Java API JAI

Boa noite. irei me formar daqui a 1 ano e meio no curso de analise e desenvolvimento de sistemas e estava pensando em fazer o meu tcc em java, mas porem não tenho conhecimento da linguagem ainda. Pensei em fazer um sistema de identificação de placas de veiculos que englobará o estudo de reconhecimento de caracteres, processamento de imagem digital e redes neurais artificiais. Como não tenho conhecimento sobre java, gostaria de saber se pelo tempo de faculdade que ainda tenho seria possivel aprender não somente a API JAI mas como também processamento de imagem e redes neurais?

Obrigado desde já.

Depende… quanto tempo você tem livre para estudo?
E o quão fundo você quer ir em cada tecnologia? Para você está ok só usar um RNA, ou você quer implementar uma?

E quais linguagens você já conhece? Há excelentes alternativas para essas tecnologias em C também.

Eu tenho mais ou menos 3 horas livre para estudar. Quanto as tecnologias não sei exatamente o quão fundo terei que ir em cada uma delas pois começei a dar uma olhada neste assunto esta semana e essas tecnologias são desconhecidas por mim ainda, além de que (se nada mudar na grade curricular do curso)terei que aprendê-las estudando sozinho. Por isso é que estou receoso, pelo fato de ter que aprender tantas coisas e não saber se conseguirei dar conta até o fim do curso.
Quanto as linguagens de programação, aprendi C , estou aprendendo PHP na faculdade e no meu estágio estou aprendendo Ruby on Rails. Mas ainda na faculdade iremos aprender JAVA e c#.

Sei que foge do escopo do blog um pouco, mas se voce tiver alguma experiência em reconhecimento de caracteres ou souber de de alguma outra pessoa que fez esse tipo de sistema, por favor gostaria de saber como foi a experiência.

Eu tenho alguma experiência na área sim.

Existem vários desafios no reconhecimento de caracteres de placas de carro, são eles:

  1. Encontrar a placa na foto e segmenta-la;
  2. Segmentar cada caractere da foto;