Modem modo bridge/router - Conceitos

Pessoal to com umas dúvidas conceituais aqui. Recentimente comprei um modem adsl 500b da D-Link para finalmente aposentar meu altamente problematico modem USB da alcatel. Mas agora quero tirar algumas dúvidas em relação a conceitos de redes, então apartir do próximo paragrafo, vou começar a tentar dar uma “mini-aula” de modo bridge/router, e caso eu esteja errado, gostaria que alguém me corrigise:

[quote]
Pois bem, configurei meu modem d-link no modo router… isso quer dizer que ele que vai ter o IP público e vai distribuir os IPs privados na minha rede interna via DHCP. Ele tambem ja faz a discagem PPPoE automaticamente.

Se eu tivesse colocado ele em modo bridge, ele teria literalmente funcionado como uma “ponte”, e o PC que exitevesse conectado na porta WAN dele ia receber diretamente o IP público, em contrapartida agora eu teria que fazer a discagem PPPoE no braço.[/quote]

Mas ai já me gera uma dúvida: se eu colocasse o modem em modo bridge e na porta WAN eu conectasse um Hub e deste, hub conectasse outros PCs… O que iria ocorrer? Não daria em nada certo?

E outra, coisa, se eu por ventura comprar um roteador wireless, eu coloco o roteado na entrada WAN do modem, e configuro ele em modo bridge para que o modem passe o IP válido direto pro roteador wireless, e esse sim que fica responsavel em passar via DHCP os ips privados para os outros pcs da rede. Esta certo isso?

Bom, espero não ter sido muito confuso (embora eu ache que tenha sido). Mas só peço para que caso eu tenha dito alguma besteira me corrijam. :slight_smile:

Até mais pessoal, e obrigado desde já.

Faz tempo desde a minha última aula de redes, mas espero que essas respostas ajudem. :slight_smile:

Acredito que você pode fazer assim, mas nesse caso cada um dos computadores tenha que fazer a conexão PPPoE em separado.

Talvez funcione, se o roteador wireless conseguir se conectar via PPPoE (já que nesse caso o modem fica apenas como bridge). Outra opção, se essa não se mostrar disponível, é configurar o modem como roteador, fixar um IP para o roteador wireless, e usar o roteador wireless como servidor DHCP, igual ao que você tinha pensado em fazer.

Hmm, vlw rubinelli! Acho que agora ja me sinto apto a fazer umas loucuras aqui na minha rede. :slight_smile:

Obrigado!

Disponha, e boa sorte! Depois você conta como ficou. :slight_smile:

Cara me explica uma coisa …
Eu to praticamente na mesma duvida do israel suponhando-se que eu quero abrir um servidor de um jogo
no caso Counter-Strike e minha rede é composta por “Wireless-G Broadband Router WRT54G” e um molden
SpeedyStream 4200 como eu faria ??

“Outra opção, se essa não se mostrar disponível, é configurar o modem como roteador, fixar um IP para o roteador wireless, e usar o roteador wireless como servidor DHCP, igual ao que você tinha pensado em fazer.”

me explica como faz que isso é uma alternativa que da certo como fixa o ip pro wireless??