Problema inusitado

E ai pessoal tudo tranquilo?
Seguinte, resolvi estudar PHP e comprei alguns cursos na Udemy, muito bons por falar nisso, e hoje ocorreu um problema que eu nunca havia visto.
Sempre que eu estudo eu tenho a seguinte rotina, abro o Aptana, o MySQL Workbench e o navegador para assistir o curso e testar as implementações, o que ocorreu foi o seguinte, sem motivo eu não abri o MySQL workbench e quando abri a aplicação deu erro de conexão ao banco!!! Seguindo a logica fui olhar se o serviço do MySQL estava funcionando e todo estava ok, eis que fiz a unica coisa que não havia feito da minha rotina, abrir o workbench e voilá, a aplicação carregou sem erros.
Pesquisei na internet mas não encontrei nada que me desse algum rumo para resolver isso, pelo menos algo que eu tenha compreendido.
Alguém aqui já passou por algo semelhante?

Ja agradeço antecipadamente a atenção.

sem saber qual foi o erro fica impossivel saber…

Um teste mais simples é, enquanto o MySQL Workbench está fechado, abrir o prompt de comando e tentar conexão com a base, através do

mysql -u [USER] -p

E inserir a senha.
Se não conectar, der erro ou algo assim, aí será preciso chamar um exorcista.

Segue os erros:

Warning: mysqli_connect(): PHP was built without openssl extension, can’t send password encrypted in C:\Desenvolvimento\Servers\Apache-2.4.34\htdocs\Curso_Udemy_Integracao_PHP_MySQL\conexao\conexao.php on line 7

Warning: mysqli_connect(): (HY000/1045): Access denied for user ‘root’@‘localhost’ (using password: YES) in C:\Desenvolvimento\Servers\Apache-2.4.34\htdocs\Curso_Udemy_Integracao_PHP_MySQL\conexao\conexao.php on line 7

Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function myseli_connect_errno() in C:\Desenvolvimento\Servers\Apache-2.4.34\htdocs\Curso_Udemy_Integracao_PHP_MySQL\conexao\conexao.php:11 Stack trace: #0 C:\Desenvolvimento\Servers\Apache-2.4.34\htdocs\Curso_Udemy_Integracao_PHP_MySQL\unidade_09\listagem.php(1): require_once() #1 {main} thrown in C:\Desenvolvimento\Servers\Apache-2.4.34\htdocs\Curso_Udemy_Integracao_PHP_MySQL\conexao\conexao.php on line 11

1 erro: não interfere tanto na conexão com o mysql, mas instale o modulo openssl:

http://php.net/manual/pt_BR/openssl.installation.php

2 erro: seu mysql não está configurado para aceitar conexão do usuário root em sua máquina local, veja isso:


https://www.vivaolinux.com.br/dica/MySQL-Erro-1045-Access-denied-for-user-rootlocalhost

3 erro: erro de digitação na função: é mysqli_connect_errno e não myseli_connect_errno

boa sorte!