Java ou Kotlin

Comecei a estudar JAVA recentemente, tenho a intenção de fazer alguma aplicação Android para consolidar meus conhecimentos. Acontece que eu descobri que a linguagem oficial do Android agora é o Kotlin. Gostaria de saber se ainda vale a pena aprender JAVA para desenvolver em Android ou eu devo aprender Kotlin. E depois dessa mudança, ainda vale a pena continuar com o aprendizado em JAVA?

Grato pelas respostas

Se você quer se desenvolver para Android então vai para Kotlin direto.

1 curtida

A maioria das vagas de android pede conhecimento de kotlin, não sabia que agora ela era oficial, faz sentido.

Se eu fosse desenvolver para android usaria Kotlin, sim.

Errado!

Kotlin is now an official language on Android. It’s expressive, concise, and powerful. Best of all, it’s interoperable with our existing Android languages and runtime.

Fonte: https://developer.android.com/kotlin/index.html

Kotlin is now an official language on Android.

Ou seja:

Kotlin é agora uma língua oficial no Android.

Desde 2017 Kotlin passou a ser uma das linguagens com suporte oficial, juntamente com Java e C++.

1 curtida

Agora sobre Java ou Kotlin

Se quiser apenas desenvolver pra Android, entre as duas, atualmente, iria de Kotlin.

Se quisesse aprender desenvolvimento mobile, atualmente, iria de Flutter.

Desculpe, mas ainda desconheço o Flutter, poderia me explicar um pouco melhor sobre esse framework?

Resumidamente: É um framework feito pelo Google que promete a produção de um único código podendo ser compilado para Android e iOS, ele utiliza Dart para desenvolvimento.

Como eles mesmo estampam em sua página: Rápido desenvolvimento, interface expressiva e flexiva com foco em experiência nativa e performance nativa.

Eles estão no Beta, porém com o tamanho da curva de aprendizado e o fato de q sai uma atualização a cada 4 semanas, pra quem está começando acho uma boa.

Até porque, assim, não aposto minha casa nisso pois posso estar errado, mas acredito que em algum tempo tecnologias como Flutter e React-native (principalmente depois que EXPO se firmar) tomarão conta do mercado mobile.

Se quiser aprofundar um pouco: https://flutter.io/

É uma alternativa a Android nativo, mas que nem mesmo a equipe do google que trabalho no Android reconhece. Android é uma grande confusão.

haha com a web morrendo lentamente, você acha que google vai ficar olhando enquanto outros tomam controle do Android?

Google não vai deixar isso acontecer, por isso estão apostando tudo no Kotlin.

ps: Desenvolvimento híbrido sempre vai ser uma opção, e pode até ser a melhor opção para a maioria das apps. Mas não da pra “dominar o mercado mobile” apenas com software, ainda mais opensource que não tem um bom histórico com software voltado para consumidor final.

Flutter é do Google, Kotlin não (Kotlin é da JetBrains).

E ideologia do Google é basicamente, atirar pra todo lado, e esperar pra ver o que se firma no mercado.

E tomar conta não é propriamente dominar, mas sim ser a mais expressiva, maior chance de emprego, ganhos, etc…

Sim, mas como Flutter compete com Android nativo, google não vai suportar o projeto. Enquanto Kotlin é agora a linguagem oficial. Resumindo, uma tremenda confusão. rsrs

Acho que a essa altura, tudo que o desenvolvedor Android quer é não esperar 20 minutos para alterar uma linha de código e o resultado aparecer na tela.

A situação é tão lastimável que qualquer coisa que você oferecer pro desenvolvedor Android como alternativa, ele ta aceitando. Claro, se puder dominar o mundo com essa alternativa, porque não? Na tentativa de conquistar o coração do desenvolvedor Android todo tipo de promessa é válida. Mas qual a chance de uma solução híbrida baseado em opensource tomar conta do mercado mobile, sem suporte da Apple e Google? Acho muito pouco provável.

Quanto ao suporte ao Flutter a equipe de open source do Google que ficara a frente do repositório assim como a equipe de open source do Facebook fica a frente do React-native, etc…

E quanto ao suporte oficial, Flutter ainda está em Beta, ngm sabe o que acontecerá ao sair a versão oficial, até mesmo pois Flutter é um framework, a linguagem é Dart, está também do Google, e na qual esta sim o Google está investindo pesado para popularizar.

Nossa, o google adorava lançar projetos beta. Você acha que o motivo pra não ter nem um logo da empresa associado ao projeto é porque ainda está em beta?!?!

Eu discordo, na minha opinião o motivo pra não suportarem o projeto oficialmente é porque o google o ve como uma ameaça ao Android nativo.

Se você reparar, na página do framework React tem a logo do Facebook.

A pior opção em relação ao Flutter é a porcaria do Dart, é mais uma tentativa do Google emplacar a linguagem. Seria melhor terem utilizado Typescript ou ES.

Não acho que seja isso, mas sim uma decisão do Google de não vincular a marca

Pois mesmo em páginas de outros projetos open source mais conhecidos e anunciados aos quatro ventos pelo Google não levam a marca na página, por exemplo:

Dart
Go
Kubernates
TensorFlow
Nem o próprio Android

Na verdade dos que consegui lembrar apenas o Angular tem lá um Powered by Google no rodapé

E fato de como é feito o APP não importa em nada para o Google, mas sim que sejam feitos, o lucro deles está na Play Store, assim tendo APPs é o que importa, eles não ganham nada em cima nem do Android Studio, muito menos das linguagens, até por que nenhuma das oficiais é deles.

no site do Android tem (android.com).

Eu só dei uma brincada com Dart seguindo o tutorial básico do Flutter lá, mas não achei ruim não, até pelo contrário, fácil de usar pra quem tem conhecimento em JS.

Porém concordo com o TypeScript, porém sabemos como é o mercado e TypeScript sendo da Microsoft seria muito dificil isso acontecer

A página que mandei é do projeto android S.O. open source

O que vc mandou é do Android S.O. comercial do Google

Sim, não faz sentido ter uma versão comercial do site de projetos que o google não suporta. Foi isso que falei.

Individuos que trabalham no google podem suportar, mas a empresa não.