Método para calcular frequência simples?

Como eu crio um método para calcular frequência simples? eu tenho um algoritmo aqui… porém ainda não sei. Alguém sabe como criar na mesma classe um cálculo para calcular Frequência Simples?

Se alguém puder ajudar aí… eu agradeço.

Valeu!

Do jeito que vc deixou a questão, tá muito solto… Mas vamos ver se eu entendi.
Defina, por exemplo, um array com tantas posições quantos forem o número de intervalos.
Dentro de um loop, faça uma verificação para ver a qual intervalo pertence o elemento em questão e, após isso, incremente o número de ocorrências, na posição do array relacionada ao elemento…

Mas vc já tentou ver o seu algoritmo?
Nada melhor para fixar do que a prática…
Fica aí a sugestão…
Espero ter ajudado

É que tipo… o cálculo da quantidade de classes é:

Eu preciso tacar isso no meu algoritmo. Logo depois… eu não sei como eu vou fazer… mais por exemplo.

Vamos supor que o meu maior valor é 15, o menor valor é 1, e minha amplitude é de 5.

Ficaria assim:

Pronto, até aqui tudo bem, isso quer dizer que eu vou começar o menor valor, no caso o 1, e ir dando uma amplitude de 5 até chegar no maior valor, porém, o quantidade de classes ai de cima vai dar um resultado do tipo float, como que eu vou fazer?

No caso, não chegou no que pretendo. Alguém tem alguma idéia de que bendito algoritmo certo é esse que eu preciso?

Eu preciso de um numero de classes inteiros.