O que vem a ser um arquivo XML?

Olá a todos. Gostaria de saber o que vem a ser um arquivo XML e qual a sua função para o Java?

Percebi que, quando crio um projeto no Netbeans, este cria um arquivo .XML dentro da pasta do projeto.

Grato pela atenção.

De uma olhada na página do Wikipedia:

Fabricio,

Uma coisa é o formato do arquivo, o outro é o seu conteúdo. XML é uma forma pratica (?) de organizar dados. Vc pode por toda a configuração do seu programa em um arquivo desse formato, por exemplo.

<config> <usuario>fabricio</usuario> <senha>123eu</senha> <database type="oracle" version="9.0.2">fec0:abce:1820:9999:AAAA@mail.ru</database> <nocrash/> </config>

O que significa esse arquivo? bom… isso é com vc, é o seu programa que está lendo pô… o importante são as características do XML que te permitem usa-lo em muitas situações diferentes e, principalmente, é facil de encontrar ‘parsers’ de XML, que te ajudam a extrair os dados de forma mais tranquila.

No seu caso o Netbeans deve guardar informações sobre a configuração do SEU ambiente. Se vc está ingressando no mundo java precisa estudar este formato e, principalmente, como usa-lo, pois em muitos momentos será necessário, desde configurar um servidor web até usar para automatizar algum processo usando ANT.

Indico este site:
http://www.w3schools.com/xml/default.asp

Não reclame que está em inglês, é facil de ler e, se vc não sabe, vale se esforçar. Java não é como cachaça, isto é, um produto 100% brazuca, e sim parte de algo mais… internacional :wink: