mercado.

O .NET é mais ágil, tem ótimo mercado e em relação a estudos existe oficialmente pela dona e comunidade uma direção clara sobre o que estudar e usar para determinado tipo de aplicação.

Python apesar de relativamente poderoso ainda é encarado como “toy language” pelo mercado corporativo. Então deixaria essa opção de fora para entrar nesse mercado.

3 curtidas

Valeu pelas respostas galera! Apesar de ter um tempinho que não posto aqui, acompanhei todas as respostas.

Por enquanto resolvi aprender javascript de verdade. Quem quiser postar mais sinta-se a vontade, estarei acompanhando pois a opinião da galera aqui é muito valida.

Também gostei das respostas da galera, sao muito valiosas pra quem ta começando, deixei meu like. Haha

Eu também me aprofundei um pouquinho mais em JavaScript @gansonic, mas agora me dei conta que o uso dele com jQuery predomina no mercado, e inclusive muita coisa boa parte do pessoal nem conhece como funciona no javascript, visto as facilidades do jQuery.

Eu comecei um projetinho web simples pra treinar os meus humildes conhecimentos, e aprender mais conforme for necessário. Pra terminar depois concluindo o sistema com uma linguagem server-side.

Simpatizo com o Java e percebi que o @sergiolopes comentou sobre as oportunidades. O que acham do mercado pra Java web?

Também tenho a duvida se seria ideal começar por Java SE, ou por Java Web direto. Se por Java SE, até que ponto é legal?

Assim ja posso me preparar pra depois concluir meu projeto. Valeu galera!

1 curtida

@rafaelfs Opa valeu bro

Sobre o javascript deu pra notar que tem coisas ali que são substituídas por frameworks mesmo.
Teria como listar o que vc pegou mais firme em javascript?

To afim de partir pra angular depois, e em seguida ionic + cordova.

E sobre sua dúvida, eu iria direto para java web. Java SE pelo que andei vendo em questões de vaga já quase não existe, então se seu objetivo é treinar com o proposito de buscar vagas eu optaria pelo java web no seu projeto.

Abraços

Pessoal, Bom dia! Meu nome é Caio. Tenho uma empresa de novas mídias e projetos interativos. Fui sócio diretor comercial de uma startup que recebeu 3000K$ de aporte. Tenho mais de 6 anos de experiência como business manager, fiz scrum e design de interação. Tenho equipe de designers e procuro profissionais da área da computação para novos projetos. Aos interessados, por favor, enviar email com currículo para entrevistas no caio@xx1.com.br Cordialmente, Caio