Problemas de lÓgica - quem consegue?

comprou por 7
saldo: -7

vendeu por 8
saldo: (-7 + 8 ) = +1

comprou por 9
saldo: (+1 - 9) = -8

vendeu por 10
saldo: (-8 + 10 ) = 2

aonde meu cálculo está errado?

alguém consegue explicar melhor o resultado? :wink:

  1. Um vendedor comprou um determinado artigo por R$ 7,00; vendeu-o por R$ 8,00; comprou-o de volta por R$ 9,00 e vendeu-o novamente por R$ 10,00. Quanto o vendedor teve de lucro no final da transação.

Esta pergunta é traiçoeira… bastava perguntar: Um vendedor comprou por R$ 9,00 e vendeu-o por R$ 10,00. Quanto o vendedor teve de lucro no final da transação.

Eu ainda acredito que a resposta é 2.

Não é!

Você tá considerando que ele ganhou 1 em cada transação, mas não é, veja só:

7 para 8. Ganhou 1.

9 pra 10. Ganhou 1.

Dai dá 2, que é o que você pensa que é a resposta certa. Mas daí veja que pensando nessa linha que você tá, você não contabiliza a ida de 8 pra 9, que dá um prejuizo de 1 pra ele. E portanto a resposta é 1.

É um problema clássico do Malba Tahan, se você tentar fazer as contas na linha que você fez nunca vai chegar a resposta certa.

[]s

[quote=andre.almeida]comprou por 7
saldo: -7

vendeu por 8
saldo: (-7 + 8 ) = +1

comprou por 9
saldo: (+1 - 9) = -8

vendeu por 10
saldo: (-8 + 10 ) = 2

aonde meu cálculo está errado?[/quote]

Esse foi o calculo passo a passo que eu fiz anteriormente.
Aonde que existe erro no cálculo então?

Ali foiram calculadas todas as passadas.
Inclusive a passagem de 8 para 9.

Seguindo seu raciocinio:
Faltou um detalhe:

7 para 8. Ganhou 1.
[color=red]8 para 9 perdeu 9 (mas já tinha 1, então o saldo fica -8 )[/color]
9 pra 10. Ganhou 1.
[color=red]como o saldo era -8 e ganhou 10, logo ( 10-8 = 2 )[/color].

  1. Um vendedor comprou um determinado artigo por R$ 7,00; vendeu-o por R$ 8,00; comprou-o de volta por R$ 9,00 e vendeu-o novamente por R$ 10,00. Quanto o vendedor teve de lucro no final da transação.

O vendedor investiu R$ 7,00
Vendeu por R$ 8,00 teve lucro de R$ 1,00
Estava até então com R$ 8,00 em mãos.
Então até agora ficaria: Investiu R$ 7,00 ganhou R$ 1,00
Comprou de volta por R$ 9,00, teve que desembolsar R$ 1,00 a mais, portanto, houve um
novo investimento de R$ 1,00
Vendeu por R$ 10,00, teve lucro novamente de R$ 1,00
Resumindo: Investiu R$ 7,00 + R$ 1,00 = R$ 8,00 e ficou com R$ 10,00 também cheguei ao resultado de R$ 2,00

[quote=andre.almeida][quote=andre.almeida]comprou por 7
saldo: -7

vendeu por 8
saldo: (-7 + 8 ) = +1

comprou por 9
saldo: (+1 - 9) = -8

vendeu por 10
saldo: (-8 + 10 ) = 2

aonde meu cálculo está errado?[/quote]

Esse foi o calculo passo a passo que eu fiz anteriormente.
Aonde que existe erro no cálculo então?

Ali foiram calculadas todas as passadas.
Inclusive a passagem de 8 para 9.[/quote]

André,

não existe nenhum erro na sua conta, ela está perfeita! A grande sacada deste exercício é isso! Se só seguindo a linha das suas contas chegasse na resposta, ele não seria um desafio de lógica, seria um exercício trivial.

Se você não se esforçar pra tentar ver o problema de outro modo, você vai ficar teimando que suas contas estão certas eternamente.

O ponto é:
de 7 pra 8 ele ganha 1
de 8 pra 9 ele perde 1 (Ele tem 8 mangos no bolso(contando o que ele ganhou jah), mas aqui falta 1 mango ainda pra ele poder comprar por 9!!!)
de 9 pra 10 ele ganha 1

resposta = 1.

Mas já te digo novamente, não adianta pegar isso que eu falei e tentar jogar nas suas contas que não vai bater nunca.

Enfim, encerro minha participação aqui, se você continuar achando que é 2, eu vou continuar na minha achando que é 1! hehehehehe

Abraços!

[quote=sidzuza]4) Um vendedor comprou um determinado artigo por R$ 7,00; vendeu-o por R$ 8,00; comprou-o de volta por R$ 9,00 e vendeu-o novamente por R$ 10,00. Quanto o vendedor teve de lucro no final da transação.

O vendedor investiu R$ 7,00
Vendeu por R$ 8,00 teve lucro de R$ 1,00
Estava até então com R$ 8,00 em mãos.
Então até agora ficaria: Investiu R$ 7,00 ganhou R$ 1,00
Comprou de volta por R$ 9,00, teve que desembolsar R$ 1,00 a mais, portanto, houve um
novo investimento de R$ 1,00
Vendeu por R$ 10,00, teve lucro novamente de R$ 1,00
Resumindo: Investiu R$ 7,00 + R$ 1,00 = R$ 8,00 e ficou com R$ 10,00 também cheguei ao resultado de R$ 2,00[/quote]

Nesse ponto:
Comprou de volta por R$ 9,00, teve que desembolsar R$ 1,00 a mais, portanto, houve um
novo investimento de R$ 1,00

Ele teve um novo investimento de R$ 1,00 E TAMBEM perdeu o R$ 1,00 que ele tinha ganhado, concorda? Então aqui ZEROU! :slight_smile:

Eu já conhecia boa parte dessas…

[quote=lavh]
Nesse ponto:
Comprou de volta por R$ 9,00, teve que desembolsar R$ 1,00 a mais, portanto, houve um
novo investimento de R$ 1,00

Ele teve um novo investimento de R$ 1,00 E TAMBEM perdeu o R$ 1,00 que ele tinha ganhado, concorda? Então aqui ZEROU! :-)[/quote]

falhei ao entender seu ponto de vista aqui…
segui duas linhas de pensamento, e nas duas ele ganhou 2 reais:

primeira linha:

ele investiu 8 reais do próprio bolso ( 7 na primeira, 1 na segunda) e saiu com 10 reais : 2 reais de lucro

segunda linha: fiz uma simulação do dinheiro q o vendedor e o comprador possuiam:

V C
8 12 (valores iniciais, só pra começar)
1 19 (comprador vendeu por 7)
9 11 (vendedor vendeu por 8 )
0 20 (comprador vendeu por 9)
10 10 (vendedor vendeu por 10)

to errado ou o vendedor saiu ganhando 2 e o comprador perdendo 2?

Ele investiu R$ 7,00 no primeiro produto e R$ 9,00 no segundo produto. Total: R$ 16,00 de investimento.

Ele vendeu por R$ 8,00 o primeiro produto e por R$ 10,00 o segundo produto, total de R$ 18,00 as vendas.

O lucro seria a subtração do total da venda pelo da compra, ou seja, R$ 18,00 - R$ 16,00 = R$ 2,00 de lucro.

Bem simples essa questão.

Eu tentei muito,
mas o raciocínio no qual o lucro é somente R$ 1,00 não faz sentido para mim.

Continuo insistindo que o resultado é 2.

A resposta certa é R$1.73 visto que ele teve de fazer um empréstimo no banco de 7 reais para começar seu negócio…
Juntando o Juros definido pelo banco de 3,5% ao mês ele teria lucrado apenas 73 centavos no começo da sua compra…
:shock:
nada ve…
perda de tempo ler isso hesuehshues

O criador do tópico poderia dizer qual resposta está mais correta? :wink:

$1.00

na primeira venda vc ganha (+ $1)
na recompra vc perde (- $1)
na segunda venda vc ganha (+ $1)

total: + $1 - $1 + $1 = $1

[quote=jdvbraga]1) Em uma convenção havia cem políticos. Cada político podia se classificado como honesto ou corrupto. Nós sabemos os seguintes fatos:

a) Ao menos um político é honesto.

b) Dados dois políticos quaisquer, ao menos um deles é corrupto.

Quantos políticos honestos e quantos políticos corruptos havia na convenção?

R: 1 honesto e 99 corruptos.

  1. Suponha que você e eu tenhamos a mesma quantidade de dinheiro. Quanto eu teria que dar a você para que você ficasse com R$ 10,00 a mais do que eu?

R: R$5,00

  1. Um corredor ficou ao mesmo tempo como 13 melhor colocado e 13 pior colocado. Quantos participantes tinham a competição.

R: 25 participantes

[b]4) Um vendedor comprou um determinado artigo por R$ 7,00; vendeu-o por R$ 8,00; comprou-o de volta por R$ 9,00 e vendeu-o novamente por R$ 10,00. Quanto o vendedor teve de lucro no final da transação.

R: R$1,00[/b]

  1. Amélia tinha uma porção de biscoitos. Comeu 1 e deu a metade do restante para seu irmão. Do restante comeu 1 e novamente deu a metade do restante para sua irmã, ficando com 5. Qual era a quantidade inicial de biscoitos.

R: 23 Biscoitos

Aguardamos seu contato.
Treinamentos Logica
[/quote]

Na verdade, já foi dito. E a resposta é R$ 1,00.

comprou por 7 e vendeu por 8: R$ 1,00 de lucro; (guardou no bolso direito)

comprou por 9 e vendeu por 10: R$ 1,00 de lucro (guardou no bolso esquerdo),

Mete as 2 mãos nos bolsos direito e esquerdo, tem 1 prata em cada bolso…

A resposta correta é R$ 2,00 de lucro.

:shock: Minha Nossa !!!

Eu criei uma conta nesse fórum só pra poder participar dessa discussão !!

Tentarei ser o mais simples possível, ok !!??

Queria dedicar minha resposta, especialmente, para nosso colega andre.almeida ! Não desistiu da sua resposta né amigo !!

Não esqueçam que a lógica é fundamentada na matemática.

Enfim, vou explicar a vocês porque o lucro do rapaz é 2 reais…

Vamos à Lógica !!

Digamos que você seja um MENDIGO. E você, mendigo, tem apenas 7 reais na mão. APENAS 7 REAIS !!

Então você compra uma banana por 7 reais. Agora você não tem mais nada ! Zero !! Só lhe resta a banana !!!

Seu amigo lhe oferece 8 reais pela banana. Você fica feliz e vende a banana por 8 reais !

Ou seja, agora você tem os seus 7 reais de volta, mais 1 real de lucro !!

Você coloca esse 1 real no BOLSO e continua com os 7 reais na mão !!

ATENTEM… 7 REAIS NA MÃO E 1 REAL (LUCRO) NO BOLSO !!!

Maaaaasssssss… Você se arrepende de vender a banana… só que seu amigo, escroto, diz que só vai vende-la por 9 reais !!

Vamos lá hein !!! Você tem 7 REAIS na mão !! Aí, puxa seu lucro do bolso, ou seja, o 1 real que você tinha guardado.

Quanto teeeeemos ??? Oiiitooo né ?? Temos 7 na mão, mais 1 do bolso, igual a 8 !!

Ou seja, você, mendigo lenhado, não tem nada além desses 8 reais !!

Então, você chega para SUA AMIGA, e pede 1 real emprestado !! Você agora está devendo 1 real pra ela !!! !!!

Quanto temos agoora ??? 8 Reais, mais 1 que pegamos emprestado, é igual a 9 Reais !!

Proooonto !! Agora você pode comprar a banana de volta. Comprou por 9 Reais !!!

Quanto lhe sobrou ??? Zero né ??? Vocês estão de mãos limpas de volta !! DURO, PENADO, RAPADO, POBRE… NAAADAA, ZEEROO !!

Maaaaassssssss (“Esse mendigo deve ter algum problema !!”)… Você decide, novamente em vender a banana. Até porque, se vocês se lembram bem, ainda estão devendo 1 real pra amiga de vocês.

Então vamos lá !!! Você vende a banana de VOOOLTA !! Vendeu agora por 10 Reais !!! Leiam de Novo !! 10 REAIS !!!

Bom, finalizando… Sua banana se foi !! Você tem na mão, 10 Reais (DEZ REAIS).

Você ta aí, todo contente, “uhuuuu, 10 reais !!”.

Aí sua amiga chega pra você e diz:

– Bora miserável !! Me devolva meu 1 Real que quero fumar minha “pedra” !!

Você devolve o 1 real de sua amiga. Agora você não deve mais nada, e está com 9 reais na mão !!

Vamos pra continha matemática do primário… Se você tinha 7 reais quando começou, e agora possui 9, quanto você ganhou de lucro ??

Vamos lááááá !!

9 - 7 = 2 !!!

AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

Ganhou 2 REAAAAAAAIIISSS !!

Ficou mais rico !!

Galerinha, na boa !! Mas se alguém ainda ficar em dúvida, depois desse livro que eu escrevi, na boa !!! SE MATEM !!

Espero que tenha sido claro, e ajudado todos vocês.

Abraços