Pergunta Teórica

Boa Tarde a todos,

estava estudando o livro SCJP 5 e nas páginas 305-306 é apresentado os conceitos de ordenação e classificação, eu achava que sabia tudo sobre isso, mas o livro me gerou confusão na cabeça.

Alguém pode me explicar?

No livro també diz que um conjunto pode sernão classificado e não-ordenado, ordenado e não-classificado. Mas não pode nunca ser classificado e não ordenado.. Nesse momento meu cérebro desligou, alguem me explica a ultima frase tb. Se tiver algunsexemplos axu q fica mais claro.

valeu

Acho que entendi:

Um conjunto é ordenado se podemos iterar pelos seus objetos seguindo uma ordem.

Exemplo: ArrayList, podemos percorrer os objetos através dos indices, da ordem em que foram inseridos, um apos o outro, sequencialmente

A classificação é feita com base em propriedades dos proprios objetos. Voce coloca os objetos no conjunto, e o conjunto descobrirá em que ordem colocá-los baseado nas propriedades dos objetos.

Exemplo: TreeSet, onde os elementos são inseridos baseados na ordem natural.

[quote=giovaniufop]Boa Tarde a todos,

estava estudando o livro SCJP 5 e nas páginas 305-306 é apresentado os conceitos de ordenação e classificação, eu achava que sabia tudo sobre isso, mas o livro me gerou confusão na cabeça.

Alguém pode me explicar?

No livro també diz que um conjunto pode sernão classificado e não-ordenado, ordenado e não-classificado. Mas não pode nunca ser classificado e não ordenado.. Nesse momento meu cérebro desligou, alguem me explica a ultima frase tb. Se tiver algunsexemplos axu q fica mais claro.

valeu[/quote]

Ola,

Uma coleção ordenada (ordered) é aquela onde os elementos são agrupados segundo uma certa ordem como por exemplo em uma Lista ou em uma Pilha.

Uma coleção classificada (sorted) é quando você aplica um critério de classificação à uma lista já ordenada, por exemplo, uma lista pode ser classificada em ordem alfabética.

A diferença em si é bem sutil, fica confuso as vezes perceber mesmo

Mais detalhes nesse link:

http://java.sun.com/docs/books/tutorial/collections/interfaces/order.html

Isso ai… :smiley:

Tem um outro link interessante que eu achei…

http://www.javafree.org/javabb/viewtopic.jbb?t=847654

valeu, entendi