O que é javaFX

Olá pessoal tenho uma dúvida e já pesquisei porem não consegui entender muito bem, minha dúvida é O QUE É JAVAFX. É apenas uma biblioteca do java ou uma evolução da linguagem? ou seja quem aprendeu a programa em java agora precisa aprender a programa em FX? para muitos é uma pergunta boba porem sou iniciante e essa dúvida posso sanar com vocês.

aqui tem material pra estudar e vc vai entender melhor

IMHO isso não vale a pena ser estudado, praticamente ninguem usa, mas a minha opinião pode ser viciada portanto escute outras pessoas e tire suas proprias conclusões.

agora se alguem disser que JavaFX é o futuro, eu quero ver evidências

1 curtida

Concordo.

@lucianosantos, JavaFx é tecnologia para criar aplicações desktop com Java. É opcional, não é pra ser levado como sequencia de aprendizado de Java.

Como essa questão sempre aparece aqui, pesquise outras discussões sobre JavaFx e analise para seu caso se realmente vale a pena investir. Exemplos:

Se quer se preparar pro mercado e já sabe a base do Java, te aconselho estudar web, esqueça JavaFx. Material com bom direcionamento pra iniciar web com Java: https://www.caelum.com.br/apostila-java-web/

MuseoID Museum Palaeontology of URCA ( santana do cariri )

Java e’ sempre Java, mas como toda bibliotica, framework, api ou que quer que seja, sim precisa aprender a usar.

A evolução da plataforma/linguagem esta’ contido no jdk[7,8,9…] mas tambem na jvm.
JavaFX é uma biblioteca gráfica da plataforma Java.

Em primeiro lugar ele é Bonito.

Mas o que você pode fazer com JavaFX?

  • Criar interfaces gráficas, Animações, Desenhar na tela Efeitos Gráficos, Programar arrastando e soltando, Tocar vídeo e áudio e muito mais.

Em JavaFX você consegue separar a parte da programação do visual atraves fxml e css.

Ter seu proprio navegador e fazer coisas especificas que seu navegar do dia a dia não faz, estando tudo dentro da sua aplicação.
Criar Eventos em JavaFX ficou muito mais simples e tambem mais poderoso.

Mas tem umas coisas importantes que precisa entender antes de programar JavaFX, a principal e’ o que
deve ser colocado dentro da Application e o que deve ficar em Background em outros Serviços, isso para não comprometer a performance dele.

JavaFX não tem a maturidade do Swing, porem foi feito e esta’ sendo melhorado pensando em uma arquitetura mais moderna a exemplo das ALU’s (GPUs).

Veja os recursos dele e tira suas próprias conclusões.

Desenvolvi com ele um aplicativo para o mercado da bolsa esportiva e também recentemente um “Docking Pane”,

La dentro todo o conhecimento de Java esta’ la’, somado ao uso da biblioteca do JavaFX.

Pra mim tem coisas nele que faz você ficar de joelhos e outras que se você não fazer certo, farão você quebrar o altar.

Bons Codigos

4 curtidas

Muito obrigado sua explicação foi nota 10

Os últimos aparelhos médicos que compramos notei que os softwares dele eram feitos em JavaFX.

Acho precipitado dizer que ele é o futuro do Java, mas é fato que está em crescimento. Os próprios forums de Java dá pra ver que vem aumentando as postagens sobre ele.