MVC em php

Galera estou iniciando agora no php, já mexi bastante no java anteriormente porém com php estou tendo algumas dúvidas

Esse é o meu formulário.

  <form name="sentMessage" action="controller">
                    <div class="row">
                    <div class="col-md-2"></div>
                    <div class="col-md-8">
                            <div class="form-group">
                                <input type="text" class="form-control" name="cpf" placeholder="CPF *" id="CPF" required data-validation-required-message="Favor informe o seu CPF.">
                                <p class="help-block text-danger"></p>
                            </div>
                            <div class="form-group">
                                <input type="password" class="form-control" name="senha" placeholder="Sua senha *" id="senha" required data-validation-required-message="Favor informe sua senha">
                                <p class="help-block text-danger"></p>
                            </div>
                        <div class="row">
                            <div class="col-xs-6 col-sm-6 col-md-6">
                                <input type="submit" class="btn btn-lg btn-primary btn-block" value="Entrar">
                            </div>
                        </div>
                    </div>
                    </div>
                </form>

Queria saber qual a forma correta de passar os dados do formulário para dentro da controladora, sei que em java eu criaria uma classe definia que a action acionaria essa classe e no método doPost pegaria as informações do formulário e faria as devidas validações e redirecionaria para a próxima página. Agora resta a dúvida em PHP.
Alguém poderia mostra um exemplo da forma correta de fazer isso?
Grato

Dá uma olhada

Você está usando algum Framework MVC, como Laravel, Zend, Yii, etc?
Se sim, depende da implementação do Framework, então recomendo que olhe na respectiva documentação. No caso do Laravel, o usual é passar via POST para uma Route que fica responsável por chamar o Controller correto.

Se não está usando nenhum Framework. Basta passar as informações via GET ou POST e na action, colocar o caminho até o arquivo que “processará” a informação passada.

<form name="sentMessage" action="caminhoDoArquivo.php" method="post">

Dê uma olhada na documentação do próprio PHP, ou faça como o amigo acima disse e acesse a w3Schools, mas na minha opinião, a melhor maneira de iniciar um projeto na arquitetura MVC, sem dúvida é optar por um Framework, por que ficar redesenhando a coisa quando já existem centenas prontos? Rs :stuck_out_tongue_closed_eyes:

Para entender como funciona. Para saber o que acontece “por baixo dos panos” e não ser surpreendido quando ocorrer alguma coisa fora da normalidade.
Para estar preparado e disponibilizar a melhor solução quando tiver que dar manutenção em um projeto que não usa frameworks.
Para ter propriedade no momento de falar sobre a arquitetura do framework X comparado com o framework Y. Mais do que falar, entender quando um pode ser uma alternativa melhor que o outro e quando nenhum framework é uma opção boa para o problema em questão.
Lembre-se, um framework vai assumir tarefas em que você perderia tempo, o ganho, com isso, é otimização do tempo, o preço, é perder o controle sobre parte do que você faz.

Cada framework tem sua implementação. Pouco me importa a maneira que o Zend lida com uma session ou com um cookie. Se ele faz isso por mim, por que vou me preocupar?
Você tem que ter uma mera noção, mas não precisa conhecer a linguagem de ponta a ponta.

Eu tenho pouco conhecimento de PHP e utilizo Laravel sem nenhuma dificuldade. Documentação serve pra isso. Tem dúvidas? Dá uma olhada lá, que muito provavelmente sua dúvida será cessada.

O que não pode é não saber o básico e querer ir reescrever a roda da arquitetura MVC ou utilizar um framework.

Link 1
Link 2
Link 3
Link 4 (este de quando você nem tinha 10 anos ainda, mas MVC em PHP já existia)

Estou dando informações embasadas sobre algo relevante ao tópico.

Eu sei que existe várias frame pra isso, a questão que estou alocado em um projeto que não utiliza nenhuma frame e minha praia sempre foi java

@Kleiton_A_Batista, tamo junto!
Estou desenvolvendo em PHP faz quase 2 meses. Também sou dev java há mais de 7 anos.

[quote=“Kleiton_A_Batista, post:9, topic:346122, full:true”] estou alocado em um projeto que não utiliza nenhuma frame e minha praia sempre foi java
[/quote]
Se não usam framework, é melhor não inventar. Caseiro por caseiro, faz o feijão com arroz, cria um php dedicado pra receber a requisição. E se ta afim mesmo de fazer melhor, usa ajax e um serviço em PHP só pra trafegar json: http://blog.thiagobelem.net/introducao-a-json-e-php-webservices. “MVC” no servidor foi uma onda que já passou, a view de fato fica no client.

Não digo que foi uma onda que passou, na verdade, foi algo limitado por uma série de fatores, dentre os mais proeminentes, a falta de soluções mais adequadas no front, como hoje existem aos montes.
Eu entendo bem o que o @Kleiton_A_Batista está passando, pois estou alocado em um projeto que tem, de longe, uns 10, 12 anos. Precisamos ser realistas e trabalhar com o que o legado nos dá: já mantive sistemas em struts 1, com hibernate 2 e sistemas onde nem JSP existia, era tudo na servlet mesmo.
Óbvio que se for para fazer algo hoje, do zero, parto para um JQuery e bootstrap + spring boot no backend.

Jquery tem mais de 10 anos. Como é uma biblioteca, nada impede de passar a usá-la em novas páginas de um projeto legado. Diferente de um framework, que amarra a aplicação (a exemplo do Angular, que não usaria nem em um projeto novo). E hoje em dia usar JavaScript puro está mais tranquilo, jquery só quando for vantajoso. E em relação a servidor, manter em PHP como já é, servindo as novas páginas com json. Eu já passei por isso, tendo a oportunidade, vire a chave para novos módulos.

O problema é justamente este. Você teve espaço e oportunidade. Aqui onde trabalho a regra é: adicione ou retire o que está na solicitação. E só!
Para você ter uma ideia do quão genial é a solução de arquitetura monolítica aqui, a empresa tem 18 anos (foi criada em 1999), o ERP/CRM deles é feito em PHP e foi criado internamente.
Depois de criado o ERP, criou-se uma série de web services (com NuSOAP) e, a partir disso, criou-se um sistema para consumir esses WS. É um front JAVA com 8 camadas e cujo front é parte em JSF 1.2 e parte em Oracle ADF!
Agora adivinhe se alguém aceita as sugestões para trocar o front por um thin client ou mesmo por PHP… Isso mesmo, não!
Mas, paga meu salário no fim do mês e até encontrar outro, fico aqui.

Entendo. Todo lugar tem algum tipo de problema. Nas condições atuais do país o que importa mesmo é ter o salário no final do mês.