O foco do curso de Engenharia da Computação é desenvolvimento de hardware?

Exatamente, a faculdade é um poço de conhecimento é não de especialização, até MBA as vezes não lhe deixa tão apto, quanto ao cursos da Udemy vou lhe dizer estou gostando do que estão oferecendo por lá, uma plataforma barata e objetiva , é disso que a gente precisa !!!

@Mike,

Você disse que faculdade nenhuma vai me deixar profissional, a faculdade vai me dar uma base teórica.

Mas os cursos tecnológos não tem o objetivo de formar profissionais para o mercado?

@Mike,

Eu falei pouco tempo porque eu copiei e colei parte do que está escrito no seguinte PDF:

VLADEMIRO LANDIM JUNIOR

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO USANDO A LINGUAGEM HARBOUR.

FORTALEZA, CEARÁ
2016

Eu copiei desse PDF o seguinte:

"A falta de documentação atualizada e a baixa base instalada, se comparada com linguagens mais populares como o Java e o C#, podem
ser fatores impeditivos para o desenvolvedor que deseja ingressar rapidamente no mercado de
trabalho como empregado. Esses fatores devem ser levados em consideração por qualquer
aspirante a programador. Sejamos claros : se você deseja aprender programação com o único
objetivo de arranjar um emprego em pouco tempo então não estude Harbour, parta para outras linguagens mais populares como Java, PHP e C#. Harbour é indicado para os seguintes casos :

  1. O programador da linguagem Clipper que deseja migrar para outra plataforma
    (o Clipper gera aplicativos somente para a plataforma MS-DOS) sem efetuar
    mudanças significativas no seu código fonte.
  2. Profissional que quer ser o dono do próprio negócio desenvolvendo aplicati-
    vos comerciais : Sim, nós dissemos que você pode até desenvolver jogos e apli-
    cativos gráficos com Harbour. Mas você vai encontrar pouco sobre esses assuntos
    nos fóruns da linguagem. O assunto predominante, depois de dúvidas básicas,
    são aqueles relacionados ao dia-a-dia de um"…

@Mike,

É melhor eu reformular a pergunta:

Quem deseja aprender programação com o único objetivo de arranjar um emprego deve estudar quais linguagens?

Quais são as linguagens de programação que tem pouca ou que quase não tem demanda?

Tem esse objetivo. Vou falar pelo cargo de programador…
Se um cara entra no curso de ADS pensando em ser programador, ele não será um profissional apto a ser jr se ele não se dedicar por fora da faculdade, através de cursos, livros e fóruns.

Embora isso seja MUITO dependente de região e demanda, você pode considerar as linguagens “menos populares” ou mais antigas (ou seja, que não foram recebendo updates e tal) como Pascal e COBOL (existe mercado, mas é minúsculo, embora sejam contratados a peso de ouro). Eu considero que todo programador deve ter conhecimento em três tecnologias: HTML, CSS e JS. “Ah, mas eu quero trabalhar com back-end” ainda assim é bom ter essas noções, falo isso por experiência própria. Não existe regra sobre o que estudar, vai da sua finalidade e seus objetivos para com o mercado de trabalho.

Software e games é o quente do mercado na atualidade.

Com que base você afirma isso? O mercado de games tá em expansão (se quiser mais informações), mas “o quente do mercado” é web e mobile. No Brasil mesmo não tem muito mercado pra isso.

Aliás, “Software” é uma noção muito ampla nesse caso. Software sempre vai ser “quente” no mercado de T.I, é como dizer que “Arroz” tem alta saída nos restaurantes, é base. Agora, o tipo de software, a plataforma e afins sim são coisas a serem analisadas.

1 curtida

Com base nesses cursos oferecidos pela UFRJ
Setor de Games no Brasil 1
Setor de Games no Brasil 2
Setor de Games no Brasil 3

No Brasil só se for quente em cursos mesmo. Demanda quente é lá fora nas grandes produtoras de jogos.

1 curtida

Nem os cursos técnicos de informática de nível de 2° grau não formam profissionais aptos a serem jr?

É só ver o que os cursos passam de materias…

Dois exemplos de cada assunto é muito pouco, tem que praticar bastante.

Normalmente, os conteúdos são picadinhos, ou seja, são pequenos.
Bom mesmo é pegar várias coisas e ir juntando fazendo um projeto “grande”, pois ai tudo muda.

@Mike,

Você quer dizer que os cursos técnicos de informática de nível de 2° grau não formam profissionais aptos a serem jr?

Se me falar o conteúdo do curso, eu te digo.
Te digo pra Java

@Mike,

Eu fiz as seguintes perguntas para o Crocodilo:

"Você me aconselha fazer cursos na Udemy porque até o curso de Ciência da Computação não tem o objetivo de formar profissionais para o mercado?

Se sim, porque o curso de Ciência da Computação não tem o objetivo de formar profissionais para o mercado?"

@Mike,

Você me respondeu dizendo:

"Faculdade nenhuma vai te deixar profissional, a faculdade vai te dar uma base teórica.

Eu acredito que o @Crocodilo te indicou os cursos da Udemy pq nenhuma faculdade vai te dar o conhecimento suficiente para você ser programador jr."

@Mike,

Depois eu lhe fiz a seguinte pergunta sobre os cursos tecnológos:

“Mas os cursos tecnológos não tem o objetivo de formar profissionais para o mercado”?

Você me respondeu dizendo:

"Tem esse objetivo. Vou falar pelo cargo de programador…

Se um cara entra no curso de ADS pensando em ser programador, ele não será um profissional apto a ser jr se ele não se dedicar por fora da faculdade, através de cursos, livros e fóruns".

Depois foi a vez dos cursos técnicos de informática de nível de 2° grau.

Quando você me respondeu sobre as faculdades e cursos tecnológos, você não me disse que me responderia se eu falar o conteúdo do curso.

A faculdade n deixa jr pq ela não passa os conteúdos suficientes

Eu expliquei muito bem, eu entendo você reclamando, mas o mercado de TI é realmente desonesto !!!

@Mike,

Os cursos técnicos de informática de nível de 2° grau formam profissionais aptos a serem jr?

Técnico? esquece.

Pra Java Jr, eu diria que é necessario conhecer isso:

Orientação a Objetos
Collections(List, Map e Set)
Thread
Generics
JDBC
JPA com Hibernate
JAX-WS ou JAX-RS
Um framework java web (JSF ou Spring)
Git
JasperReports
HTML
CSS
JS
Bootstrap (ou similar) pra caso de Spring 
PrimeFaces para caso de JSF

Prontinho, se o curso conseguir te dar um norte sobre esses assuntos, o suficiente para você se virar, eu diria que você pode ser Jr.

Ps: boa parte dos trabalhos pedem graduação, então faça, nem que seja pelo diploma

Nossa já acho um super curriculum , o que seria Java Senior ?

Ué, o que você acha que precisa para ser jr?

O que eu mais vejo é gente que aprende laço de repetição e ja quer trabalhar como dev.

Pra Senior não muda muito, você vai ter a experiência e não vai ficar tanto na tentativa e erro.