[OPINIÕES] WebService + AngularJs

Eu tive uma ideia de modelo de software, e gostaria de opiniões o quanto isso seria bom, ruim ou se precisa ser lapidada.

Estou estudando pela internet sobre WS (WebService) e AngularJs, e até agora não consegui encontrar ninguém que faça ou fez sistemas utilizando somente essas duas tecnologias.

Primeiro ponto que quero opiniões é possível fazer somente com essas duas? Pontos positivos e negativos que podem pensar?

Para ajudar a pensar como funcionaria. Eu pensei em criar uma aplicação com angularJs pro front-end baseada em JSON, que seria solicitado para o WebService. Primeiro ponto ruim que pensei, SEGURANÇA, como eu restringiria o acesso a aplicação somente para pessoas cadastradas? E com algumas pesquisas, pensei eu posso deixar o front-end aberto, o que eu preciso de segurança são os dados. E agora a questão que ainda não consegui responder, como que eu poderia sempre que for fazer uma solicitação ao WebService validar uma credencial?

Gostaria de opiniões sobre se funcionaria esse modo de sistema, e se caso exista me passar porque não encontrei ainda.

Porque pensei nisso? Porque assim ambas aplicações front e back ficam independentes entre si. Eu poderia mudar de WebService com tanto que mantesse as URLs de requisição sem mexer nada no front e vice-versa.

Leia sobre OAuth2

Quando vc diz web service, seria SOAP ou REST?

Então eu esqueci de falar, estou estudando WS REST em Java mas especificamente.

Então, essa combinação Angularjs + Rest é amplamente utilizada (já trabalhei em vários sistemas assim) e o resultado é muito bom. E, conforme dito pelo @igor_ks, leia sobre OAuth2 para fazer a segurança de suas chamadas rest.

Então mas é utilizada somente com essas duas tecnologias? Tirando OAuth2 por enquanto em questão de segurança.

Se sim sabe onde posso encontrar mais sobre a integração das duas?

REST é conceito, ou seja, várias tecnologias a implementam, assim como OAuth2.

Voce pode criar webservices REST em Java, usando Spring MVC, ou puramente Jersey, RestEasy, entre outras, como também pode criar em PHP, NodeJS, Ruby on Rails, etc.

Com o Angular, voce apenas precisa de um http client para conseguir fazer chamadas HTTP (GET, POST, PUT, DELETE, etc).

O legal dessa arquitetura, é que ambos se comunicam, mas estão totalmente desacoplados, não estão amarradas. Ou seja, ententendo como criar servicos REST em Java, por exemplo e entendendo como consumir servicos HTTP com Angular, vc irá integrar uma com a outra. Não precisa necessariamente de um tutorial, ou um projeto exemplo que usam ambas tecnologias para tomar como base (apesar de existirem várias)

1 curtida

A atual aplicação que estou trabalhando usa:

  • AngularJS (front-end)
  • JAX-RS (REST),
  • EJB (service + escopo transacional),
  • JPA (acesso à banco de dados - DAO),
  • CDI (injeção de dependências)
  • keycloak (segurança)

Sobre integração, há muitos tutoriais na internet, pesquisando aqui achei esse link: http://draptik.github.io/blog/2013/07/13/angularjs-example-using-a-java-restful-web-service/

Muito obrigado @Lucas_Camara e @igor_ks me ajudaram bastante já, agora vou dar uma estudada aqui e tentar brincar um pouco. Caso achem algo interessante para postar aqui sobre o assunto ficaria grato.

O iFood se não me engano, usa uma stack parecida com essa, AngularJS no front-end, Spring no backend, OAuth.

Quando o site não esta fora do ar, até que funciona de boa. rs