Porquê odeiam o Java?

Basta você procurar por vagas ofertadas por empresas não-anônimas.

Mobile:
Swift e Kotlin, java não tem mais relevância em mobile.

Web:
JS.

Back-end:
O que antes era dominado por Java, ultimamente tenho visto muita vaga pra Node.js, Go e .NET. Até Scala e Clojure que são linguagens que rodam na JVM, tenho visto muito pouco.

Obviamente é apenas minha impressão pessoal.

Você conhece alguma empresa “moderninha” que usa Java?

Raramente preciso consultar documentação para desenvolver em .NET. Mas o que por exemplo nao achou bem produzido? Lógico que pra explicar algo em Java equivalente ao que se produz em .NET exige muito mais páginas.

Existem varios motivos pra amar a plataforma Java. Mas acho que estamos falando especificamente da linguagem.

Da mesma forma que iOS ainda usa Objective-c?

Ok. Mas eu não diria pra alguém começando hoje que ela deve aprender Objective-c ou Java pra se tornar desenvolvedor mobile em iOS e Android.

Simplesmente não existe nenhuma garantia que esse conhecimento ainda vai ser util quando ela terminar os estudos.

São conhecimentos necessários apenas pra entender código legado e então migrar para Swift e Kotlin.

Mas novamente, é apenas minha opinião…

Os documentos do Java EE são em forma de especificação. Se vc for um estudante dedicado a mergulhar fundo na plataforma, terá ali dominio sobre cada detalhe da tecnologia.

Os documentos do Spring são em forma de referencia/manual, tudo muito completo, bem organizado e bem apresentado.

Já os documentos de ASP.NET são em forma de tutorial. Neste formato parece que vários detalhes ficam de fora, não me passam credibilidade apesar de estarem no site oficial e serem produzidos por pessoas competentes.

Mas essa é minha percepção olhando de fora. Me encanta as possiblidades que especificações, manuais e referencias oferecem, embora eu ainda seja um iniciante.

2 curtidas

É, realmente, quando digo que amo, me refiro a plataforma como um todo. Como linguagem, mesmo me sentindo mais confortável com Java, prefiro C#.

Sobre o Android, ainda acho que é complicado indicar Kotlin de primeira. Tudo bem que não é garantido que o conhecimento adquiro na plataforma com Java será útil após o término do estudo, mas pelo menos o estudante terá a sua disposição muitas vagas de emprego em Java. Ou seja, maior reaproveitamento do conhecimento. Onde ele usaria Kotlin fora do contexto do Android, sabe? Sei que há vários frameworks pra essa linguagem, mas se formos falar de linguagens alternativas pra JVM (desconsirando o Android), há opções mais populares.

2 curtidas

Existem os dois formatos, os tutoriais oficiais e por exemplo. .NET é tão bem difundido quanto Java, neste quesito nunca vi problema para usar ambas.

Se for por essa linha, sempre vai se limitar a algo que pode não ser o melhor para determinada finalidade. Eu usaria Kotlin para novas aplicações na plataforma Android, já que é oficial, tem apoio da comunidade, é muito mais limpo e produtivo de manter do que Java. Mas não me encorajaria usar caso tivesse trabalhando para plataforma Java Oracle, onde a comunidade carrega um vício muito grande.

1 curtida

No caso foram as pessoas que estão utilizando (pessoas que mal utilizam computador) e eu não digo que foi eu quem fez, digo que baixei da internet. Só pra ninguém ficar de baba ovação. Os testes em várias máquinas, boas e intermediárias, o programa se mostrou bem estável.

E não é pq eu me considero iniciante que eu não tenho noção do que seja bom ou ruim… Essa noção é um pouco básica do ser humano

1 curtida

Olha, no caso é assim: programação não tem nada de diferente de outros empregos, eu venho da publicidade, e é idêntico. Ao migrar pra uma nova ferramenta você fica feliz, ao aprender, dá uma sensação boa, ao entender e se achar “ok” no assunto, é uma sensação melhor ainda.

Eu sei que a sensação é igual em qualquer, e que se eu estudar outra vai ser idêntico, a única coisa é que eu não quero pular pra outra linguagem sem ter entendido bem a mesma, senão isso vai virar um mal costume e eu não vou aprender nada nunca…

Sobre eu “escolher” o Java em específico, na verdade eu não escolhi, por acaso eu me interessei no assunto, conheci o Java e estou estudando, e também, todo conhecimento é válido

Ué, quem disse que eu não programo mais em Java?
Aliás, ontem fez 16 anos que tô nessa vida… Kkkk

2 curtidas

Vixi cara, eu acho que dei uma confundida nos nomes kkkkkkk

Eu li alguns caras falando que não estão mais no java e confundi as pessoas. Foi mal aí! Kkkkkk

E parabéns!!

Teve a manha!

Não fique apegado à linguagem, lembre-se cada uma tem seu forte, por exemplo… se você quer trabalhar com texto em voz, você pode utilizar o JAVA porém o trabalho vai ser bem maior do que com o C# pois a biblioteca do C# em relação à voz está bem mais aprimorada.
Se você gosta de JAVA porque aprender PHP se você pode utilizar JSP que é o JAVA Web? vai de ocasião e necessidade… disponibilidade… se você entrar em uma empresa e ela te exigir Delphi, você vai ter que programar em Delphi, lembre-se sempre, todas tem partes ruins, mas todas tem muitas partes boas, a maioria das linguagens estão bem evoluidas, até mesmo o Phyton que está na versão 3 é muito bom mesmo quando comparado ao Delphi que está na v 10.2

1 curtida

Essa pergunta foi feita há 2 anos, mas acho interessante citar alguns fatos recentes que podem responder ela, embora as estatisticas de mercado que vou mostrar são de 2019, já que 2020 ainda não acabou.

O site Code Platoon fez uma pesquisa com os indices da TIOBE e do StackOverflow, mesmo que não tenha o maior salário, Java é a linguagem que mais contrata!


Com 64 mil vagas! A frente de Python que possuia apenas 59 mil.

Outros sites listaram as vagas do site Indeed, que é o site de empregos de maior tráfego nos Estados Unidos.
O resultado foi semelhante, java com 65 mil vagas, ainda a frente de Python que dessa vez tinha 62 mil vagas.
Confira os resultados de dois deles:

Embora Python domine a área de ciência de dados, estruturas poderosas e amplamente utilizadas para processamento de dados em massa são escritas em Java, como Apache Apex, Apache Flink, Apache Hadoop, etc.
O Apache Beam que permite escrever pipelines para processamento de dados em escala, e está sendo amplamente adotado internamente pelo Google, é 73% Java, de acordo com o Github.

Como se não bastasse, a Amazon lançou recentemente, em 2019, uma nova biblioteca de Deep Learning, escrita em Java, a Deep Java Library.
Confira: https://aws.amazon.com/pt/about-aws/whats-new/2019/12/introducing-deep-java-library-develop-and-deploy-machine-learning-models-in-java/

Também veja este artigo sobre porque os cientistas de dados deveriam aprender Java:

Mas Java está perdendo mercado, sim é verdade, por exemplo na área de aplicativos mobile e desktop, mas ele tem um futuro brilhante na nuvem!
Um poderosíssimo framework chamado Quarkus foi criado pela Red Hat, e lançado em 2019, especificamente para o Kubernetes e o ambiente da nuvem, rápido e leve, ele é ótimo para microserviços.
Inclusive a Red Hat agora está patrocinando um canal do Youtube, chamado Código Fonte TV, e eles lançaram um video mostrando como criar um projeto com Quarkus, Kurbenetes e Docker, e completamente Cloud Native!

Site do Quarkus: https://quarkus.io/

Apesar do crescimento de outras linguagens, Java continua sendo o queridinho de muitas empresas, como Amazon, Red Hat, IBM, Netflix, e até do Google, que embora tenha o substituido pelo Kotlin no Android, tem a maior parte de seus produtos internos desonvolvidos em Java, não só no Backend, mas também no Front, o Google criou a partir do obsoleto projeto GWT (Google Web Toolkit), uma nova ferramente, o J2CL, um transpilador Java para Javascript, que permite criar projetos Java e Javascript, na proporção que você preferir!
Esse projeto é utilizado pelos aplicativos GSuite mais avançados desenvolvidos pelo Google, incluindo Gmail, Inbox, Documentos, Apresentações e Calendário. Essa informação veio da própria Google, como você pode checar no repositório oficial desse projeto do Google no Github:

Se você não estiver preso no Java 8, se pelo menos acompanhou as novidades do Java 14, sabe que atualmente ele é uma linguagem moderna, e se tornou muito menos verboso do que já foi, é dominante nas grandes empresas e tem futuro garantido! Então, na minha opnião, vale muito a pena aprender Java!

2 curtidas

Mesmo em Desktop ainda tem muita coisa feita em Swing e com todas as novidades do JavaFX 14 e tão em breve o 15, Java tem folego pra uma nova arrancada.

Se perdeu um pouco de espaço para mobile, em J2me continua forte em micros dispositivos, que não tem o alarde dos apps mobile, mas tá dentro.

Java tem se reinventado sem perder a portabilidade, compatibilidade e segurança.

No fundo, no fundo a Google morre de inveja do Java e gostariam que o Java fosse deles, porque depois de tanta briga com a Oracle por ter burlado a licença Java e usando como ainda usam o Java, é de espantar qualquer programador.

2 curtidas