Jogo de Xadrez -Movimentacao do Bispo

Olá pessoal,estou fazendo um jogo de xadrez em java… meu problema é o seguinte

nao estou conseguindo achar uma logica para ver se o movimento do bispo eh valido!
ou seja
eu quero validar uma jogada!

observação:
as peças estao numa matriz do tipo Peca (classe criada por mim)


/*
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 * and open the template in the editor.
 */

package Pecas;

/**
 *
 * @author belitos
 */
public class Bispo extends Peca {

    public Bispo(char jogador)
    {
       super.setJogador(jogador);
    }

    public int validaMovimento(int posX, int posY)
    {
       //retorna 0 se a jogada for valida e -1 se nao for
        
       //posX e posY,canditas a nova posicao na matriz



        int oldX,oldY;  //posicao onde esta a peca no momento

        oldX=this.getX();
        oldY=this.getY();

     



        
        
        
        return -1; //jogada invalida



      
    }




}

tentaria um while de bispo[i++][j++], bispo[i++][j–], bispo[i–][j++], bispo[i–][j–], resolve… deve ter uma regra matematica que cubra isso em uma operacao só, mas dai tu vai te q quebrar mto a cabeça…

Só por curiosidade… n tinha visto teu codigo antes… Mas pq validaMovimento retorna 0 e -1? Não era + facil retornar boolean???

Brigadao!
vou tentar fazer aqui!

aa isso eh mania,pq eu ja programei muito em C e nao tem tipo boolean la

obrigado!

É bem simples a logica:

1- verifique se posX e posY estao dentro do limite do tabuleiro
2- declare duas variaveis auxiliares X e Y
3- X = | posX - oldX | //modulo
4- Y = | posY - oldY | //modulo

se X == Y //movimento valido

=)

Obrigado!

revivi o post. saiu este jogo? da para conhecer… tambem comecei um, mas ficou estacionado…
alguem tem interesse em fazer ou discutir sobre isso… tenho um iniciado.

jar xadrez atual meu, movimenta só o esquerdo de cima, peao

Raghy, dá uma lida. Esse tutorial é excelente, e explica tintim por tintim como programar um jogo de xadrez:
http://elemarjr.net/2010/12/30/escrevendo-um-engine-para-xadrez-parte-1-bitboards/
http://elemarjr.net/2010/12/30/escrevendo-um-engine-para-xadrez-parte-2-a-importncia-do-pr-processamento/
http://elemarjr.net/2011/01/02/escrevendo-um-engine-para-xadrez-parte-3-o-movimento-do-cavalo/
http://elemarjr.net/2011/01/04/escrevendo-um-engine-para-xadrez-parte-4-tempo-para-refactoring/
http://elemarjr.net/2011/01/07/escrevendo-um-engine-para-xadrez-parte-5-o-movimento-do-rei/
http://elemarjr.net/2011/01/07/escrevendo-um-engine-para-xadrez-parte-6-o-movimento-dos-pees/
http://elemarjr.net/2011/01/11/escrevendo-um-engine-para-xadrez-parte-7-o-movimento-da-torre/
http://elemarjr.net/2011/01/12/escrevendo-uma-engine-para-xadrez-parte-8-bispo-e-dama/
http://elemarjr.net/2011/01/17/escrevendo-um-engine-para-xadrez-parte-9-refactoring-e-redesign/
http://elemarjr.net/2011/01/23/escrevendo-um-engine-para-xadrez-parte-10-pieceset-side-attackmoves-rays-e-otimizaes/
http://elemarjr.net/2011/01/27/escrevendo-um-engine-para-xadrez-parte-11-mais-bitboards-xeques-e-escapadas/

opa legal. to trabalhando no matematica java. nao sei se ja viu algo por aqui… ah, vc ate me ajudou um pouco na curva da equação de 2 grau… mas ainda nao ficou perfeita, nao consegui traçar a curva ou parabola de segundo grau, com perfeição…

mas é o seguinte, do xadrez, faltou as imagens, do rar, estão neste tópico do guj, que tambem acabou tratando do mesmo assunto.
http://www.guj.com.br/java/33852-mais-um-jogo-da-velha-o-meu/2#1237811

se interessar ver o jar do xadrez com imagens, imagens na pasta c://

vou ver o tutorial sim, acho bacana…

vc ja fez jogo de xadrez, vini?

valeu.

Já fiz, foi uns dos primeiros que programei em 1998. Foi em pascal, não tenho mais os fontes.

[quote=ViniGodoy]Raghy, dá uma lida. Esse tutorial é excelente, e explica tintim por tintim como programar um jogo de xadrez:
http://elemarjr.net/2010/12/30/escrevendo-um-engine-para-xadrez-parte-1-bitboards/
http://elemarjr.net/2010/12/30/escrevendo-um-engine-para-xadrez-parte-2-a-importncia-do-pr-processamento/
http://elemarjr.net/2011/01/02/escrevendo-um-engine-para-xadrez-parte-3-o-movimento-do-cavalo/
http://elemarjr.net/2011/01/04/escrevendo-um-engine-para-xadrez-parte-4-tempo-para-refactoring/
http://elemarjr.net/2011/01/07/escrevendo-um-engine-para-xadrez-parte-5-o-movimento-do-rei/
http://elemarjr.net/2011/01/07/escrevendo-um-engine-para-xadrez-parte-6-o-movimento-dos-pees/
http://elemarjr.net/2011/01/11/escrevendo-um-engine-para-xadrez-parte-7-o-movimento-da-torre/
http://elemarjr.net/2011/01/12/escrevendo-uma-engine-para-xadrez-parte-8-bispo-e-dama/
http://elemarjr.net/2011/01/17/escrevendo-um-engine-para-xadrez-parte-9-refactoring-e-redesign/
http://elemarjr.net/2011/01/23/escrevendo-um-engine-para-xadrez-parte-10-pieceset-side-attackmoves-rays-e-otimizaes/
http://elemarjr.net/2011/01/27/escrevendo-um-engine-para-xadrez-parte-11-mais-bitboards-xeques-e-escapadas/[/quote]
Putz, como é complexo um engine. Existe um opensource chamado Crafty que é forte pra caramba.

Olá,

Meu nome é Elemar Jr. Sou o autor da serie indicada pelo Vini.

Gostaria de informar que estou retomando a serie agora e gostaria muito do feedback de vocês.
Embora minha especialidade seja .net, tenho muito respeito por Java e gostaria de trocar experiências com vocês.

Antes de tudo, obrigado.

[]s

Elemar Jr
@elemarjr

ElemarJR pARABÉNS CARA !
Vou fazer um para Android…

Gostei muito do que estou lendo…

Otimo.

666

opa voltou o tópico. to com vários jogos parados. devia montar uma empresa para fazer isto em grupo. alguém topa em fpolis?
comecei yatzi(dados,general) e o xadrez tá aí. é um desafio para mim, mas sei que não é impossível.

seria mais fácil para jogar on line, já conversei sobre protocos tcp, para conectar jogadores, isto não foi posssível, alguma solucao nesta área.

já se fosse jogar contra o micro é outro problema e os cálculos são muitos, mas seria muito interessante, mas é complexo, além de programacao, precisa todos os conhecimentos em xadrez. que apesar de tentar jogar muito em www.gametrack.com.br eu perco bastante, tb.

é isso aí levanto o tópico… testei meu xadrez jar, e as imagens no c, está funcionando. só funciona o peão preto da esquerda de quem vê. mas não sei se programei da melhor forma, acho que não, está muito confuso. aguardo interesse e apoio, ajuda, etc.

raghy Boa Tarde !

Estava pensando em fazer jogos infantis para GAlaxy TAblet da Sansung, fiquei sabendo que o governo vai comprar aos montes para escolas publicas…

abraço

jr