Ler arquivo TXT e separar por categoria

Boa noite, sou iniciante em java e preciso de ajuda em um trabalho acadêmico.

Meu problema é o seguinte, tenho um arquivo texto com diversos dados separados em duas categorias, ano e pais, preciso fazer com que o leitor pegue o arquivo e separe nessas categorias, pegando todos os dados de determinado ano e determinado pais e jogando em um vetor a parte, a questão é consigo fazer isso em código ou terei q criar um arquivo pra cada categoria?

Pela descrição do enunciado vc ja tem o arquivo, só tem que apresentar os valores separados em memoria acredito que não tem necessidade de gravar os arquivos de retorno, se bem que isso não deveria ser um problema pois se vc ja consegue ler informações de um arquivo salvar em um é simples também.

Eu tenho o arquivo, e consigo ler ele, mas por exemplo, preciso fazer a media de expectativa de vida de todos os países do ano de 1960
não to conseguindo limitar de pegar só os de 1960 ele faz a conta com todos os ano.

Percorra o vetor, verifique os registros que tem o ano de 1960 e calcule!

Sim, isso foi, a questão é, terei q repetir o código pra todos os anos, ou consigo fazer um método pra todos e me facilitar

Até agora você está recuperando os dados do arquivo texto e atribuindo a um vetor certo ?
Com o vetor preenchido, percorra o mesmo, verifique os países que tem ano igual a 1960, armazene em um segundo vetor e faça os cálculos que precisa!

Ok, consegui, mas como faço pra chamar o vetor em outra classe? sempre me retorna erro

1 - vc deve deixar a variavel no contexto global da classe
2 - vc deve deixar o acesso dela visivel por meio de metodo ou escopo

public class MinhaClasse{
private List minhaLista;

public void carregaLista(){
//faz a leitura do arquivo e salva na lista
}

public List getLista(){
return this.minhaLista;
}
}
//na outra classe:
MinhaClasse classeComLista = new MinhaClasse();
classeComLista.carregaLista();
List lista = classeComLista.getLista();

Depende de como você declarou o mesmo!
A maneira correta seria, declare ele na classe a qual ele deve pertencer com acesso privado, crie os métodos de acesso so vetor, ou seja, get e set, e a partir é só usar!

public class LeitorCsv {

private List minhaLista;

public void leitorCSV() {

    String arquivoCSV = "c://WorkSpace//Nova pasta//idadeMedia.txt";
    BufferedReader br = null;
    String linha = "";
    String csvDivisor = ",";
    
try {

    br = new BufferedReader(new FileReader(arquivoCSV));
    while ((linha = br.readLine()) != null) {

        String[] registro = linha.split(csvDivisor);
     
    for(int i=0;i<50;i++)
        minhaLista[i]=registro[i];
        
        
    } <

O codigo ficou assim mas ta dando "array Required,but List found.
Sabe me dizer oq fiz de errado ? to em desespero ja kk

Então é meio oq estou tentando fazer, criei a variável fiz um método pra ler o arquivo,
agr to tentando fazer um pra pegar o arquivo., mas to travado nisso desde ontem

Crie sua lista com o mesmo tipo do array!
E a atribuição se dá por list.add(object) e não list = object.
Da uma revisada no seu código, você está no caminho!