Joinville ou Itajaí?

Sou de São Paulo, sou casado e tenho dois filhos 3 e 7 anos, já passando informações para poderem me responder com mais clareza, gostaríamos muito de nos mudar para Santa Catarina, de preferência em Joinville ou Itajaí, para quem já morou ou mora em alguma dessas regiões, poderia nos dar umas dicas, toques ou opiniões sobre qual seria a região melhor para, conseguir empregos, criar filho e para se viver? Desde já agradeço a atenção de todos.

Joinville seria melhor para sua família. Cidade mais estruturada (maior do estado).

Em questão de emprego não sei te dizer, Joinville tem varias empresas de grande porte, porém em Itajaí tem porto né, o que gera mais empregos também.

Sou do interior de SP, mas isso é o que conheci das duas cidades.

Espero que ajude.

Abraços.

Obrigado ardenghe, já da para ir tendo uma ideia, vou juntando as informações, seja ela qual for, acredito que todas e quais quer informações serão bem vindas, pois para mudar com a família toda precisamos saber sobre tudo, escola, emprego, qualidade de vida, recepção, tudo será necessário para uma decisão, grato mesmo pelas dicas, tenha um bom dia.

Uma pergunta básica sobre tuas preferências de vida, você prefere serra ou mar…

Itajaí é uma cidade com porto e praias, então fica totalmente caótica na temporada… Creio que Joinville terá umas opções melhores pra ti, mas é bom dar uma olhada nas ofertas da tua área específica…

Boa tarde sgode, então não tenho preferência, claro que praia e mar é outra coisa, mais Joinville fica próximo né? Bom, sobre minha área não tenho uma específica, sou formado em ótica, tenho bastante bastante experiência com vendas, administrativo e financeiro, qualquer área dessas para mim estaria ótimo, estando lá empregado j resolveria meu problema´de ir embora de São Paulo, depois que conhecer a cidade, as pessoas e a cultura da região, me virava, somos de fácil adaptação, tanto de local quanto de pessoas, grato pelas informações.

Oi @fonseca122, tudo bem? É uma questão de preferência, mas como um bom joinvillense, eu lhe digo que aqui é melhor. A cidade é a mais populosa do estado e conta com boa infraestrutura. Ultimamente, temos tido bastante obras, principalmente na malha viária.

Como qualquer cidade desse Brasil, temos problemas, mas em termos gerais, eu gosto bastante de morar aqui (nasci e moro desde então). Eu vejo que o maior problema da cidade é em relação as enchentes. Por se tratar de uma cidade chuvosa, não é difícil passar por problemas deste tipo. Mas Itajaí, nesse sentido, não é tão diferente. Logo, se vir para cá, fique atento aonde vai comprar/alugar uma casa/apartamento (afinal, pode ir água na garagem do prédio, por exemplo).

No mais, temos shoppings (3), excelentes restaurantes (ótima gastronomia), o maior festival de dança do mundo (que está ocorrendo por sinal), ótimos colégios, universidade estadual (UDESC) e outra federal (UFSC), outras boas que são privadas e assim por diante. A cidade é relativamente segura, mas é sempre importante tomar os devidos cuidados.

Sobre emprego, vai depender muito das tuas pretensões e área. Aqui eu digo que temos duas áreas bem fortes, metalmecânico e de tecnologia da informação. Se for de uma destas duas (por estar no GUJ, suponho que seja de TI) e tiver experiência, não será difícil encontrar empregos.

Em resumo, eu diria que pode vir morar em Joinville tranquilamente. Não faltam pessoas que vieram de SP morar aqui (e trabalham comigo) e realmente gostam daqui. É isso, como todo lugar, tem seus prós e contras, mas em geral, é uma ótima cidade (sempre está entre as melhores do país para se viver. Em 2015, segundo a revista IstoE, ficamos em segundo lugar).

Abraços e sucesso.

Bom dia Nel tudo bem? Acredito que em poucas palavras descreveu muito bem Joinville, gostei bastante das explicações e dicas, sobre estar por aqui no Guj, foi pura sorte, foi pesquisando no Google mesmo, a um ano estudo Santa Catarina através dele, vi que é a melhor cidade para se criar filhos, tenho dois, um de 7 e o caçula de 3, queremos muito que nossos filhos não cresça aqui em São Paulo, eles merecem o melhor e sei que o melhor esta ai. Dentro desse uma ano, estamos a seis meses procurando serviço em Santa Catarina incansavelmente, todos os dias, não podemos abandonar os empregos aqui e arriscar, pois temos dois filhos totalmente dependentes. Eu conseguindo emprego pode ter certeza que estarei indo maior feliz e sabendo que logo estarei trazendo toda minha família, mais estando por aqui esta muito difícil achar de verdade.
Sou formado em Técnico em Ótica, vou começar estudar Eletrotécnica pra depois fazer Engenharia Elétrica, espero conseguir algo logo agora em Joinville, muito obrigado esclareceu bem sobre sua cidade que já amo sem mesmo estar morando por tanto estudar a região, abraço e fica com Deus!!!

Estou bem, obrigado. Que bom, fico feliz em ajudar. Há cidades próximas que também oferecem bom IDH, como Blumenau e Jaraguá do Sul. Nossa capital é interessante, mas minha recomendação seria morar na ilha (salvo se você e ou sua esposa trabalharem fora da ilha) pois se tivesse que atravessar a ponte todo santo dia para trabalhar seriam horas diárias perdidas com trânsito. O adendo que faço é o custo de vida na capital, que é alto. Não é difícil pagar acima de R$1.500 mensais de aluguel por algo “melhor” (localização e tamanho).

Continue assim, persistindo, batalhando, que no momento certo tudo vai acontecer. Só não desista, a cidade tem crescido e por consequência demandado mais profissionais. Novamente, boa sorte, sucesso e fique com Deus também.

Abraços.

Obrigado novamente, pode ter certeza que desistir não faz parte do meu cotidiano, nada se conquista esperando ou desistindo de algo que parece ser difícil, nada é difícil pra quem insiste não é mesmo.

Agora desculpe minha ignorância, pois sempre fiquei mais em finanças e ótica, o que tenho que estudar para entender de Metal Mecânico?

Infelizmente, tenho pouco conhecimento/experiência na área, sei mais de leitura superficial. De qualquer modo, engenharia mecânica (tem gratuíto aqui na UDESC, porém integral) e engenharia de produção (também na UDESC, gratuíto, noturno) são bem requisitados nesta área (e na região). Não à toa temos ambos os cursos aqui. Outro que também é bastante procurado é curso de Torneiro Mecânico. Sei que o SENAI aqui tem, mas não faço ideia de valores e afins.

Enfim, eu entendo que se quiser focar em alguma destas áreas, é pesquisar melhor mesmo pois, nesse sentido, não consigo te ajudar muito mais que acabei de citar. Um ponto que vem sendo discutido no Brasil e fortemente aqui na região é a famosa indústria 4.0. Talvez uma lida sobre também seria interessante…de qualquer forma, tente focar e não abranger muita coisa, para que consiga se especializar em algo.

Já ajudou até demais, te aluguei bem…rs Agora sei os cursos, tenho que procurar por aqui em São Paulo, onde ainda moro…rs
Muito obrigado, qualquer coisa estaremos por aqui, ou se preferir por email posso passar meu contato, sempre bom ter contato com pessoas bacanas e que moram no Sul…rs Abraço!!!

Citaram os pontos positivos, agora vou citar os pontos negativos de Joinville:
Joinville é uma cidade boa para se trabalhar e… só.
Apesar de ser a maior cidade do estado de Santa Catarina, a cidade parou no tempo, mais de 40% das ruas não possui pavimentação, aqui não tem muitas opções de lazer, o trânsito é egoísta e caótico, a violência está aumentando.

Bom dia Alphax, primeiramente obrigado pelas informações, sobre a violência, com certeza nem se compara a daqui de São Paulo, andar na rua temos que ficar sempre em alerta, pois nunca sabemos se seremos os próximos a serem assaltados, Questão de moradia sei que é melhor de se morar comparado a São Paulo, preciso mesmo trabalhar, se não gostar da cidade, podemos morar em Itajaí, sempre tem alguns bairros melhores que outros, acredito que aí não será diferente, tenha uma boa semana, abraço.

Boa tarde a todos!

@nel, venho acompanhando os seus comentários. Como o colega acima, também tenho interesse em morar no sul, estou em dúvida entre a cidade de Joinville ou Itajaí.

Sou formado em Direito, advogado. Gostaria de saber do senhor o que acha do mercado de Joinville e Itajaí para advogar? Se tiver contados de colegas da advocacia pra eu poder conversar sem compromisso, eu agradeço também.

Com relação ao custo de vida. O que acha das duas cidades?

Agradeço a atenção.

Agradeço também a participação de todos que puderem me responder.

Boa tarde @marcelladvogado, como vai?

Então, infelizmente não consigo te atualizar sobre a área de direito nesta região. Vou tentar contactar alguns advogados do meu network e se houver algum posicionamento, entro em contato.

Focando no custo de vida, eu entendo que as duas são equivalentes, salvo se você quiser frequentar praia Brava e algumas áreas mais “badaladas” de Itajaí e proximidades, que acabam por ter custo mais elevados. Particularmente, considero Joinville uma cidade mais segura, mas isso é uma opinião particular.

Creio que depende muito do seu estilo de vida. Vale estudar a área em que quer atuar e verificar a demanda em cada cidade. Se não for algo específico para praias/portos e afins, Joinville parece uma pedida mais interessante, já que estamos alcançando os 600 mil habitantes e temos vários escritórios na região.

Sei que pouco ajudei, mas espero ter colaborado um mínimo possível.
Abraços.

Olá, desculpe desenterrar o tópico, mas gostaria de saber mais sobre cidades de SC para morar. Tenho uma marca de roupas (onde terceirizo toda a produção) e pretendo me mudar pra SC, estou em duvida entre Joinville, Itajaí, Brusque e Jaraguá do Sul. O que me indicam? Sou solteiro, tenho 26 anos e relativamente baladeiro, gosto de praticar natação, tênis e academia, comer em bons restaurantes, frequentar locais mais “selecionados”, etc… Não pretendo ter carro, prefiro me locomover usando Uber, EasyTaxi, etc…