GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

Maven jar sem dependências

java
Tags: #<Tag:0x00007f4d18095878>

Prezados tenho um projeto onde o jar fica em torno de 30 MB, o jar sem as dependências é bem pequeno melhor para enviar atualizações contudo ( lógico ) tenho que ter os jar´s das lib´s no cliente
Isto com certeza ira causar um problema pois tenho que ter as dependências sempre atualizadas ( caso inclua um novo jar o cliente precisa atualizar também)

como posso configurar meu jar para trabalhar desta forma como dizer onde estão os jar´s das lib´s?

No NetBeans quando gera o jar ele já cria uma pasta lib onde ficam todos os outros arquivos, já no Eclipse e Trabalhando com Maven como fazer isto?

Obrigado.

Veja, você está trabalhando com dois conceitos distintos: é possível pegar os jars “na unha” e colocar num ponto específico utilizando o eclipse.
Da mesma maneira, é possível trabalhar com maven e NB.
Agora, vamos lá: não considero usual a troca de jars em um projeto. Se isso ocorre, alguma coisa não está correta: falha no planejamento, em geral. Faltou algo ou o projeto foi ampliado. Nas duas situações, é preciso criar um novo artefato e enviar ao cliente (ou fazer a compilação no cliente, evitando, assim, que você crie um artefato enorme).
Outro ponto é que, mesmo para projetos antigos, nunca vi trocar a versão de uma dependência para outra. Isso pode quebrar muito do teu código e causar um impacto ainda maior. Sem falar que eu não vejo vantagem em, dentro de um universo de 200 jars, atualizar 3 ou 4 e manter mais de 190 antigos. Qual a lógica nisso?

Agora, meu testemunho: quando eu comecei a desenvolver, não entendia maven. Não achava aquilo necessário e, como essa p0rr@ precisa de um XML pra configurar, eu odiava mais.
Sempre achei muito mais simples ir lá, caçar um jar aqui, 10 ali, 20 acolá e juntar tudo.
Os duplicados removia manualmente e boa.
Aí, um belo dia, caí num projeto que me forçou usar essa disgrama.
Hoje eu não crio projetos sem ser maven project (exceto no Android Studio, que tem o gradle).
O que fica de lição: não nade contra a corrente, é mais fácil.

Opa Darlan tranquilo.

Obrigado pela interação, deixa esclarecer.

como comentei tenho um Projeto que tem a configuração do Maven para embutir as dependências, ao executar o processo de geração do jar ( clean, package ) vemos dois jar´s um com ( aproximadamente 30 Mb que é o que eu envio para o cliente) e outro pequeno que tem apenas o código de minha regra de negocio.
Envio para o cliente uma atualização e pode ocorrer de precisar enviar alguma alteração no mesmo dia, ou amanhã ou qdo ele solicitar algo novo, em vez de enviar Tudo poderia enviar apenas o jar menor ( mais rápido de enviar )
Não quis dizer Troca de jar mais deixa explicar digamos que eu não tenha o recurso de enviar e-mail , este (jar/dependência) é acrescida no pom e ao gerar um novo jar vai junto, caso tivesse utilizando de outra forma isto causa um incoveniente passível de dar erro no cliente pois se estivesse enviando o jar ( menor ) a dependência não estaria no cliente
Ou seja teria que ter um cuidado maior com o que teria que enviar para o cliente.

Acho valido ter apenas que enviar um jar menor , ja ocorreu de atualizar o cliente duas , cinco vezes no dia por solicitacoes , até erros e enviar um com 2 é bem melhor do que com 30Mb.

Cara, isso tudo é, ao meu ver, um modo de querer “andar para trás”.
Você pode, simplesmente, upar isso no google drive ou outro local na nuvem e disponibilizar o link pro cliente.
Ou, ainda, criar uma aplicação java, mais leve, que simplesmente gere o .jar final, a partir do pom.xml deste.

Não se realiza testes? Não existe contrato definindo o que cada versão deve ter?

Sim, sim faço isto, uso os Drives na nuvem para este fim, sobre projetos pego projeto que nem é do meu dominio apenas para uma prestação de serviço onde eu nem conheço todas as regras e o que me passam descrobre-se depois que falta algo que eu não conhecia.

Ou seja pego projeto com um escopo definido da mesma forma que pelo projeto que não.

Só comentei a respeito do assunto porque uso Maven, uso os drives em nuvem mais não sei como proceder para gerar um jar apenas com minhas regras de negocio e as dependências não estar embutidas e saber como configurar o jar para acha-las,

Citei o NetBeans porque projetos com o Ant ele gera e as dependências ficam em uma pasta lib, qdo preciso atualizar o cliente só envio o jar da aplicação (bem menor ) porque a pasta Lib ja ta no cliente, queria saber fazer isto com Eclipse/Maven desculpa ai pode ser que muitos saibam eu infelizmente não tenho esta bagagem toda, mais chego lá.

Este é um risco. Quando você precisa alterar algo e tem domínio do todo, este risco é minimizado, porém, ainda existe. Quando não conhece, a probabilidade de problema é imensa. Ninguém sabe o quão acoplado o código está, onde vai quebrar se você mexer aqui e ali.

Até dá para fazer, mas não acredito que seja viável.

O eclipse também permite isso, basta você configurar.

Eu ainda insisto na manutenção do modelo atual, a questão é alinhar com o cliente de que maneira os testes serão realizados.

Prezados boa tarde.

Eu estava procurando uma forma de gerar um jar de minha aplicação menor para facilitar o envio visto que o maior peso são os jar´s das dependências e estas dificilmente serão alteradas e eu não sabia como fazer isto em um projeto maven então a quem interessar segue abaixo o uso do plugin dependency , e lembre-se ao compilar o seu projeto ou seja qdo fizer o clean, package na pasta target haverá uma pasta chamada lib esta pasta com seu conteudo deverá ir para o cliente juntamente com o jar de sua aplicação, das próximas vezes que vc for enviar um novo jar devido a alguma alteração vc só precisara enviar o jar de sua aplicação uma vez que a pasta lib já se encontra no cliente.

Espero ter ajudado a quem não sabia como eu a fazer este processo com o maven

<groupId>seugroupId</groupId>
<artifactId>seuartifactId</artifactId>
<version>1.0.0</version>
<packaging>jar</packaging>

<properties>
    <project.build.sourceEncoding>UTF-8</project.build.sourceEncoding>
    <maven.compiler.source>1.8</maven.compiler.source>
    <maven.compiler.target>1.8</maven.compiler.target>
</properties>

<build>
    <plugins>
        <plugin>
            <groupId>org.apache.maven.plugins</groupId>
            <artifactId>maven-compiler-plugin</artifactId>
            <version>3.3</version>
            <configuration>
                <source>1.8</source>
                <target>1.8</target>
                <encoding>UTF-8</encoding>
            </configuration>
        </plugin>

<!--Plugin para configurar o manifest no seu arquivo jar-->
        <plugin>
            <artifactId>maven-jar-plugin</artifactId>
            <version>2.6</version>
            <configuration>
                <finalName>${project.artifactId}</finalName>
                <archive>
                    <manifest>
                        <addClasspath>true</addClasspath>
                        <classpathPrefix>lib/</classpathPrefix>
                        <mainClass>suaClasseMain</mainClass>
                    </manifest>
                </archive>
            </configuration>
        </plugin>
        <plugin>
            <artifactId>maven-dependency-plugin</artifactId>
            <version>2.10</version>
            <executions>
                <execution>
                    <id>copy-dependencies</id>
                    <phase>package</phase>
                    <goals>
                        <goal>copy-dependencies</goal>
                    </goals>
                    <configuration>
                        <outputDirectory>${project.build.directory}/lib</outputDirectory>
                        <overWriteReleases>true</overWriteReleases>
                        <overWriteSnapshots>true</overWriteSnapshots>
                        <excludeTransitive>false</excludeTransitive>

<!--Exclude not necessary libs-->
                        <excludeArtifactIds>
                        </excludeArtifactIds>
                    </configuration>
                </execution>
            </executions>
        </plugin>            
    </plugins>
</build>