O que precisa saber um programador junior .net

Primeiramente um ótimo dia para todos pessoal,

Bem tenho essa dúvida porque aqui onde eu moro no Rio de Janeiro, vejo vagas para júnior e algumas pedem muitas coisas e outras pedem menos, mas mesmo assim nesse momento ainda não sei muita coisa.

Só tive uma experiência em estágio por um ano, mas nesse estágio eu trabalhava sozinho na empresa que não tinha o foco em programação, eu fazia manutenção e criava novas funcionalidades para o sistema, tinha um freelance que trabalhava umas 2h por dia que tinha experiencia esse era o único momento em que eu podia tirar dúvidas com alguém mais experiente.

O problema é que nesse estágio o código era sem padrões, não utilizava MVC e nem EF, era só C# e ASP.NET, eu sabia que eu ia ter que aprender muita coisa quando terminasse esse estágio para eu conseguir entrar em uma empresa melhor que tenha o foco em desenvolvimento e que utilize melhores práticas.

Fiz minha primeira entrevista para júnior devido essa experiencia que tenho mas tive que elaborar um projeto simples em MVC e utilizando EF, mostrei meu projeto que desenvolvi em um curso que abordava assuntos mais avançados além do simples, mostrei na entrevista, expliquei o que eu domino e o que eu não domino ainda desse projeto, ou seja o simples eu sei fazer e utilizei o curso como uma base para aprender mais coisas, esse curso fiz recentemente então o mais avançado eu fiz mas não sei explicar bem. Mas percebi ele queria saber mais das partes avançadas mesmo tendo pedido só o simples.

Quais conhecimentos preciso ter para conseguir uma vaga para júnior .net?
Quais são as responsabilidades de um júnior?
Estágio para júnior tem muita diferença?
Como são as entrevistas para júnior?
Empresas startups exigem mais conhecimento do que empresas grandes?

Pessoal quem puder me ajudar eu agradeço muito.

Fala ae, blz?

Seguinte, a resposta para todas as suas perguntas é Depende, já trabalho a bastante tempo com c# e ja passei por varias empresas, e não existe um padrão.

"Quais conhecimentos preciso ter para conseguir uma vaga para júnior .net?"
Depende, Logica e conhecimento basicos sobre .net são necessários com ctz, mas o restante vai depender do cenceito de jr da empresa e dos projetos que eles trabalham, .NET engloba varias coisas como c#, vb.net, f#, asp.net MVC, web forms, desenvolvimento desktop, etc. Provavelmente vão pedir algo relacionado a realidade deles, logo isso vai variar de cada empresa.

"Quais são as responsabilidades de um júnior?"
Depende, mais uma vez aqui entra a visão e expectativa de cada empresa, eu particularmente vejo um jr como um cara que ja sabe o basico mas não tem muita experiencia, e com um acompanhamento adequado vai conseguir fazer tarefas mais simples, alguem que vai conseguir se virar mas precisa de um suporte em alguns momentos.

"Estágio para júnior tem muita diferença?"
Depende, na minha visão o estagiaria tem bem menos conhecimento que um jr, é alguem que ainda está aprendendo o basico, muitas vezes entra na empresa sem nem saber programar na linguagem utilizada, somente com logica e alguma outra como base, precisaria de mais treinamento, atenção e ajuda.

"Como são as entrevistas para júnior?"
Depende, cada empresa tem uma forma de contratar, algumas pedem teste, outras somente entrevista.

"Empresas startups exigem mais conhecimento do que empresas grandes?"
Depende, isso varia do RH de cada empresa, mas para jr não tem como exigir muito conhecimento.

Vale lembrar que nem sempre a pessoa do RH responsavel por cadastrar as vagas sabe exatamente oque precisa, ja me deparei com muitas que claramente a pessoa somente procurou na internet termos comuns pedidos em outras vagas e jogou tudo.

Minha dica é, escolha um caminho e estude a respeito, por exemplo Desenvolvimento Web com c#. ok então aprenda o basico e depois coisas relacionadas como por exemplo Asp.Net MVC, HTML, CSS, JavaScript, JQuery, angular, EF ou NHibernate, Web API, etc.

Espero ter ajudado.

3 curtidas

Obrigado Rafael pela dica.