Novo sistema de perguntas e respostas pro GUJ [BETA]

[quote=Rodrigo Sasaki]Por que o GUJ Respostas (na minha opinião) ainda não funciona?

1. Os usuários não querem dar upvote na pergunta ou resposta de alguém, porque se não o cara vai ter mais pontos do que ele, ou vai chegar mais perto dele.
2. Os usuários não dão downvote porque não querem perder os famigerados 2 pontos.
3. Praticamente ninguém rankeia perguntas. Do jeito que eu vejo, é necessário seguir um roteiro:
---- 3a. Leia a pergunta.
---- 3b. Achou bem explicada? direta? bem formatada? Upvote!
---- 3c. Achou mal explicada? mal formatada? mal intencionada? Downvote! e se julgar necessário marque-a para a administração dar uma olhada
---- 3d. Faltou informação? Comente, exija do autor uma melhoria antes de responder.
4. É necessário saber responder. Postar um link não é uma resposta, mesmo que o link tenha a resposta. A ideia é ter um banco central, onde você encontra uma pergunta, e a resposta correta logo abaixo. Se você tiver o proxy barrado e não pode ver o vídeo que o amigo postou, e aí? Escreva sua explicação e abaixo coloque links de referência
5. É essencial lembrar de marcar a resposta correta. Se alguém elabora uma resposta legal, como já vi várias pessoas fazerem, e o autor sequer volta para marcá-la como correta, ou dar um upvote o usuário que respondeu pode se sentir desvalorizado e simplesmente deixar de utilizar o espaço. Mesmo ele tendo sido um bom usuário, participativo e ajudante.

Esses são os pontos mais importantes que eu vi até agora. Não estou apontando dedos, justamente porque não é culpa de ninguém, os criadores tentam mesmo. Eu mesmo vejo o tanto de avisos que existem em todo lugar. E eu mesmo devo ter pecado em algum desses pontos, não sou perfeito :slight_smile: Mas acho interessante ressaltar esses pontos, porque vejo muita gente só querendo pontuação, respondendo qualquer coisa o mais rápido possível, ou até respondendo algo que é igual a outra resposta que já está lá.

Gostaria de ouvir a opinião de vocês também. Se alguém concorda ou discorda e, principalmente, os motivos.[/quote]

Onde eu assino?

Eu acabo nem usando muito o GUJ Respostas por causa desses pontos que você citou. Eu acrescentaria também mais um:

  • Alguns usuários postam qualquer coisa sem ler a pegunta pra ganhar os pontos pela resposta (como ninguém marca mesmo, ele ganha de qualquer forma os pontos pela resposta - não confundir com os pontos a mais se a resposta for marcada). Parece uma corrida maluca. (Você mencionou, mas como não entrou na listinha eu acabei vendo só depois de postar…heheh)

[quote=Ataxexe][quote=Rodrigo Sasaki]Por que o GUJ Respostas (na minha opinião) ainda não funciona?

1. Os usuários não querem dar upvote na pergunta ou resposta de alguém, porque se não o cara vai ter mais pontos do que ele, ou vai chegar mais perto dele.
2. Os usuários não dão downvote porque não querem perder os famigerados 2 pontos.
3. Praticamente ninguém rankeia perguntas. Do jeito que eu vejo, é necessário seguir um roteiro:
---- 3a. Leia a pergunta.
---- 3b. Achou bem explicada? direta? bem formatada? Upvote!
---- 3c. Achou mal explicada? mal formatada? mal intencionada? Downvote! e se julgar necessário marque-a para a administração dar uma olhada
---- 3d. Faltou informação? Comente, exija do autor uma melhoria antes de responder.
4. É necessário saber responder. Postar um link não é uma resposta, mesmo que o link tenha a resposta. A ideia é ter um banco central, onde você encontra uma pergunta, e a resposta correta logo abaixo. Se você tiver o proxy barrado e não pode ver o vídeo que o amigo postou, e aí? Escreva sua explicação e abaixo coloque links de referência
5. É essencial lembrar de marcar a resposta correta. Se alguém elabora uma resposta legal, como já vi várias pessoas fazerem, e o autor sequer volta para marcá-la como correta, ou dar um upvote o usuário que respondeu pode se sentir desvalorizado e simplesmente deixar de utilizar o espaço. Mesmo ele tendo sido um bom usuário, participativo e ajudante.

Esses são os pontos mais importantes que eu vi até agora. Não estou apontando dedos, justamente porque não é culpa de ninguém, os criadores tentam mesmo. Eu mesmo vejo o tanto de avisos que existem em todo lugar. E eu mesmo devo ter pecado em algum desses pontos, não sou perfeito :slight_smile: Mas acho interessante ressaltar esses pontos, porque vejo muita gente só querendo pontuação, respondendo qualquer coisa o mais rápido possível, ou até respondendo algo que é igual a outra resposta que já está lá.

Gostaria de ouvir a opinião de vocês também. Se alguém concorda ou discorda e, principalmente, os motivos.[/quote]

Onde eu assino?

Eu acabo nem usando muito o GUJ Respostas por causa desses pontos que você citou. Eu acrescentaria também mais um:

  • Alguns usuários postam qualquer coisa sem ler a pegunta pra ganhar os pontos pela resposta (como ninguém marca mesmo, ele ganha de qualquer forma os pontos pela resposta - não confundir com os pontos a mais se a resposta for marcada). Parece uma corrida maluca.[/quote]

É, aqueles 2 pontos, né? Isso é verdade também não tinha considerado isso.

O que eu reparo é que alguns dos usuários mais assíduos daqui mal aparecem por lá, e eu entendo, sendo que cada vez me dá menos vontade de logar no GUJ Respostas.
Apesar de que eu quero que aquele negócio dê certo hehehe :slight_smile:

[quote=Rodrigo Sasaki]É, aqueles 2 pontos, né? Isso é verdade também não tinha considerado isso.

O que eu reparo é que alguns dos usuários mais assíduos daqui mal aparecem por lá, e eu entendo, sendo que cada vez me dá menos vontade de logar no GUJ Respostas.
Apesar de que eu quero que aquele negócio dê certo hehehe :)[/quote]

Eu vi uma penca de gente lá com muitos pontos e quase nenhuma reposta marcada. O espaço lá é muito bacana e talvez se não houvesse pontuação tivesse sido melhor aproveitado. Acho que a cultura do pessoal daqui precisa melhorar bastante pra conseguirmos ter algo próximo do StackOverflow.

Eu só entrei no GUJ Respostas esses dias porque o fórum tava com aquele famoso “502 - Bad Gateway”.

Isso pode acontecer por “relaxo” ou falta de costume… eu me incluo nesses. Mas é realmente é algo a ser considerado, um esforço mínimo para melhorar a qualidade do conteúdo.

oi pessoal

Sobre os usuários assíduos daqui não serem assíduos por lá: isso é normal. Eu e muitos de vocês construimos o GUJ atraves desse forum, nesse modelo antigo. Qualquer mudança é sempre difícil, e preferimos ficar com o conhecido. Seja melhor ou não. Nesse caso, não é melhor nem pior, é uma outra forma de trabalhar e ajudar as pessoas.

Sobre o GUJ Respostas “não” ter pegado, isso não é verdade. O número de novos posts no GUJ antigo + Respostas é MAIOR do que era sem o Respostas. E já há participação de 5 mil usuários diferentes no GUJ Respostas, um número bem significativo!

Todos os pontos levantados pelo Sasaki e o do Ataxexe estao sendo trabalhados. Alguns exemplos

  • mensagem grande avisando de que voce deve dar upvote se achar a questao interessante, no caso de nao dar upvote ha mais de 2 semanas
  • mensagem grande avisando de que voce deve marcar uma resposta como correta, no caso de voce ser o autor da pergunta, quando estiver dentro da pargina da sua pergunta
  • recuperacao dos pontos do downvote
  • perguntas antigas nao poderao ter novas respostas de usuarios com poucos pontos

Ainda estamos caminhando. Esse feedback que voces dao é o mais importante de tudo!

E tem muita gente postando comentarios no lugar de respostas, talvez remover os pontos ganhos por postar respostas ajude nisso para evitar respotas como “poste a stacktrace por favor”.

E ainda, ter upvote nos comentarios poderiam valer pontos e ter um proprio ranking separado.

[quote=Ataxexe][quote=Rodrigo Sasaki]Por que o GUJ Respostas (na minha opinião) ainda não funciona?

1. Os usuários não querem dar upvote na pergunta ou resposta de alguém, porque se não o cara vai ter mais pontos do que ele, ou vai chegar mais perto dele.
2. Os usuários não dão downvote porque não querem perder os famigerados 2 pontos.
3. Praticamente ninguém rankeia perguntas. Do jeito que eu vejo, é necessário seguir um roteiro:
---- 3a. Leia a pergunta.
---- 3b. Achou bem explicada? direta? bem formatada? Upvote!
---- 3c. Achou mal explicada? mal formatada? mal intencionada? Downvote! e se julgar necessário marque-a para a administração dar uma olhada
---- 3d. Faltou informação? Comente, exija do autor uma melhoria antes de responder.
4. É necessário saber responder. Postar um link não é uma resposta, mesmo que o link tenha a resposta. A ideia é ter um banco central, onde você encontra uma pergunta, e a resposta correta logo abaixo. Se você tiver o proxy barrado e não pode ver o vídeo que o amigo postou, e aí? Escreva sua explicação e abaixo coloque links de referência
5. É essencial lembrar de marcar a resposta correta. Se alguém elabora uma resposta legal, como já vi várias pessoas fazerem, e o autor sequer volta para marcá-la como correta, ou dar um upvote o usuário que respondeu pode se sentir desvalorizado e simplesmente deixar de utilizar o espaço. Mesmo ele tendo sido um bom usuário, participativo e ajudante.

Esses são os pontos mais importantes que eu vi até agora. Não estou apontando dedos, justamente porque não é culpa de ninguém, os criadores tentam mesmo. Eu mesmo vejo o tanto de avisos que existem em todo lugar. E eu mesmo devo ter pecado em algum desses pontos, não sou perfeito :slight_smile: Mas acho interessante ressaltar esses pontos, porque vejo muita gente só querendo pontuação, respondendo qualquer coisa o mais rápido possível, ou até respondendo algo que é igual a outra resposta que já está lá.

Gostaria de ouvir a opinião de vocês também. Se alguém concorda ou discorda e, principalmente, os motivos.[/quote]

Onde eu assino?

Eu acabo nem usando muito o GUJ Respostas por causa desses pontos que você citou. Eu acrescentaria também mais um:

  • Alguns usuários postam qualquer coisa sem ler a pegunta pra ganhar os pontos pela resposta (como ninguém marca mesmo, ele ganha de qualquer forma os pontos pela resposta - não confundir com os pontos a mais se a resposta for marcada). Parece uma corrida maluca. (Você mencionou, mas como não entrou na listinha eu acabei vendo só depois de postar…heheh)[/quote]
    Acho besteira essa pontuacao, eu so me preocupo em ajudar, pontos não significam nada pra mim.

[quote=javaflex][quote=Ataxexe][quote=Rodrigo Sasaki]Por que o GUJ Respostas (na minha opinião) ainda não funciona?

1. Os usuários não querem dar upvote na pergunta ou resposta de alguém, porque se não o cara vai ter mais pontos do que ele, ou vai chegar mais perto dele.
2. Os usuários não dão downvote porque não querem perder os famigerados 2 pontos.
3. Praticamente ninguém rankeia perguntas. Do jeito que eu vejo, é necessário seguir um roteiro:
---- 3a. Leia a pergunta.
---- 3b. Achou bem explicada? direta? bem formatada? Upvote!
---- 3c. Achou mal explicada? mal formatada? mal intencionada? Downvote! e se julgar necessário marque-a para a administração dar uma olhada
---- 3d. Faltou informação? Comente, exija do autor uma melhoria antes de responder.
4. É necessário saber responder. Postar um link não é uma resposta, mesmo que o link tenha a resposta. A ideia é ter um banco central, onde você encontra uma pergunta, e a resposta correta logo abaixo. Se você tiver o proxy barrado e não pode ver o vídeo que o amigo postou, e aí? Escreva sua explicação e abaixo coloque links de referência
5. É essencial lembrar de marcar a resposta correta. Se alguém elabora uma resposta legal, como já vi várias pessoas fazerem, e o autor sequer volta para marcá-la como correta, ou dar um upvote o usuário que respondeu pode se sentir desvalorizado e simplesmente deixar de utilizar o espaço. Mesmo ele tendo sido um bom usuário, participativo e ajudante.

Esses são os pontos mais importantes que eu vi até agora. Não estou apontando dedos, justamente porque não é culpa de ninguém, os criadores tentam mesmo. Eu mesmo vejo o tanto de avisos que existem em todo lugar. E eu mesmo devo ter pecado em algum desses pontos, não sou perfeito :slight_smile: Mas acho interessante ressaltar esses pontos, porque vejo muita gente só querendo pontuação, respondendo qualquer coisa o mais rápido possível, ou até respondendo algo que é igual a outra resposta que já está lá.

Gostaria de ouvir a opinião de vocês também. Se alguém concorda ou discorda e, principalmente, os motivos.[/quote]

Onde eu assino?

Eu acabo nem usando muito o GUJ Respostas por causa desses pontos que você citou. Eu acrescentaria também mais um:

  • Alguns usuários postam qualquer coisa sem ler a pegunta pra ganhar os pontos pela resposta (como ninguém marca mesmo, ele ganha de qualquer forma os pontos pela resposta - não confundir com os pontos a mais se a resposta for marcada). Parece uma corrida maluca. (Você mencionou, mas como não entrou na listinha eu acabei vendo só depois de postar…heheh)[/quote]
    Acho besteira essa pontuacao, eu so me preocupo em ajudar, pontos não significam nada pra mim.[/quote]

Acho que uma reputação é interessante pra evitar os trolls…

É um assunto complicado, eu também não ligo pra pontuação. Tanto que por ser iniciante eu faço mais perguntas do que respostas lá. Mas sempre pontuo quem me ajuda, acho importante pra apontar quais são as pessoas que realmente ajudam.

Cada um tem sua opinião. Pra mim, quem se preocupa tanto com pontos em um forum técnico de informática precisa é de uma namorada e não de reformular o fórum. Se sentir desvalorizado porque não recebeu pontinho ou recebeu um downvote? Por favor, né?

A pontuação tem uma utilidade prática: em uma comunidade auto-moderada como o GUJ Respostas e o StackOverflow o sistema deve ter uma maneira de identificar o perfil dos usuários, quem tem experiência na utilização do fórum, quem costuma colaborar de maneira positiva, quem sabe como fornecer boas respostas, etc. Assim ele pode conceder as permissões para o processo de moderação a quem tenha mais condições de fazê-lo com bom-senso.

A pontuação tem uma utilidade prática: em uma comunidade auto-moderada como o GUJ Respostas e o StackOverflow o sistema deve ter uma maneira de identificar o perfil dos usuários, quem tem experiência na utilização do fórum, quem costuma colaborar de maneira positiva, quem sabe como fornecer boas respostas, etc. Assim ele pode conceder as permissões para o processo de moderação a quem tenha mais condições de fazê-lo com bom-senso.[/quote]

Tirou as palavras do meu teclado.

A pontuação tem uma utilidade prática: em uma comunidade auto-moderada como o GUJ Respostas e o StackOverflow o sistema deve ter uma maneira de identificar o perfil dos usuários, quem tem experiência na utilização do fórum, quem costuma colaborar de maneira positiva, quem sabe como fornecer boas respostas, etc. Assim ele pode conceder as permissões para o processo de moderação a quem tenha mais condições de fazê-lo com bom-senso.[/quote]
Como marcosalex falou, cada um tem sua opinião. Nem todo mundo que gosta e tem a boa vontade de ajudar pessoas quer se preocupar com moderacao do site, onde isso pra mim viraria trabalho. O que questionamos é quando a pessoa só quer pontos pelos pontos.

Se possível, alguém responsável pode criar a tag apache-camel? Já tenho em mente algumas perguntas, porém não são tão urgentes. Como eu vi que só tem a tag apache, preferi deixar de lado e solicitar a do Camel aqui.

Já está em roadmap um esquema para criação automático de tags em função da reputação do usuário ou por alguma outra coisa?

Valeu!

Fiquei na dúvida se valeria a pena postar isso como notícia, mas acho que vale comentar, já que é um evento que afeta diretamente o formato do novo GUJ:

Stack Overflow em português

Abraços.

[quote=TerraSkilll]Fiquei na dúvida se valeria a pena postar isso como notícia, mas acho que vale comentar, já que é um evento que afeta diretamente o formato do novo GUJ:

Stack Overflow em português

Abraços.[/quote]

Apesar de ser “concorrente”, acho que não afeta muito o GUJ. Pros brasileiros, pensou em java, pensou em GUJ, até mesmo pros que estão começando agora (veja só o tanto de gente que posta aqui pedindo pra resolvermos exercícios de faculdade pra eles) e no GUJ respostas e maioria das perguntas são sobre java.

O lance do StackOverFlow é que praticamente toda exception que você pesquisa no google, o site aparece entre os primeiros links, mas é o americano.

Agora sobre o GUJ respostas:

Depois que a pergunta for respondida e a resposta é marcada como correta, acredito que seria melhor não deixar mais editar a pergunta.
São poucos os casos, mas de vez em quando eu vejo uma pergunta e tá lá escrito “alow moderador pode apagar isso aqui vlw flw” e em baixo ta uma resposta marcada como certa.

sempre bom a chegada de mais um concorrente pequeno e sem dinheiro :P.

agradecemos as dicas para o guj respostas. estamos tambem estudando torná-lo opensource, assim que amadurecer um pouco mais. ai todos poderao colaborar1

Notei um problema hoje à tarde (não sei se houve algum update): a opção “Adicionar comentário” (em qualquer pergunta) não funciona. Quando clico, não abre a caixa para a digitação do comentário. A opção “marcar” também não funciona, não abre a caixa para selecionar se foi “ofensivo/obsoleto/etc”.

Testei com Firefox 27, Chrome 33 e Opera 12.16.

Abraços.

Tem um bug (?) na formatação. Tentei escrever camelCase (itálico e com os c’s em negrito) e ficou camelCase. Se eu deixar só o segundo C em negrito a palavra fica em itálico, mas some se colocar o primeiro c.

Também deixo como sugestão uma busca pare ver perguntas sem soluções, como o “sem respostas”. Seria para as perguntas que já possuem respostas mas o autor não marcou nenhuma como solução correta. Acredito que facilitaria a galera que gosta de ajudar.

Hoje tentei inserir uma imagem na pergunta mas não consegui. Também não achei como alertar sobre problemas no site.