Muito código dentro do JFrame ou InternalFrame deixa a aplicação mais lenta?

Salve galera com quem tenho aprendido muito!

Desculpem se postei no lugar errado, mas é a primeira vez e achei aqui mais conveniente.

Criei uma aplicação Desktop usando o JavaWebStart. Fiz todos os frames e internal frames e seus componentes com o auxílio do NetBeans, desta forma todo o código que envolve lógica, e preenchimento de componentes está dentro dos frames. Um dos internal Frame ficou com mais de 2mil linhas de código.

Minhas dúvidas são as seguintes:

1 - Isso “pesa” na hora de rodar o programa?
2 - Como opção, criei uma classe com todos os métodos de lógica e preenchimento do form porém recebendo como parâmetro os componentes necessário para cada método. Está correto?
3 - Existe uma forma correta ou melhor de se fazer isso?

Obs: Tenho visto na internet sempre uma classe que estende um JFrame e manualmente as componentes são criados e configurados, porém com o auxílio do NetBeans é mais rápido e gotaria de continuar usando ele.

Estou criando um jogo totalmente em frames e em texto e não vi diferença em ter milhares de frames um dentro do outro por exemplo e estou fazendo ele sem usar ide alguma usando notpad++ e não vi diferença em relação a processamento velocidade entre outros

Só de estar sob Java e Swing já é um peso, entao fora isso relaxa que não faz diferença pro resultado esses códigos de “meio de campo”, pode seguir o que for mais produtivo.

O Jeito mesmo é analisar essa aplicação pra ver, e isso pode levar um certo tempo…