Iniciando em IA

Qual linguagem de programação aprender pra começar trabalhar com Inteligencia artificial ? alguem teria uma trilha de aprendizagem pra IA… por onde começar oq estudar

Olha começa por Desktop, por exemplo, Java SE e C#, qual das duas você tiver mais afinidade. Indico Java pois tudo hoje utiliza java, até mesmo as naves da NASA.

Inteligência artificial envolve um conjunto de algoritmos, então você pode usar qualquer linguagem. Use a que estiver mais habituado. Pode mudar também, quando sentir a necessidade.

É difícil falar em trilha de aprendizagem no caso de IA, pois cada abordagem (busca, A*, algoritmos genéticos, redes neurais, lógica fuzzy) serve para situações distintos. A sequência de aprendizado não é linear.

Este tópico tem informações sobre livros, pode te interessar. Tem vários outros tópicos sobre o tema, você pode querer dar uma olhada.

Abraço.

O que é "A*"?

Eu recomendaria Python, porque ela já tem bastante coisa pronta. Mas como o @TerraSkilll apontou, a linguagem é o de menos. A dificuldade em IA é que, além de saber programar, você precisa pelo menos de uma base de ciência da computação e matemática, mas uma “sequência” básica seria:

  • lógica de programação
  • estruturas de dados (incluindo árvores, grafos, buscas)
  • probabilidade e estatística
  • álgebra linear
  • Tópicos em IA
    • redes neurais
    • algoritmos genéticos
    • etc.

Enfim, a área de IA é bastante ampla. Você poderia passar a vida toda estudando apenas redes neurais e não conseguiria estudar tudo. Mas sem essa base de programação e matemática fica difícil inclusive começar.

1 curtida

A* (ou A-Estrela) é um algoritmo de busca muito utilizado (e com muitas variações). As chances são grandes de você acabar estudando-o se seguir uma trilha de IA.

Abraço.

1 curtida

Eu indico o Java para trabalhar com IA, para você ter um caminho de por onde começar eu indico você aprender mais sobre o Encog, através do Encog você pode trabalhar com IA.

Com o Encog é possível fazer N coisas, desde detecção de cheiros, até detecção de padrões de escritas.

Veja sobre Encog aqui:

Muito obrigado pessoal consegui ter uma noção de onde começar.