Livro sobre Inteligência artificial

Bom Dia a todos!

Estou pensando em fazer o meu TCC sobre inteligência artificial, eu comprei um livro chamado Inteligência Artificial, Noções Gerais onde ele dá uma introdução a Sistemas Baseados em Casos, Redes Neurais e Sistemas Especialistas, mas como o livro é introdutório não tem nada prático. Alguém tem alguma bibliografia com uma abordagem mais ampla para indicar ?

Muito Obrigado.

Um colega meu usou este livro:

Inteligência Artificial - Stuart Russel, Peter Norvig

Eu tenho vontade de comprar este livro mesmo, mas eu não conheço muito sobre o assunto e ele é muito caro. Vocês teriam algum outro para indicar ?

Eu comprei esse livro em 2004. Foi muito útil para meus artigos científicos na faculdade.

juliocbq, você fez uma abordagem sobre o todo ou um tema específico, você tem este TCC em algum lugar para eu ver ?

um livro muito bom e abrangente como você precisa, que comprei na SBC 2004. A autoria deste é do pessoal do icmc usp

http://www.submarino.com.br/produto/1/184700

O que você pretende fazer com IA?

Dois livros ótimos:
Programming Game AI By Example, do Mat Buckland
AI Game Engine Programming, do Brian Schwab

Ambos com diversos programas implementados e exemplos práticos.

ViniGodoy, eu gostaria de mostrar uma boa base teórica e alguns exemplos, estes livros abordam a teoria também ?

Porque se eles forem bons e eu conseguir acompanhar eu posso fazer um tema do tipo AI voltada para jogos

Mais uma vez, muito obrigado a todos!

O GUJ é fera!

:smiley:

[quote=entanglement]Um colega meu usou este livro:

Inteligência Artificial - Stuart Russel, Peter Norvig[/quote]
Fiz minha monografia na área e uma das referências foi esse livro.
Creio que o Russel, Norvig e o Cormen et al são fundamentais para a sua biblioteca pessoal.

Nenhum desses livros tem a teoria abordada de maneira muito formal (com demonstrações matemáticas, por exemplo). Por isso, é bom ter o Russel&Norvig (recomendado ali pelo Entanglement) de complemento. Esse livro do Norvig é facilmente encontrado nas bibliotecas de faculdades.

Agora, o livro do Brian Schwab é bem detalhado e explicativo. Explica bem como funciona diversos temas de IA, com exemplos práticos, e com uma boa base teórica para iniciantes. Como é um livro sobre Engine, o autor compara muitas vezes alternativas entre si, e procura dar mais detalhes dos temas abordados, e das preocupações que um desenvolvedor de IA deve ter no geral.

O livro do Buckland é extremamente prático. Pode não ser muito formal, mas é bem divertido de ler e serve como pontapé inicial para estudar IA.
Dê uma olhada no site do autor: http://www.ai-junkie.com/

Se você gosta de IA para jogos, vai gostar de ver esses slides, feitos pelo pessoal da Valve:
Michael Booth, “The AI Systems of Left 4 Dead,” Artificial Intelligence and Interactive Digital Entertainment Conference at Stanford.

E também vai gostar de seguir os feeds desse site: http://aigamedev.com/

ViniGodoy valeu mesmo !!!

Quer ser meu orientador :lol: :lol: brincadeira…

Vou atrás agora!

Obrigado a todos que responderam o POST.

Este daqui é o melhor livro sobre o assunto.

thokk este livro me interessou bastante por ser em traduzido, ele tem exemplos e além disso não chega no mérito da matemática ?

É interessante notar que a IA clássica e a IA para jogos partem de definições diferentes de IA.

A IA para jogos tem interesse numa IA que passe ao teste de turing. Ou seja, que um humano, jogando contra a IA, não perceba que se trata de uma IA, e pense estar jogando com outro jogador. Ok, ainda estamos muito distantes disso, principalmente em se falando de desafios mais complexos.

A IA clássica já se baseia numa definição mais próxima de “Fazer o computador fazer melhor o que os humanos hoje fazem bem melhor que ele”. É a busca do raciocínio perfeito, da eficiência técnica.

Então, por exemplo, para meus alunos de IA para jogos, eu sempre proponho que eles façam dois tipos de bots. Um deles, o que não erra, usando a teoria da IA clássica (árvores de decisão, algorítmos genéticos, etc). Como o jogo proposto é geralmente de mecânica simples (Pong, por exemplo) eles não tem muita dificuldade em fazer um bot invencível.

O segundo desafio (muito pior, na minha opinião) é fazer um bot que jogue bem, mas que erre de vez em quando. E, mais importante do que isso, erre de uma maneira convincente para o jogador. Ou seja, o bot tem que mostrar sua potencialidade, mas não ser programado necessariamente para ganhar. Isso exige a simulação do reflexo humano, ou da nossa tentativa (muitas vezes frustrada) de antecipar a posição da bola sem necessariamente recorrer a um calculo matemático preciso. Também exige entender como o jogador pensa e humaniza o bot. As pessoas tendem a tentar montar um “mapa mental” de seu oponente, imaginar o que ele está pensando e, embora a máquina não seja humana, eles fazem isso para ela também.

No caso de jogos, o algoritmo que acerta sempre pode não ser desejável. Afinal, quem quer um inimigo que não perde nunca?

Quando vc chegar na metade do livro vai ver que começa a ficar bastante interessante e incentiva a pesquisar mais sobre o assunto.

Agora fiquei desapontado…eu achando que eu era melhor que a máquina, quando a máquina esta perdendo pq quer…sinistro (eu não entendo nada de IA, mas não imaginei que fosse assim)

Eu usei o livro e artigo deste cara ai. Livro muito bem escrito.

BITTENCOURT, G. ? Inteligência artificial distribuída ? I Workshop de Computação do ITA
? Instituto Tecnológico de Aeronáutica ? São José dos Campos, SP ? 1998.
BITTENCOURT, G. ? Inteligência Artificial ? Ferramentas e teorias ? 2º edição ? Editora
UFSC ? Florianópolis ? 2001.