Preço de uma software!

Boas pessoal,

Alguem sabe me dizer quais os críterios padrão para se chegar ao valor final do custo em $$ de uma aplicação desktop?

Ou seja eu tenho uma aplicação que foi feita para testes e de repente apareceu um cliente a querer compra-la porque se adequa a sua necessidade! Gostaria de saber, em função de que factores posso calcular o preço de uma aplicação desktop ? independentemente do que a app faz

obrigado desde ja !

Olá

  1. Custo
    (Número de horas trabalhadas x custo da hora) + horas estimadas de eventual suporte + custo dos recursos utilizados (máquina, energia, café, etc.) + algum extra que esqueci. Se o produto for desenvolvido sob encomenda para um só cliente você poderá pedir isto.

  2. Preço que você pode pedir
    De acordo com o bolso do cliente, com a necessidade dele e se ele não tem outra alternativa. Se ele precisa MUITO talvez pague muito. Porém NÃO cobre muito barato pois senão o cliente achará que é porcaria.

  3. Preço que o cliente imagina pagar
    R$ 50,00 ainda achando que poderá ligar para você a qualquer hora para responder dúvidas que estão no manual

Os 3 itens não tem nada a ver um com o outro.

[]s
Luca

:slight_smile:

tente medir seu software, aplicar alguma medida como FP ou UP.

[quote=Luca]Olá

  1. Custo
    (Número de horas trabalhadas x custo da hora) + horas estimadas de eventual suporte + custo dos recursos utilizados (máquina, energia, café, etc.) + algum extra que esqueci. Se o produto for desenvolvido sob encomenda para um só cliente você poderá pedir isto.
    [/quote]

Aqui, eu adoto uma fórmula que é parecida com a do Luca:

( Horas trabalhadas no projeto atual + horas trabalhadas em partes reutilizáveis de outros projetos antigos x custo da hora) + uma média estipulada a muito tempo de recursos utilizados (máquina(s), energia, café, etc.) + média do tempo de treinamento após venda da licença - desconto que eu acho que devo dar. :stuck_out_tongue:

Ou seja, mesmo que estou reutilizando partes (modelagem ou código) de outros projetos já feitos, eu conto as horas destas partes. :shock:

FP? UP? Que medidas são essas?

Function Points e Use Case Points?

Será que tem alguém aqui que use mesmo isso?

Na minha ex-empresa eles usavam este lance de analize de ponto função para medir o sw, eu realmente não gostava desta pratica, mas é utilizado sim.

Legal mas qual é o valor cobradopor esta hora. O FP ou o UP lhe dão uma nocão do trabalho de desenvolvimento para que vc possa estimar o teu cluente o quantro ele vai gastar.

Quanto vale $$ cada ponto de função. quanto vale cada hora de um programador java no mercado.

Calcular preço fixo é um pouco furada. o cliente pod mudar tudo no meio e achar que o preço continua o mesmo.

O escopo deve estar muito bem definido.

Mas eu continuo querendo saber o $$ do HH-Java e do FP.

Muito obrigado

Da uma olhada no meu post nesse topico

http://www.guj.com.br/posts/list/55166.java

Espero ter ajudado…

Valeu mas eu queria saber os valores de mercado. ou seja os preços de hh que o pessoal tem praticado. pra não fugir da média no meu preço!

FP? UP? Que medidas são essas?

Function Points e Use Case Points?

Será que tem alguém aqui que use mesmo isso?[/quote]

Várias consultorias em São Paulo usam esse esquema de Pontos de Função…

agora eu fiquei curioso, você usa esse tipo de métrica pro seu softwate? ou melhor ainda, que métrica você usa pros seus softwares?

FP? UP? Que medidas são essas?

Function Points e Use Case Points?

Será que tem alguém aqui que use mesmo isso?[/quote]

UP nunca ouvi falar.
Mas FPA (Function Point Analisys - Utilizado para orçamentos de programas novos) e principalmente MPA(Maintanance Point Analisys - utilizados para manutenções) são metodologias muito utilizadas na hora de pedir o $$.

Mas não posso demonstrar como são os calculos :cry:
Porém isso, também está especificado no PMI e tem quadrizilhoes de sites que tem o calculo.

Mas tem que levar uma coisa em questão:
Não tem como um freelance fazer calculos de orçamento com base nessa metodologia… seria impossivel, pois pra poder cobra isso você deve utilizar as 438900 métricas para desenvolvimento de software.

Concluindo:
Já fiz alguns freelances e o orçamento foi meio que no chutometro. Vi mais ou menos o tamanho do banco, numero de classes, e complexibilidade… com isso nunca consegui passar dos R$ 2000 (Sistemas para imobiliarias, agencia de veiculos, …).

Abraços…
E ao receber o $$ do cliente chama agente pra tomar breja!

FP? UP? Que medidas são essas?

Function Points e Use Case Points?

Será que tem alguém aqui que use mesmo isso?[/quote]

UP nunca ouvi falar.
Mas FPA (Function Point Analisys - Utilizado para orçamentos de programas novos) e principalmente MPA(Maintanance Point Analisys - utilizados para manutenções) são metodologias muito utilizadas na hora de pedir o $$.

Mas não posso demonstrar como são os calculos :cry:
Porém isso, também está especificado no PMI e tem quadrizilhoes de sites que tem o calculo.

Mas tem que levar uma coisa em questão:
Não tem como um freelance fazer calculos de orçamento com base nessa metodologia… seria impossivel, pois pra poder cobra isso você deve utilizar as 438900 métricas para desenvolvimento de software.

Concluindo:
Já fiz alguns freelances e o orçamento foi meio que no chutometro. Vi mais ou menos o tamanho do banco, numero de classes, e complexibilidade… com isso nunca consegui passar dos R$ 2000 (Sistemas para imobiliarias, agencia de veiculos, …).

Abraços…
E ao receber o $$ do cliente chama agente pra tomar breja!
[/quote]
Para conhecimento: ( UCP ) http://www.codeproject.com/gen/design/usecasep.asp

Para projetos que são terceirizados, ou que ocorrem através de licitações é extremamente importante apontar como foi calculado o valor, prazo, etc… para freelancers, baseie mesmo no seu valor/hora, e pela sua experiência, e se tiver algo novo, sempre estime um tempinho a mais. :wink:

Quando um software é fabricado por uma grande empresa, o número de licenças agregadas aumentam o custo do software? Por que ?