Linux para iniciantes?

Gostaria de saber qual o melhor Linux para iniciantes gostaria de aprender para utilizar como servidor de dados e talvez para utilizar como servidor de Web (firewall avançado)?

Melhor é relativo. Teoricamente, qualquer distro permite o que você quer, usando os pacotes e programas certos. Teste alguns e veja qual te agrada mais. Baixe, instale e veja quais te permitem o que você deseja com mais facilidade.

Algumas recomendações (supondo que seu foco é mais servidor de dados e web, não uso diário):

  • Debian
  • CentOS
  • Slackware

Se quiser usar para uso diário, a lista pode expandir muito. Algumas sugestões:

  • Mint
  • Ubuntu
  • Fedora
  • OpenSUSE
  • Mageia

Abraço.

1 curtida

Quero usar ele diariamente não como um desktop mas para regular e fornecer suporte a Uma base de dados e ao acesso a Internet

Eu utilizo Ubuntu, muito bom, apesar de não ter conhecimento bom de Linux e tal.eu apanho muito é nas instalações de aplicativos.

1 curtida

Vou testar o Ubuntu e o debian depois resenha aqui…

Ubuntu é uma das distros Debian based. Praticamente tudo o que o debian tem, o ubuntu tem. Além disso, existe uma comunidade mais ativa (visão de quem não usa o ubuntu ou debian regularmente).
Eu, particularmente, acho o ubuntu mais fácil de se utilizar, embora vários de seus recursos consumam muita memória.
O debian me deu muito trabalho com coisas simples,como instalação de softwares e instalação de coisas como o nodejs mais atualizado. Coisa que o ubuntu não me trouxe nenhuma dor de cabeça.

2 curtidas

Eu recomendo utilizar Ubuntu para quem está começando no mundo Linux, ou até mesmo a distribuição em qual o Ubuntu foi baseado, o Debian, mas pode acabar dificultando algumas configurações.

1 curtida

Com certeza o Ubuntu ou derivadas: Xubuntu, Kubuntu, Lubuntu. (Escolha uma delas simplesmente por preferencia de estilo da interface gráfica). Minha preferencia é o Xubuntu.

Caso daqui a um tempo você procure por versões RPM, sugiro o Fedora com Gnome (distro que eu uso, utilizei a com XFCE e acabou dando vários bugs na interface).

1 curtida

Dá uma olhada no Elementary OS, ele é derivado do Ubuntu, acho bem prático e bonito. :monkey_face: