O foco do curso de Engenharia da Computação é desenvolvimento de hardware?

Incentivo fiscal, em primeiro lugar. Segundo, baixa demanda uma vez que a maioria dos hardwares e periféricos tem um custo de produção alto e um custo de revenda maior ainda, uma vez que o governo taxa tudo que é produzido.

Por que, independentemente do tamanho da área de atuação, existem profissionais para isso. Um engenheiro da computação também recebe bases para seguir em outra profissão, caso ele não atue nessa área. Fora que, se você pensar dessa forma, inumeros cursos seriam fechados, como Big Data no Agronegócio.

PS: Eu não entendo muito de Engenharia da Computação, mas essas dúvidas básicas eu consigo te responder através desse site aqui (mas majoritariamente pela experiencia na área)

Eu falei aqui sobre o tópico que eu postei sobre o Assembly por causa de uma das respostas do Mike.

Eu não quero postar aqui no GUJ outro tópico sobre o Assembly e eu decidi não desperdiçar esta oportunidade de perguntar sobre o Assembly aqui neste tópico.

Agora há quantas vagas de emprego que exigem o uso de Assembly no Brasil?

Existe agora demanda de Assembly no Brasil?

Se não, onde existe?

Eu pergunto isto porque eu suponho que essas vagas são tão poucas que é possível contar até nos dedos.

Se no Brasil não há agora vagas de emprego que exigem o uso de Assembly, onde há agora vagas de emprego que exigem o uso de Assembly e quantas vagas há em cada país onde houver agora vagas de emprego que exigem o uso do Assembly?

Todas as suas perguntas não podem ser respondidas com uma resposta de certeza pois cada uma é composta por um universo de variáveis que não é possível considerar todas para determinar algo exato. Aceita que dói menos.
O pessoal ta dando resposta baseado nas experiencias e leituras de cada um. Isso varia para cada um. A vaga de Desv Jr aqui na minha região não será mesma em SP, nem em nível de conhecimento exigido muito menos em salario.

Por uma porrada de variáveis como por exemplo, levar 3 meses para desenvolver um jogo simples mobile, você publica na google play, coloca itens de compra para o governo te comer 30% de imposto em cada compra. Imagina que a cada 1 real o governo te come 30 centavos. Agora imagina que seu jogo é uma gota de água que caiu no oceano. É assim o cenário metaforicamente falando pra você entender a quantidade de jogos ofertados na loja somados ao seu. Quantos jogos você precisa desenvolver para ter um lucro descente? Quantos usuários você vai precisar alcançar? E olha q estou falando só de games mobile, piora ainda mais a situação quando é jogo para desktop como um “Cup Head da vida”.

Depende do jogo que você quer desenvolver, tem Corona na linguagem Lua, Unity 3D na linguagem C#, Unreal (não sei a linguagem), Java, JavaScript, tem jogo até em HTML5. Então, depende do jogo que você quer desenvolver.

Abre uma empresa. Fique dentro das leis. Pague os impostos. Pague funcionários. Procure cliente. Desenvolva um produto. Quando você TENTAR apenas essas coisinhas, você vai entender o porque tem poucas empresas.

1 curtida

Guia Definitivo do Assembly pode te ajudar

Agora vamo lá: Amigão, aqui não é o Google. Como podemos ter essas respostas? Espera que pesquisamos por você? Vamo sair dessa tua zona de conforto e mexer os dedinhos?

Por que raios nós deveriamos saber isso? Se o interesse é seu, GOOGLE IT!

E esse lance de “aproveitar post” é errado.

Quanto a jogos acho que já deu de perguntas, já entrou até em Assembly. O que me deixa bravo é que os caras não fazem um mínimo de pesquisa e vem aqui querer resposta, cara. o @darlan_machado q sempre dá uns esporros em nego que vem assim querer coisa de graça, acho que agr eu entendo o pq.

O Sr. Não Tenho Google tem alguma dúvida pertinente ou já acabou?

2 curtidas

@FearX,

Por favor, ignore o que eu perguntei sobre o Assembly.

Há poucas empresas do mercado de games no Brasil, o que dizer do mercado de games do Nordeste, do Norte e das outras regiões do Brasil?

Eu escrevi em primeiro lugar sobre o mercado de games do Nordeste porque o Nordeste é a região mais pobre do país, porque eu moro no Nordeste e eu estou preocupado porque eu pretendo cursar informática, o mercado de informática do estado onde eu moro que é o Piauí é fraco.

Você já pesquisou as instituições que ofertam esse curso?
Se sim, quais delas você tem interesse em entrar?
Se já tem uma em mente, você já acessou a agrade dela no site?
Se você sabe a grade, você já pegou item por item e pesquisou no Google?
Se já pesquisou todos esses itens, fez a mesma coisa com outra instituição?
Se já fez, comparou as duas?

Se já pesquisou todos os item da grade, você tem uma noção agora se o curso de Engenharia da Computação daquela instituição especifica é mais voltado para Hardware ou não.

A região nordeste tem algumas start-ups e desenvolvedoras indies muito bacanas, para saber mais sobre elas, já sabe. Mas quando você diz “O que dizer”, você abre um leque gigantesco de possibilidades a serem ditas. Então, sobre o que especificamente você quer saber? Se você especificar a pergunta, talvez eu possa te ajudar melhor :wink:

Vale a pena fazer um curso tecnólogo de games para conseguir emprego no Nordeste?

Quem estuda games para trabalhar no Nordeste tem muitas possibilidades de ficar desempregado por causa do mercado de games do Nordeste?

Depende. Tá pensando em abrir sua start-up? Tá pensando em sobreviver de jogos indies? São mil e uma variáveis que definem isso. Eu acredito que não, mais vale um BCC e atuar na área de jogos.

Eu diria pelo mercado de jogos no Brasil, mesmo. Mas é por isso o BCC. Seu leque de oportunidades de emprego aumenta gigantescamente, é até um tipo de prevenção caso a carreira em jogos não decole. Fora que você pode fazer uma pós graduação especializada em jogos. Continue estudando por fora em ambos o casos e você deve conseguir algo, talvez.

Eu estou pensando em conseguir emprego, ser funcionário de empresa.

Então estude as oportunidades que tem na sua região, veja especificações que precisam e requisitos para isso. E, principalmente: entenda que no Brasil até o presente momento esse não é um TÃO campo viável.

Acho que o @FearX disse antes, estuda HTML, CSS, JavaScript de inicio.
Dai pesquisa aqui no GUJ mesmo sobre “inicio de carreira, como começar, o que estudar” etc. Tem muito tópico já falando sobre isso e com certeza vai te dar uma noção.

Base para todo programador, IMHO.