GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

Mercado de trabalho para os quarentões

Olá, tenho 39 anos e estou retornando para a faculdade de Análise de Sistemas. Estou muito empolgado, ancioso pelo retorno, porém tenho algumas dúvidas e receios. Tenho 39 anos já beirando os 40, quando eu me formar na Faculdade vou estar com 42 meu receio é competir no mercado de trabalho com pessoas mais jovens. Tem vagas para pessoas como eu ? O que eu preciso fazer para me tornar um diferencial e ser mais competitivo? Já sei programar em .NET, Java, C/C++, e agora estou aprendendo Python. Será que mesmo com toda a minha experiência o fator idade é um agravante? Ou o Google é só para adolescentes?

Essa duvida é um pouco recorrente, segue esse post, dá uma olhada no que respondi nesse post sobre programar aos 40.

Entendi. Mas no meu caso, não penso em fazer Pós Graduação, penso em começar a interagir desde já com a comunidade de TI, fazendo trabalhos voluntários, projetos sem remuneração para eu poder adquirir mais experiencia de mercado enquanto eu estiver na faculdade. O que me preocupa é as empresas abrirem vagas de estágios ou até mesmo trabalho para pessoas da minha idade. Preciso ter uma base de como está o mercado hoje, pois estou recomeçando a ter contato com o mundo da TI e confesso estou um pouco defasado,

Vai depender muito de empresa pra empresa, geralmente as
empresas pegar os mais jovens pra pagar pouco e explorar sem dó…
Como vc já tem 39 vão exigir um conhecimento amplo em linguagens e
negocios de um modo em geral.

Monta uma empresa de soluções para internet, que você ganha
mais…

Empreender é o caminho o/

Desculpa @Willian_Silva2 eu coloquei o link, mas não expliquei.Vejo que você nem abriu o link pra olhar. Realmente o titulo do link é referente a “POS”, mas se você abrir e olhar a minha postagem tratamos diretamente da idade para exercer a profissão, dá uma olhada lá pois postei uns materiais interessantes.

Uma coisa me chamou atenção na sua postagem: você esta muito preocupado em Tem vagas para "pessoas como eu ? ", uma sugestão: não fixe seu objetivo em: “Conseguir uma vaga em uma empresa” foque em:

aprender e resolver problemas que estão a sua volta do ponto de vista computacional

.

Pois fique certo qualquer empresa só vai lhe contratar se você caso realmente você esteja

muito bom

Além disso o mercado é enorme para empreender de todas as formas possíveis.
,

Bom dia a todos,

Gostaria de compartilhar que, tenho 44 anos, sou Arquiteto Senior, comecei a faculdade bem tarde, aos 30 anos, estudei na UNIP, onde muita gente critica, trabalhei na própria UNIP, TIM, IBM, Sapesp e agora estou na Ford.
Eu lutei contra várias barreiras e superei muitos preconceitos sobre a minha idade. Mas isso tudo não foi suficiente para me deter.
Hoje, ganho o que sempre quis, trabalho numa grande empresa e faço o que amo, graças ao meu esforço, dedicação e, claro, um pouco de marketing pessoal e sorte.
Você é do tamanho do seu sonho, meu amigo. Ganhar o mundo ou não só depende de você.
Boa Sorte na sua jornada!

Vale a pena ainda aprender Java?

Perfeito! A mensagem que fica é exatamente o vai determinar a entrada no mercado de trabalho não é a idade, mas o conjunto de habilidades, experiências e comprometimento capaz de traduzir conhecimento teórico em resolução de problemas reais.

Logo somos “revolvedores de problemas”, e problemas existem para ser resolvidos atuando como “empregados” ou empreendendo.

Tive um professor que dizia assim: "Primeiro garanta que de fato você sabe fazer bem, então depois pense em quanto você vai conquistar "

Só pra constar, meu primeiro post aqui quando eu ainda era novato foi em Fev de 2005, quando o GUJ tinha um layout totalmente diferente, mas, certamente, tirei muitas dúvidas aqui desde então e ainda continuo tirando, de vez em quando.
Mas é isso. Vamos todos a luta, pois é a única forma de conquistar nossos objetivos!

[RESOLVIDO]
Verdade meu brother. É isso mesmo vou estudar muito e dedicar mesmo a essa profissão, independente de preconceitos. Abraços.

Estudo ADS na UNIP e tenho 31, entrei neste post porque também me perguntava sobre isso. Trabalho a 11 anos em uma empresa não relacionada com tecnologia, porém sou muito iniciante em desenvolvimento.
Obrigado Emerzoom por dividir sua experiência com os camaradas que querem mudar de profissão.