GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

Onde fica o banco de dados?


#1

Amigos,

procurei no google, no guj e no java free, mas as respostas permanecem incertas:

  1. quando eu crio um banco de dados mysql pelo netbeans, onde ele fica gravado?
  2. como eu vou instalar o programa em outras máquinas, como levá-lo junto com o pacote executavel criado?

Ficarei muito grato se puderem me ajudar, pelo menos indicando onde posso encontrar a resposta.

Grato.

Jacob


#2

Oi,

Jura que procurou... :roll:

Por default o banco fica na pasta data Ex: C:\Arquivos de programas\MySQL\MySQL Server 4.1\data

Quanto as outras duvidas, da uma olhadinha aqui...http://www.guj.com.br/java/235159-desenvolvimento-jsedesktop-duvidas#1210841


#3

Querida Anime,

fico muito feliz com sua atenção,

procurar eu procurei, talvez nao tenha utilizado os termos corretos. Na verdade, como sou iniciante, qualquer detalhe na explicação que passe despercebido, me perco.

Bom, fato é que eu olhei na pasta qu você indicou e até há uma pasta chamada "banco" que eu criei no netbeans, porém não há o nome do banco de dados, que inclusive é "Banco". Então nao entendo.. :roll:

:roll:

Quanto aos tutoriais indicados estou pesquisando, mas continuo sem entender direito. Eu devo ser um burro mesmo.

Grato.

Jacob


#4

não seja tão duro consigo mesmo.

"continuo sem entender direito" não ajuda muito.

o que você não entendeu?


#5

Bom,

até agora eu não sei:

  1. Se tem como eu copiar o banco de dados criado no netbeans (SQL) e colar em outra maquina,
  2. se feito isso, é o suficiente para quando eu instalar o aplicativo ele vai ler o banco de dados (ele estara salvo no mesmo caminho de onde eu o tirei),
  3. E continuo nao encontrando o banco de dados SQL criado por mim via netbeans. O caminho sugerido pela Anime possui uma pasta chamada "banco", cujo nome foi o dado ao banco de dados SQL que criei, porém dentro da basta não há nenhum arquivo chamado banco, só db.frm. Este seria meu banco de dados?
  4. Se é, eu terei de copiar a pasta "banco" (no meu caso) para a maquina onde quero instalar meu banco de dados?

Muito Obrigado.

Jacob


#6

...


#7

primeiro você precisa entender como funcionam os Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD). sugiro pesquisar na internet.

tentando responder às suas perguntas.

em palavras simples, o MySQL (assim como o Postegre, SQL Server, Oracle, DB2 e outros SGBDs) deve ser instalado num computador servidor (ou no computador onde a aplicação será executada) e sua conexão com o banco de dados (JDBC) deve apontar para ele. ele funcionará como um servidor (mesmo que instalado num computador local fora de uma rede) e ocupará uma porta e tudo o mais, podendo ser acessado de outros computadores se estiver em uma rede local.

você não deve copiar o banco de dados. deve criar um script, com os comandos de criação do banco de dados, tabelas e dados iniciais (Ex.: Estados do Brasil, etc) ou de configuração (Ex: Usuários administrativos, Perfis de acesso dos usuários, etc).

Agora se você quer que o banco de dados seja executado por cada cópia da aplicação (sem o uso de um banco de dados centralizado num servidor), sem que você precise instalá-lo, você deve usar um SGBD standalone, ou embeded (desculpe. não conheço um termo adequado em português para essas palavras), como Apache Derby (ou JavaDB), HSQLDB, H2, SQLite ou o próprio Access (há controvérsias quando ao Access ser um SGBD), que geram arquivos que podem ser empacotados junto com a aplicação ou mesmo. a conexão da sua aplicação aponta para o arquivo e não para o servidor.

obs.: apenas para constar, todos os SBGDs standalone citados acima (exceto o Access), podem funcionar como um servidor de banco de dados, como o MySQL.

sacou?


#8

Oi,

Não era minha intenção deixa lo assim, banco de dados é complicado mesmo, pensei que vc fosse mais experiente, desculpe.
Mas estude, que logo vai saber tudo... :wink:


#9