Maker! Galinha dos ovos de Ouro? Ou não?

[quote=pcalcado][quote=Zakim]
Você ja entendeu o contexto da discussão! Seus questionamentos só são entendidos por pessoas do nosso ramo!
A idéia do artigo é passar algo sobre o Maker e não sobre a minha ou sua experiencia no mercado! Você tem toda razão quando diz que meus questionamentos obre o corte de cana foram infelizes, mas querendo ou não, eles são singelos e possibilitam o entendimento de todos!
[/quote]

Aí que está, se quem ler isso não possuir o mínimo conhecimento sobre desenvolvimento de software vai entender que automatizar a criação de software é algo tão simples quanto criar uma máquina de colher cana. A menos que isso tenha sido uma piada sarcástica sobre como o Maker possui uma filosofia simplória a comparação é danosa e sem sentido.[/quote]

Isso se ela ler só os post deste fórum! São interpretação de dois legumes … hehehe
De acordo com os post, vou poder definir melhor qual a principal visão que o pessoal teve e talves poder dar uma esclarecida melhor em um futuro post.

valeu

[quote=Zakim][quote=pcalcado][quote=Zakim]
Você ja entendeu o contexto da discussão! Seus questionamentos só são entendidos por pessoas do nosso ramo!
A idéia do artigo é passar algo sobre o Maker e não sobre a minha ou sua experiencia no mercado! Você tem toda razão quando diz que meus questionamentos obre o corte de cana foram infelizes, mas querendo ou não, eles são singelos e possibilitam o entendimento de todos!
[/quote]

Aí que está, se quem ler isso não possuir o mínimo conhecimento sobre desenvolvimento de software vai entender que automatizar a criação de software é algo tão simples quanto criar uma máquina de colher cana. A menos que isso tenha sido uma piada sarcástica sobre como o Maker possui uma filosofia simplória a comparação é danosa e sem sentido.[/quote]

Isso se ela ler só os post deste fórum! São interpretação de dois legumes … hehehe
De acordo com os post, vou poder definir melhor qual a principal visão que o pessoal teve e talves poder dar uma esclarecida melhor em um futuro post.

valeu[/quote]

não vale apena argumentar com esse pessoal(que defendem o maker)… afinal nada do que for dito vai faze-los entender o obvio…
sem contar que tem muito sentimento nisso tudo… tempo e dinheiro que eles investiram.

olha, eu quero mais e que a empresa venda muito maker, afinal isso vai dar errado como sempre deu ao longo dos anos com softwares que prometiam fazer o que o MAKER promete…

Quando der errado, as empresas já vão ter os sistemas funcionando porcamente, ai entramos nós em uma segunda geração de automação nessas empresas que adotaram esse software, desenvolvendo um sistema dessa veze sem o problemas que eles (pessoas que compraram o sistema) descobriram que teriam.

quanto ao papo de cortadores de cana… seu raciocinio e tão mecanico quando a operação executada pelos mesmos, nem vou comentar…

Ótimo, segundo o seu raciocínio, vamos todos dar manutenção em código porco? E isso vai ser bom para quem? Eu particularmente não sou fã disso :twisted: hehehehe

Sabem, na minha opinião, há de fato os problemas técnicos que já mencionei (http://www.guj.com.br/posts/preList/91010/490141.java#490141) sobre o Maker, mas o que REALMENTE pega é o fator psicológico.

Basta que você se coloque na posição de quem está usando a ferramenta. Vejam a situação do sujeito:

  • Ele não tem grande domínio técnico (é o público alvo do Maker, diga-se de passagem)
  • Ele gastou uma fortuna no Maker
  • Querendo ou não, está produzindo alguma coisa com a ferramenta, e até o presente momento, está satisfeito com o resultado (consequencia do primeiro ponto)
  • Provavelmente no ambiente de trabalho, seus colegas que não estão diretamente envolvidos na atividade de desenvolvimento de sistemas, o vêem como “desenvolvedor”, o famoso carinha que “tem a manha”.
  • É muito comum que o cara venha de outro ambiente RAD, como Delphi ou VB (nada contra Delphi ou VB (apenas 40%))

Como consequência, o cara VAI ficar inseguro quando sua ferramenta (ganha pão, lembrem-se) é criticada. E vai se agarrar ao Maker com UNHAS e DENTES, pois, no breve período que passou aprendendo a ferramenta, adquiriu, em relação aos colegas de trabalho, o status de “desenvolvedor”.

Detalhe: esta mesma pessoa acessa um GUJ da vida e vê inúmeras perguntas relacionadas a outras ferramentas de desenvolvimento que, em um primeiro momento, parecem ser incrívelmente complicadas para este indivíduo. Como ele está construindo aplicações, sem estas dificuldades, acaba acreditando que o Maker realmente trás algo de revolucionário no que diz respeito a desenvolvimento de sistemas.

Outra: se o cara vêm de um ambiente como Delphi ou VB e está tentando aprender Java, vai achar o Maker MUITO mais famiilar (vejam por exemplo o sucesso que o JBuilder faz com quem vem do Delphi). Como existe a tendência de preferir o que já é conhecido, o Maker acaba por marcar pontos com o sujeito (que normalmente apanhou e está apanhando FEIO na hora de aprender Java ou qualquer outra linguagem orientada a objetos

(antes que me ataquem: não que quem programe em Delphiou VB seja idiota, mas a mudança de paradigma é realmente um processo difícil para quem vem destes ambientes de desenvolvimento)

). E todos nós sabemos: é extremamente comum a pessoa que tem dificuldade em aprender determinada tecnologia, julgá-la como ruim.

Pensem: nesta situação, vocês não defenderiam o Maker?

1 curtida

Ótima colocação.

Eis ai um bom porque das empresas estarem adquirindo ou defendendo o Maker! Quem compra a ferramenta é a empresa e não o desenvolvedor! Se a empresa ja vinha desenvolvento com ferramentas RAD, ela não terá argumentos suficientes para não adquiri-lo, ainda mais porque sua cultura e seus desenvolvedores jã estão habituados!

Bem tenho vários pontos a debater.
1° Maker assusta “programadores de mentira”??? O que seria um programador de Mentira? Um iniciante talvez?? Bem acho que ninguém nasce programando e este é um processo de aprendizado constante, diferente de um sistema pronto que nao vai melhor seus ifs elses depois que utiliza-los varias vezes. Ja um Humano que começa mais ou menos assim

if(teste == "True") { return isso; }else{ return aquilo; }

E alguns tempo evolui para isto

if(teste) return isso return aquilo;

Agora o que realmente me assusta e ter gente dizendo que é programador em Maker, ou como ja ouvi “Programo em Genexus” isso sim é um programador de mentira de uma Pseudo Linguagem.

2° EU NÃO SOU UM GERADOR DE CÓDIGO, hum então ele nao gera exporta? para mim a unica diferença e na nova forma de tentar iludir gerentes desinformados tentando se mostrar diferente dos demais.
No resultado pratico ambos os métodos geram um produto final que como vc mesmo disse “E o que o cliente necessita”. Este produto final em ambos os casos vem com uma arquitetura Horrível, dificil de alterar, e se vc se necessitar alterar o código, ambos os métodos, não o lêem de volta, então Se você alterar o código e fizer alguma alteração vc tem duas escolhas,

  1. Alterar o código usando a ferramenta gráfica, regerar o código e depois adicionar novamente as alterações
  2. Abandonar a ferramenta e fazer tudo no código
    Resumindo o cliente nao ta nem ai se foi gerado ou exportado, ele quer funcionando e que as alterações sejam entregues em tempo recorde. Ai ambos os métodos dao na mesma.

3° Não Liberam versão teste porque se liberassem ninguém compraria e bem simples

4° Ja vi aqui no guj mesmo q a softwell ja fez 3 tipos de licenciamento diferentes pro maker e inclusive uma a 2,900 reais para desenvolvedores autônomos.
A comparação com cortadores de cana, nem merece comentários.

Considerações, nao vejo aplicabilidade ao maker a nao ser empresas medianas com poucas regras de negocio. Porem nao imagino uma empresa que nao tenha vontade e planos de aumentar expandir seus negócios. sendo assim o maker acaba nao sendo util pois um dia com certeza ele deixa de atender a necessidade da empresa, pode ser mes que vem ou daki a 10 anos, mais em todos os casos a empresa vai precisar de um novo sistema e seu investimento com o maker sera perdido.(A nao ser claro prefeituras onde a cada 4 anos uma nova licitação de compra e feita visando engordar o bolso de alguem)

hauhauhau essa do programador genexus jah ouvi mtoooo i o kra ainda enchia a boca pra falar… eu programo em genexus… hehehheh

Até entendo o por quê da comparação com os cortadores de cana. Entretanto, se o cliente está numa área de trabalho intelectual, e acha que os seus funcionários se sairão melhores usando colheitadeiras, só lamento.

Pois bem e tem mais uma:

Por mais que um gerador/template/“exportador” de código seja abrangente, sempre, mas sempre mesmo, o cliente vai ter uma necessidade que vai além do que a ferramenta permite fazer… Então aí começa o pesadelo, omitindo trechos de template, mexendo em código exportado, arruma uma coisa e estraga outra…

Mesmo com todas as vantagens de “produtividade” que os representantes passam, este tipo de ferramenta é para desenvolver sistemas de padaria, e neste caso, de sistemas simples, duvido que haja um ROI satisfatório pois estas ferramentas não custam pouco para as empresas de desenvolvimento.

Ainda acho que chegará o dia que realmente nos beneficiaremos desta idéia, mas hoje elas ainda tem bastante a evoluir.

:thumbup:

[quote=Rubem Azenha][quote=edpipole]
Quando der errado, as empresas já vão ter os sistemas funcionando porcamente, ai entramos nós em uma segunda geração de automação nessas empresas que adotaram esse software, desenvolvendo um sistema dessa veze sem o problemas que eles (pessoas que compraram o sistema) descobriram que teriam.
[/quote]

Ótimo, segundo o seu raciocínio, vamos todos dar manutenção em código porco? E isso vai ser bom para quem? Eu particularmente não sou fã disso :twisted: hehehehe[/quote]

hehehe, nem eu sou…

mas normalmente as pessoas que tomam decisões na compra de tecnologia não são tecnicos, logo, muita gente vai comprar MAKER para “economizar” com programador…
o que nos resta e esperar o problema acontecer e depois consertar…

bom, isso não faz diferença nenhuma da minha vida… logo… :smiley:

Bem edipipole acho seu texto fico bem claro [quote]ai entramos nós em uma segunda geração de automação nessas empresas que adotaram esse software, desenvolvendo um sistema dessa veze sem o problemas que eles [/quote]

Se e segunda geração e outro software, e desenvolvendo um sistema sem os problemas, também reforça a idéia q é um sistema novo.

Acho q o Rubem Azenha foi infeliz na interpretação.

[quote=edpipole]mas normalmente as pessoas que tomam decisões na compra de tecnologia não são tecnicos, logo, muita gente vai comprar MAKER para “economizar” com programador…
o que nos resta e esperar o problema acontecer e depois consertar…[/quote]

Quem não conhece sua História, tende a repeti-la.

Ferramentas como essas já vieram e já foram. Vejam o post do Shoes, ele mesmo trabalhou em uma. E o Luca que trabalhou com várias.

No final dessas histórias de vida só restou uma coisa: Arrependimento.

Já se perdeu bilhões em dinheiro e anos em atrasos, não caia na mesma armadilha.

Isso so da mais ibope para o Maker…mesmo falando mau ainda tem gente cabeça dura deixa se lascar que depois vem chorando aqui pedir ajuda…

tem que faze assim…

COMPREM MAKER

COMPREM MAKER E UMA OTIMA FERRAMENTA COMPREMMMMMM

COMPREM COMPREMM…

[quote=pintofree]
Se e segunda geração e outro software, e desenvolvendo um sistema sem os problemas, também reforça a idéia q é um sistema novo.

Acho q o Rubem Azenha foi infeliz na interpretação.[/quote]

  1. :twisted: = ironia

  2. Acho difícil uma empresa bancar uma reescrita da aplicação, mesmo se reescrever a aplicação for mais fácil que dar manutenção na mesma.

e o botão magico escrito “Faça”? pq sera que não fazem um para que os marqueteiros do maker façam as coisas decente? a softwell deveria colocar um botão faça em cada marketeiro deles… dai ao se apertar o botão é gerado um codigo e interpretado numa VM de ondas celebrais que faz um build no celebro deles e fazem eles pensar… se eu fosse o dono da sofwell pediria para meus escraviarios a fazer algo assim…

A situação é simples amigo, a softwell tem o maker ela nao precisa de programadores, apenas estagiários. O maker 2 que é vendido foi feito em maker 1 por estagiários da empresa. E como todos sabem estagiário soh faz MERDA.

Resultado final Maker e uma MERDA. :twisted:

Bem charada foi resolvida vamos voltar a nossas vidas normais, Tópico Fechado pessoal.

obs: Viu donos do Guj como tenho preparação para ser moderador :smiley: me promove ai.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK OW EU SOU ESTAGIARIO…KKKKKKKKK

MAS E VERDAE ESTAGIARIO SO FAZ BOSTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

EU NAO FALEI QUE ENCONTREI NO MEIO DE UM FLUXO DELES UM BUG QUE DIZIA DO NADA ASSIM:

OLÁ…KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

JUROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

COISA DE ESTAGIARIO MESMO.

A situação é simples amigo, a softwell tem o maker ela nao precisa de programadores, apenas estagiários. O maker 2 que é vendido foi feito em maker 1 por estagiários da empresa. E como todos sabem estagiário soh faz MERDA.

Resultado final Maker e uma MERDA. :twisted:

Bem charada foi resolvida vamos voltar a nossas vidas normais, Tópico Fechado pessoal.

obs: Viu donos do Guj como tenho preparação para ser moderador :smiley: me promove ai.[/quote]

Onde tem isso que o Maker2 foi feito no Maker1??? O Maker produz aplicação Desktop?? Pelo que vi no site só serve para webapp não vi nada indicando outros tipos de aplicação.

[quote= site do maker]MULTI-PLATAFORMA
O Maker consiste numa poderosa IDE de desenvolvimento de sistemas Multiplataforma em alta flexibilidade. Executado em uma camada superior, através do protocolo HTTP, os sistemas desenvolvidos pelo Maker são disponibilizados atualmente em Windows e Linux, mas podem ser adaptados à outras plataformas e utilizados em qualquer ambiente através dos principais navegadores.
[/quote]

Leia na 1ª página “Maker 1 foi feito em Delphi, Maker 2 em Maker 1, e Maker 3 será feito com Maker 2”

Pelo menos eles estão experimentando do próprio remédio (se isso for verdade)

Leia na 1ª página “Maker 1 foi feito em Delphi, Maker 2 em Maker 1, e Maker 3 será feito com Maker 2”

Pelo menos eles estão experimentando do próprio remédio (se isso for verdade)[/quote]

Me passa o link ai, pois fiz o acesso a esse http://www.softwell.com.br/web/ e não vi esse texto, mas mesmo que tenha seria como criar o NetBeans com JSP ( comparação louca, mas a única que me veio a mente ) o Maker não cria webapp e pelo que vi no youtube o Make é Desktop ou não é mais nessa nova versão??? Que coisa…